Franquia Empreender Dinheiro: saiba como ser um franqueado

Franquia 1

A franquia é um modelo de negócio que comercializa o direito de uso de uma marca, infraestrutura, patente, direito de distribuição e know-how (conjunto de conhecimentos técnicos e práticos referentes a uma atividade específica).

O processo de franquia ocorre através da concessão do direito de uso de uma marca, fornecida pelo proprietário de uma marca, chamado de franqueador, e um investidor, chamado de franqueado.

Com isso, autoriza-se o franqueado a replicar em diferentes locais operações com formato reconhecido, bem sucedido e já posicionado no mercado. 

É importante destacar que o negócio a ser franqueado pode ser uma marca, serviço, produto ou até mesmo um conceito. 

Isso porque as franquias podem abranger diferentes segmentos de mercado, tendo como característica principal a padronização de processos e de produtos a partir de regras preestabelecidas.

Dessa forma, possibilitando que o serviço, conceito e imagem de uma marca sejam reproduzidos em várias unidades e localidades.

Como funciona uma franquia?

A franquia se trata de uma parceria comercial entre o franqueado e a rede franqueadora. Para isso, o proprietário da marca oferece orientações que garantem a padronização das operações a serem replicadas.

No Brasil, o segmento de franquia é regulamentado pela Lei de Franquias (n°8.955/94). Segundo o Artigo 2 da legislação, o franchising representa a liberação do direito de uso de uma marca ou patente associado a dois direitos:

  • De distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços;
  • De uso de tecnologia na implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta.

Ou seja, em decorrência do uso da imagem da marca e da utilização do know-how do negócio, ocorre a cobrança de royalties por parte da rede franqueadora.

No entanto, a remuneração no processo de franquia ocorre sem que haja caracterização de vínculo empregatício.

Em alguns casos, calcula-se a taxa de acordo com o faturamento bruto da unidade e se cobra mensalmente.

Características do Franchising

Uma das principais características do franchising é a autonomia limitada das unidades franqueadas.

Isso ocorre, pois as franquias devem obedecer a diversas normas e padrões instituídos pela marca em contrato.

Ao mesmo tempo, a rede franqueadora fica responsável por dar suporte aos franqueados em tarefas operacionais e de produção.

Além disso, questões relacionadas à gestão administrativa, contábil e financeira do negócio podem ser auxiliadas pelo franqueador.

Como dito anteriormente, o funcionamento de uma franquia decorre, principalmente, do acordo entre duas partes:

  1. Franqueado;
  2. Franqueadora.

Franqueado

O franqueado é uma pessoa jurídica que detém a franquia (ou licença) por concessão do proprietário de uma empresa, através do pagamento do direito de uso da marca. 

Desse modo, o franqueado tem acesso a um modelo de negócio já estabelecido, possibilitando um início mais seguro no empreendedorismo.

O franqueado também tem a chance de abrir um negócio sem precisar ter experiência no setor escolhido. Isso porque, ao adquirir uma franquia, ele tem acesso a todos os métodos profissionais de gestão e operação da franquia.

Em alguns casos, existe também a vantagem de possuir um negócio com marketing cooperado. Ou seja, todo o esforço publicitário da rede franqueadora contribui para o sucesso do seu estabelecimento.

Franqueadora

É a franqueadora a parte responsável pela comercialização de um modelo de negócio já estruturado para os franqueados, através da concessão do direito de uso da marca.

Dessa forma, ao possuir um processo de franquia, o proprietário (ou proprietários) da empresa se beneficia com chances de expansão rápida através de menores investimentos.

Isso porque o processo de franchising permite a entrega do mesmo serviço até em regiões internacionais.

Possuindo um processo de franchising, uma empresa consegue se concentrar na produção de novos produtos e serviços, enquanto sua operação é potencializada pelos franqueados.

O sistema de franquias engloba algumas categorias fundamentais para sua correta realização. São elas: 

  • Taxa de franquia;
  • Royalties;
  • Circular de Oferta de Franquia (COF);
  • Contrato de Franquia;
  • Treinamento. 

Taxa de franquia

A taxa de franquia é o valor estipulado pelo franqueador para que os interessados na franquia, ou seja, futuros franqueados, consigam aderir ao modelo de negócio. 

Realiza-se o pagamento da taxa de franquia na assinatura do contrato de franchising. 

Royalties

Segundo a Lei de Franquias, os royalties no contrato de franquia são definidos como “a remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”.

Na Franquia Empreender Dinheiro, realiza-se a cobrança de royalties sob as vendas, o que reduz drasticamente o risco financeiro do franqueado. 

Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia, ou simplesmente COF, é um instrumento utilizado na apresentação das informações jurídicas, operacionais e econômicas da empresa aos novos franqueados.

Dessa forma, o objetivo desse documento é garantir que o fechamento de contrato ocorra de forma segura e transparente para ambos os lados.

Contrato de Franquia

O contrato de franquia é o documento firmatário associado à responsabilidade diante das obrigações do franqueado diretamente com a franqueadora. 

Dentro dele, são instituídas as regras que guiam a relação jurídica entre franqueador e franqueado.

Sendo assim, ele é fundamental para que todos os direitos e obrigações existentes entre as partes sejam garantidos.

Treinamento

O treinamento de franquias serve para a transferência de know-how para que o franqueado esteja ciente de todos os detalhes sobre gestão do negócio.

A princípio, existe o programa inicial de capacitação, que serve para que o franqueado conheça as nuances operacionais da rede que está ingressando.

No entanto, além dele, podem existir outros tipos de treinamento de franquia, como:

  • Motivação de Equipes;
  • Atendimento ao Público e Vendas;
  • Reciclagem (manutenção do padrão da rede franqueadora);
  • Capacitação de Franqueados.

No caso da Empreender Dinheiro, realiza-se um treinamento inicial com o franqueado e sua equipe durante o período de 2 meses.

Objetiva-se capacitar o time para operar a franquia diante os padrões predefinidos pelo negócio.

Dentre os tópicos abordados no treinamento da Franquia Empreender Dinheiro, estão: 

  1. Institucional; 
  2. Prospecção de Empresas;
  3. Palestras;
  4. Vendas;
  5. Conhecendo o produto;
  6. Plataformas do Franqueado;
  7. Consultoria Financeira.

Como funciona o modelo de franquia Empreender Dinheiro?

Franquia 2

A franquia Empreender Dinheiro é direcionada para pessoas com perfil empreendedor e forte interesse em atuar na área da Educação Financeira.

Através dela, o franqueador tem a chance de atuar em todo o território nacional com grande diferencial competitivo e de inovação.

Dessa forma, com o objetivo de aumentar a lucratividade dos franqueados, a Empreender Dinheiro desenvolveu um modelo de Franquia com um alto potencial de escalabilidade. 

O Franqueado tem direito de comercializar as principais assinaturas da empresa, se beneficiando com a recorrência anual dos produtos, ampliada de acordo com o crescimento de sua carteira de clientes.

As despesas fixas do franqueado Empreender Dinheiro são drasticamente reduzidas em relação ao mercado tradicional, a começar pelo modelo de Franquia Home Based

Assim, essa característica elimina diversos custos fixos da operação, como aluguel, energia, internet, segurança, limpeza e etc. 

Outro fator de atratividade na franquia Empreender Dinheiro é o prazo médio do payback efetivo, que pode ficar entre 9 e 14 meses. 

Dessa forma, ainda no primeiro ano da operação, o franqueado pode ter sua margem de lucro próxima aos 60%, e uma margem de contribuição em por volta de 70%. 

Como ter uma franquia?

Antes de entender como adquirir uma franquia, é importante ter um objetivo empreendedor bem definido.

Pontos bastante relevantes na escolha de uma franquia para investir são a aptidão e vontade de atuar em determinado segmento por parte do futuro franqueado.

Nesse momento, objetivos profissionais e interesses pessoais alinhados à escolha da franquia acabam oferecendo melhores resultados no futuro.

Assim, torna-se possível encontrar uma marca atrativa, com bom posicionamento no mercado e uma estrutura de negócio bem definida.

Como padrão, recomenda-se que o franqueado busque compreender o modelo de negócio de uma marca de seu interesse realizando o estudo da Circular de Oferta da Franquia. 

Para isso, é importante entrar em contato com a franqueadora para conhecer informações importantes sobre seu suporte, investimento inicial e deveres do franqueado.

Assim, após a tomada de decisão, se iniciam as negociações e alinhamentos com a franqueadora para a aquisição da franquia.  

Quais as características de um franqueado Empreender Dinheiro?

A característica mais importante de um futuro franqueado Empreender Dinheiro é ter um perfil empreendedor e forte interesse pela área da Educação Financeira.

O interesse em ajudar pessoas a transformar a própria vida financeira também é essencial para uma boa atuação no segmento de Serviços Educacionais.

Também são características de um franqueado Empreender Dinheiro:

  • Facilidade em lidar diretamente com pessoas;
  • Afinidade com a área de finanças e investimentos;
  • Aptidão para o relacionamento interpessoal;
  • Possuir preterivelmente ensino superior.

Vale a pena investir na franquia Empreender Dinheiro?

A melhor forma de entender se vale a pena investir em uma franquia é entender o contexto na qual ela está inserida e a sua atuação diante dele.

No Brasil, temos o recorde de 63,2 milhões de pessoas endividadas, e apenas 3% da população investindo na bolsa de valores.

Ao mesmo tempo, o número de jovens começando a investir cresceu 310% nos últimos anos e a B3 registrou um aumento de 1,5 milhões de novos investidores na bolsa brasileira.

Em um passado recente, o Brasil possuía altas taxas de juros, em vários momentos entre as maiores do mundo. Os investidores aplicavam em maior parte nos títulos públicos indexados à Selic. Um universo de investimento restrito, mas bastante rentável e com baixíssimo risco.

Mas na realidade atual, com a Selic em baixa histórica e sem perspectivas de rápida recuperação, restam aos investidores brasileiros opções de investimento mais rentáveis, como as da Renda Variável.

Financial Deepening

O Financial Deepening é um processo estrutural de aprofundamento financeiro pelo qual os países desenvolvidos já passaram, e agora países subdesenvolvidos, como o Brasil, estão passando.

Ele representa um momento em que muitas pessoas estão migrando da renda fixa para a renda variável e a Educação Financeira começa a ser mais democratizada.

Essa popularização dos investimentos traz, inevitavelmente, uma nova demanda para o mercado: as pessoas irão precisar de educação financeira para conseguir tomar decisões mais assertivas. 

Dessa forma, a Franquia Empreender Dinheiro surge como uma alternativa para quem deseja empreender e atuar na área da educação financeira com um enorme diferencial competitivo e grande inovação.

Em 2020, enquanto diversas empresas enfrentaram problemas oriundos da pandemia do novo coronavírus, a Empreender Dinheiro teve um crescimento de 96%, se comparado ao seu faturamento no ano de 2019. 

Hoje, todas as principais soluções e serviços da empresa são distribuídas através de canais online, ou seja: além de estar presente em um nicho de mercado potencial, seu modelo de negócios é escalável.

Ao adquirir a franquia Empreender Dinheiro, o franqueado tem a chance de oferecer orientação financeira especializada através de cursos, plataformas e ferramentas para uma população que busca cada vez mais pelo tema.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos