Gamificação: entenda como funciona essa estratégia de engajamento

gamificacao

É possível perceber que os usuários de jogos são altamente engajados com esse produto, por isso diversos negócios vêm implementando a estratégia de gamificação nos seus produtos ou serviços.

Por isso, para muitos negócios, a estratégia de gamificação pode ser útil para aumentar o nível de engajamento dos usuários e, consequentemente, melhorar os resultados no empreendedorismo.

O que é gamificação?

Gamificação é o uso de experiências e mecanismos de jogos como forma de incentivo para que os clientes atinjam suas metas e objetivos com o produto ou serviço de determinado negócio.

Também conhecida como ludificação, essa estratégia tem como principal proposta tornar o relacionamento entre o usuário e o produto mais interativa.

Os jogos, principalmente quando vemos o exemplo dos videogames, tem um potencial de engajamento de usuários altíssimo.

Foi por isso que especialistas na área de marketing enxergaram que alguns mecanismos e experiências de jogos poderiam ser replicadas em produtos e serviços gerais, tornando-os mais engajadores no ponto de vista do cliente.

Além das empresas, muitas escolas vêm apostando na estratégia de gamificação na educação, tornando os alunos mais interessados com as atividades didáticas e, por consequência, melhorando seus resultados.

Existem diversos mecanismos de jogos que podem ser muito úteis para tornar a experiência do usuário mais instigante, como:

  • Medalhas ao conquistar desafios;
  • Pontuação ao atingir objetivos ou metas;
  • Estímulos competitivos e cooperativos entre usuários;
  • Possibilidade de “subir de nível”;
  • Recompensas e premiações.

Benefícios da estratégia de gameficação

Claro, é fácil perceber que o principal benefício da gameficação é o estimulo que é gerado sobre os clientes da empresa.

Consequentemente, graças a um maior nível de interação e engajamento, são gerados outros diversos benefícios para os negócios que apostam na estratégia de ludificação.

  • Com um maior nível de engajamento, é possível identificar qual perfil de cliente vem performando melhor, o que pode mostrar o perfil de cliente mais qualificado;
  • Clientes engajados tendem a se tornar satisfeitos mais facilmente, podendo gerar recorrência e indicações orgânicas para o seu negócio;
  • Clientes terão mais abertura para dar feedbacks sobre seu produto ou serviço.

Exemplos de gamificação

A gameficação nas empresas, como já dito antes, pode gerar uma série de benefícios relacionados ao engajamento dos usuários e, desta forma, impulsionar produtos.

Essa estratégia pode ser útil independente do porte do negócio, inclusive pequenas empresas podem utilizar a ludificação para se tornarem mais competitivas e disputarem com grandes negócios.

Para que você entenda como negócios vêm utilizando esse processo para impulsionar determinados produtos ou serviços, é interessante conhecer alguns exemplos de gamificação.

Nike Plus

A Nike, gigante dos materiais esportivos, lançou uma plataforma de traqueamento das atividades físicas para seus clientes.

Essa plataforma usa diversas estratégias de gamificação, estimulando o uso recorrente do aplicativo, registro de atividades e compartilhamento de metas atingidas.

O principal ponto é que o traqueamento é feito a partir de um chip acoplado nos produtos da Nike, ou seja, o consumidor é estimulado a usar e comprar novos matérias da Nike para se manter ativo no aplicativo.

Spotify

O spotify anualmente divulga uma série de informações, para cada usuário, sobre as músicas que forma escutadas ao longo do ano.

Ele divulga para cada usuário uma série de informações, como:

  • Quantos minutos de música forma ouvidos ao todo;
  • Quais artistas a pessoa mais ouviu;
  • Quais músicas a pessoa mais ouviu;
  • Quais gêneros mais buscados.

Assim, as pessoas são estimuladas a comparar os seus resultados com os dos seus amigos, de acordo com as informações que o Spotify forneceu.

Essa estratégia, além de estimular que os ouvintes ouçam mais música por mais tempo nos próximos anos, atrai a atenção de pessoas que ainda não são clientes do Spotify.

Estratégias de gamificação como essas são muito interessantes para diferenciar os negócios dos demais, tornar os clientes cada vez mais engajados e até mesmo conquistar novos clientes.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos