Fundo Alaska: saiba como investir no Alaska Black!

fundo alaska 1

Fundos de investimento podem ser uma opção interessante para quem busca investir com acompanhamento estratégico e alinhado ao seu perfil de investidor. Esse é o caso de quem escolhe o fundo Alaska.

O Fundo Alaska é um fundo de investimento em ações originário da Alaska Asset Management, gestora de investimentos que aplica em empresas de capital aberto. 

O que é fundo Alaska?

O fundo Alaska é um fundo de investimento em ações com estratégia focada em resultados ao longo prazo e, para isso, se utiliza a análise fundamentalista.

Os fundos Alaska pertencem a Alaska Asset Management, gestora de fundos de ações que atua desde 2011 e tem como finalidade o ganho de capital para seus cotistas. 

Para isso, é realizado o investimento em companhias com alto potencial de valorização das ações. Ou seja, a gestora compara o preço atual da empresa juntamente com a projeção de fluxo de caixa no futuro e, se a taxa interna de retorno for positiva, a Alaska investe na empresa.

Os fundos Alaska trabalham com horizonte de investimento de longuíssimo prazo, o que pode significar mais de 20 ou 30 anos. Esses fundos estão presentes nas plataformas de investimento dos 24 distribuidores e corretoras parceiras da gestora.

O que são fundos de investimento?

Um fundo de investimento é um tipo de aplicação mediada por uma instituição financeira, que constitui uma carteira de ativos para seus clientes. 

Esses fundos são administrados pelos gestores de fundos, profissionais com grande experiência no mercado. Assim, esses gestores responsabilizam-se por criar carteiras de investimento personalizadas de acordo com o perfil de investimento de cada cliente.

Sendo assim, os fundos são oferecidos por administradores que disponibilizam cotas para a captação de recursos. Dessa forma, ao adquirir uma cota, o investidor paga um valor mensal para a administração conforme regras preestabelecidas pela companhia.

Por fim, as instituições responsáveis pela regulamentação dessas operações são a CVM e a Anbima.

A Alaska Asset disponibiliza oito fundos de investimento, sendo três fundos de ações e cinco fundos multimercado.

Diferenças entre fundos de ações e fundos multimercado

O fundo de ações funciona como uma alternativa para quem deseja começar a investir na bolsa de valores, mas precisa de auxílio para gerenciar as aplicações. 

Nesse tipo de investimento, o investidor não adquire as ações de forma direta, mas sim por meio do direcionamento estratégico predeterminado aplicado por um gestor. 

O fundo de ações é composto por uma carteira de ativos da renda variável. 

Exemplos de ativos que compõem o fundo de ações:

  • Ações à vista;
  • Certificados de depósito de ações (Units);
  • ETFs.

Esse fundo é construído de modo diversificado. Dessa forma, tende a apresentar perdas menos significativas de capital.

Enquanto o fundo de ações é composto somente por ativos de renda variável, o fundo multimercado é composto por ativos de renda fixa, bem como de renda variável. 

Essa modalidade diferencia-se principalmente por não seguir limitação de tipo de investimento.

Exemplos de ativos que compõem o fundo multimercado:

  • Ações;
  • Renda Fixa;
  • Renda Variável;
  • Câmbio.

Assim, devido a essa diversificação de investimentos, o fundo multimercado permite um maior potencial de rentabilidade.

Quais os fundos de investimento da Alaska?

fundo alaska 2

Os fundos de investimento da Alaska Asset dividem-se em fundos de ações, fundos multimercado, bem como fundos multimercado previdenciário. 

Como resultado, cada categoria destina-se a um tipo de público: investidores em geral, público em geral e investidores qualificados.

Fundo Alaska Black

Alaska Black é uma família de fundos da Alaska Asset que investe em cotas de fundos de ações.

Esses fundos têm como foco os resultados das aplicações ao longo prazo, isto é, o investimento em empresas com boas perspectivas de crescimento futuro.

A seleção das ações que constituem o Alaska Black é feita por meio da análise fundamentalista.

Essa análise avalia o mercado e a empresa com base em dados econômicos, tendo o propósito de determinar o valor de um título. Assim, o fundo avalia se a ação é ou não um bom investimento ao longo prazo.

Os fatores analisados são os do cenário macro (PIB, índices de inflação, nível de renda, etc.), assim como os do microeconômico (preço da ação, rentabilidade, liquidez, etc).

Fundos de investimento do Alaska Black

  • Alaska Black Institucional FIA: Com perfil de risco arrojado, este fundo é destinado ao público em geral. Ele é um fundo de ações puro, conhecido como Long Only, ou seja, não atua nos mercados de juros e câmbio, nem pode investir em BDRs;
  • Alaska Black FIC FIA BDR Nível I: Destinado a investidores qualificados, esse fundo atua nos mercados de juros, moedas, entre outros ativos. Com perfil de risco agressivo, investe no mínimo 97% do seu patrimônio em cotas do fundo Alaska Black Master FIA – BDR Nível I (“Fundo Master”);
  • Alaska Black FIC FIA II BDR Nível I: Este fundo também investe no mínimo 97% do seu patrimônio em cotas do fundo Alaska Black Master FIA – BDR Nível I (“Fundo Master”). Direciona-se ao público em geral e tem perfil de risco agressivo;
  • Alaska Black 70 Advisory XP Seg Prev FIC FIM: Com perfil de risco agressivo, é um fundo multimercado previdenciário destinado a investidores em geral. Assim, a carteira desse fundo busca manter sua exposição próxima a 70% e os 30% restantes em ativos de renda fixa;
  • Alaska Black 100 Advisory XP Seg Prev FIC FIM: Fundo multimercado previdenciário direcionado a investidores qualificados. Sua exposição é mantida próxima a 100%, o perfil de risco é agressivo.

Outros fundos Alaska

  • Alaska Range FIM: É um fundo de investimentos multimercado destinado ao público em geral. Com perfil de risco arrojado, ele combina diferentes classes de ativos, bem como busca entregar retornos acima do CDI (Certificados de Depósitos Interbancários);
  • Alaska 70 Icatu Previdenciário FIM: A carteira do fundo procura manter a sua exposição próxima a 70% e os 30% restantes em ativos de renda fixa. De perfil de risco arrojado, é recomendado ao público em geral;
  • Alaska 100 Icatu Previdenciário FIM: Sua exposição é mantida próxima a 100%, o fundo é destinado ao público em geral e tem perfil de risco arrojado.

Como investir em um fundo Alaska?

A princípio, um modo de começar a aplicar em um fundo de investimento Alaska é por meio da abertura de conta em uma corretora de valores que comercialize as cotas desses fundos.

Algumas corretoras parceiras da Alaska Asset:

  • BTG Pactual;
  • Warren;
  • Banco Original;
  • Necton;
  • Icatu;
  • Ativa Investimentos;
  • XP Investimentos.

Para quem deseja investir, é interessante conhecer o seu perfil de investidor, assim como suas limitações financeiras antes de escolher algum desses fundos.

Histórico da Alaska Asset Management

O início da Alaska Asset Management é em 2011, fundada por Henrique Bredda, Luiz Alves Paes de Barros e Ney Miyamoto

Henrique Bredda é gestor dos fundos da família Black, enquanto Ney Miyamoto é sócio fundador e Luiz Alves Paes de Barros é CIO da Alaska Asset.

A Alaska foi originada de um fundo próprio de ações de Paes de Barro, o Poland. O objetivo do trio era expandir a atuação da Poland.

Eventualmente, em 2016, os lucros da Alaska obtiveram um grande crescimento com a venda das ações da varejista Magazine Luiza (MGLU3). 

Isso porque a gestora comprou os papéis das empresa em um momento de desvalorização, e os vendeu quando os valores voltaram a subir. Posteriormente, entre o final de 2015 e início de 2016, os papéis da MGLU3 multiplicaram seu valor em 78 vezes.

Já em 2020, com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, os fundos Alaska Black caíram em 70%.

Vale a pena investir no fundo Alaska?

Os fundos de investimentos costumam ser uma opção para investidores que não possuem tempo, bem como grande conhecimento de mercado para reconhecer riscos e tomar decisões de investimento.

Além disso, com sua variedade de ativos, esses fundos podem funcionar para a diversificação da carteira do investidor. Dessa forma, pode maximizar seus retornos e diminuir os riscos de perdas financeiras, no entanto, isso não é uma garantia.

Além disso, a Alaska tem como principal estratégia comprar ações de companhias que estejam subvalorizadas e vendê-las quando o preço subir. Sendo assim, essa estratégia conta com a observação de mercado e o resultado a longo prazo.

Em suma, é importante lembrar que quem tem interesse em investir em um fundo Alaska deve avaliar essa decisão conforme o seu perfil de investidor.

O que aconteceu com o fundo Alaska no ano de 2020?

Com a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, os fundos Alaska Black caíram em 70%.

Como aportar no Alaska investimento?

É possível investir no Alaska por meio da abertura de conta em uma corretora de valores que comercialize as cotas desses fundos.

Onde comprar fundos Alaska?

Os fundos Alaska podem ser adquiridos em corretoras parceiras da gestora de investimento. Por exemplo, Banco Original, Icatu, Ativa Investimentos e XP Investimentos.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos