Home Blog Garantia estendida: como funciona?

Garantia estendida: como funciona?

garantia estendida 2

A educação financeira proporciona conhecimentos que te ajuda na hora de fazer uma compra por exemplo, e um deles é saber sobre a garantia estendida.

Geralmente, ela é oferecida no momento em que o cliente efetua a compra de um produto. Entretanto, será que vale a pena estender a proteção já garantida pelo fabricante? Se você não sabe se vale a pena contratar a garantia estendida, é preciso ficar atento aos valores e termos de cada acordo.

A proteção que se entende após a do fabricante é chamada de “estendida”. A garantia estendida é um tipo de seguro que visa cobrir o cliente de riscos e defeitos de fabricação.

garantia-estendida

Tipos de garantia

Existem três tipos de garantia:

  • Garantia legal;
  • Garantia Contratual;
  • Garantia estendida.

A garantia legal é um direito do consumidor determinado pelo CDF (Código de Defesa do Consumidor) e tem duração de 30 a 90 dias dependendo do produto. Já a garantia contratual é oferecida pelo fabricante junto à compra e geralmente tem prazo de 1 ano.

No caso da estendida, ela é oferecida pelas lojas responsáveis por vender o produto. No entanto, esse seguro é pago separadamente do produto e pode variar o prazo de acordo com cada contrato.

Como funciona a garantia estendida?

O seguro garantia estendida é de livre escolha do cliente, ou seja, não pode ser cobrado de forma obrigatória.  Além disso, ela cobre os seguintes casos:

  • Problemas de fabricação;
  • Problemas eletrônicos;
  • Manutenções;
  • Troca ou substituição.

Algumas garantias apresentam também seguro contra roubo, furtos e dano (porém, é preciso tomar cuidado com os preços na hora da renovação de seguro). Além disso, existem outros tipos de garantia:

  1. Extensão de garantia original ampliada

Oferece algumas coberturas além do tipo original contratado, como a extensão do prazo.

  1. Extensão de garantia reduzida.

Protege o cliente conta situações menores que não são garantidas pelo fabricante ou pela lei.

Portanto, a garantia serve para te proteger de problemas futuros, evitar custos desnecessários.

Como fazer a contratação da garantia estendida?

Para produtos de menor valor, como móveis ou eletrônicos, a contratação geralmente ocorre após a compra e é oferecida pela própria loja.

Já no caso dos produtos de maior valor, como os carros, a extensão também pode ser feita por uma seguradora.

Entre as vantagens da garantia estendida, estão:

  • Prolongamento do prazo de cobertura do fabricante;
  • Economia com reparos e manutenção;
  • Gerenciamento pela seguradora ou loja responsável.

Entre as desvantagens da garantia estendida, estão:

  • O seguro só cobre defeitos do produto;
  • Pode nunca ser utilizada;
  • É cobrada além do produto.

Como fazer o uso da garantia estendida?

Ao entrar em contato com a seguradora, é efetuado o sinistro de garantia estendida que é a solicitação da cobertura. Após isso, é determinado o tipo de problema ocorrido e o que será feito.

As garantias cobrem somente defeitos de fábrica. Entretanto, muitas vezes o cliente acaba se confundindo e achando que é responsável pelo problema.

Isso ocorre, pois existem diferentes tipos de “vícios”, como são chamados os problemas de fabricação.

O vício aparente é o defeito visto rapidamente e de forma mais clara, como um problema na tela ou uma TV em que o WiFi não funciona, por exemplo.

Já o vício oculto é aquele em que a constatação é mais difícil e muitas vezes acaba passando despercebido.

Geralmente ele só ocorre após um tempo de utilização, como por exemplo uma bateria que incha após algumas cargas. Entretanto, em alguns casos é cobrada uma constatação técnica que comprova que o problema é de fabricação.

Cada região possui um PROCON responsável por mediar os conflitos entre clientes e fornecedores de serviços e produtos.

Portanto, fique atento: caso seja constatado um vício e, mesmo assim, a seguradora não efetuar a garantia estendida, faça uma reclamação. Se organize financeiramente, veja a planilha calculadora para independência financeira!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *