Home Blog Gerenciador Financeiro: entenda esse sistema!

Gerenciador Financeiro: entenda esse sistema!

gerenciador financeiro

Novas ferramentas surgem diariamente para aprimorar o cotidiano da sociedade, dentre elas, está o uso do gerenciador financeiro, que vem ganhando diversos adeptos nos dias atuais.

Diante disso, mudanças de hábitos relacionados a finanças e economia, tornaram o gerenciador financeiro, o aliado de pessoas que pretendem gerir suas finanças pessoais ou empresariais de forma mais detalhada e prática.

O que é um gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro é uma ferramenta que ajudará a administrar as movimentações financeiras de indivíduos ou negócios, de maneira automatizada.

Assim, todas as entradas e saídas de valores são controladas através do gerenciador, ou seja, o gerenciador financeiro possui, basicamente, a mesma função de uma planilha de orçamento.

Entretanto, a diferença entre as planilhas orçamentárias e os gerenciadores financeiros, é que os gerenciadores são softwares criados para dispositivos. Possibilitando, assim, maiores praticidades para o dia a dia das pessoas que utilizarem esses sistemas.

Como funciona o gerenciador financeiro?

Primeiramente, é importante analisar que o uso do gerenciador financeiro possibilita que as finanças pessoais ou empresarias sejam organizadas de forma mais detalhada, além disso, o acesso rápido ao gerenciador pode, em geral, facilitar o planejamento financeiro dos adeptos a essa ferramenta.

Visto que, a melhor maneira de manter um controle das finanças é através do monitoramento constante.

Dessa forma, cada aplicativo funciona de acordo com seu sistema, porém, todos eles servem para ajudar as pessoas e empresas a organizarem seus orçamentos.

Assim, os sistemas de gerenciamento financeiro, permitem o monitoramento de algumas atividades importantes, como:

  • Controle de gastos fixos;
  • Rendimentos de investimentos;
  • Monitoramento de gastos variáveis.

Logo, para que o monitoramento seja eficaz, o preenchimento de informações no aplicativo, precisa ser constante, visto que, a falta de veracidade de informações pode prejudicar a administração financeira. Assim, o indivíduo não saberá se seu orçamento está controlado.

Tipos de gerenciadores financeiros

gerenciador financeiro 2

No mercado financeiro existem diversos tipos de gerenciadores financeiros, variando dos softwares pagos aos gratuitos. Entretanto, todos os aplicativos possuem o mesmo objetivo, além disso, em geral, também possuem as mesmas funcionalidades.

Dessa forma, antes de escolher qual modalidade será selecionada para gerir suas finanças é importante analisar os tipos de gerenciadores financeiros disponíveis no mercado, dentre eles estão:

  • Ofertado pelos bancos;
  • Para finanças pessoais;
  • Gerenciador empresarial.

Gerenciador financeiro ofertado pelos bancos

Diante da mudança de hábito dos brasileiros e mediante o avanço tecnológico, as instituições bancárias começaram a adotar o gerenciador financeiro, oferecendo aos seus clientes bancários maior agilidade nas operações financeiras.

Porém, grande parte do gerenciamento financeiro ofertados pelos bancos funcionam em torno de operações do próprio banco, por exemplo, permitem analisar transações, pagamentos e aplicações financeiras.

Por isso, possuem funções mais limitadas quando comparados a outros aplicativos de gerenciamento financeiro, visto que, essas movimentações podem ser feitas de forma independente (não ser executado naquela .

Gerenciador financeiro para finanças pessoais

Apesar das pessoas estarem mais dispostas a gerir suas finanças pessoais, a falta de educação financeira, em geral, acaba levando pessoas ao endividamento.

Logo, para atenuar a situação financeira de grande parte da população brasileira, foram criados gerenciadores financeiros, assim, pensando em resolver os problemas do descontrole financeiro e evitar problemas futuros, os gerenciadores começaram a ser vistos como parte fundamental para uma boa administração financeira.

Além disso, através do uso do gerenciador o indivíduo terá:

  • Controle financeiro: esses controles serão mais detalhados e proporcionarão maior exatidão quanto as movimentações realizadas, além de proporcionar maior êxito na administração dos recursos;
  • Economia de espaço: o uso do gerenciador financeiro, possibilitará a liberação de espaço, visto que, todas as informações estarão reunidas em um único sistema, assim, planilhas financeiras e relatórios impressos poderão ser descartados;
  • Facilidade de uso e praticidade: com as informações no sistema, os usuários poderão acessar seus dados a qualquer momento, dessa forma, o sistema trabalhará de forma automatizada, podendo aumentar também a agilidade.

Algumas ferramentas só serão disponibilizadas em gerenciadores pagos, porém, grande parte dos aplicativos que oferecem gerenciamento financeiro, possibilitam que os usuários tenham um acesso quase igualitário, através do sistema gratuito.

Gerenciador financeiro empresarial

Muitos empreendedores e empresários buscam o gerenciamento financeiro para ter maiores praticidades e facilidades na gestão financeira empresarial de seus negócios.

O uso de gerenciador financeiro nas empresas proporciona uma maior agilidade, automação e um rigoroso controle de gastos. Além do mais, a segurança de dados é um dos principais benefícios para as empresas que adotam o gerenciamento financeiro.

Isso porque, os riscos da perda de dados, diminuem drasticamente, visto que, o acesso aos dados da empresa só irá ser disponibilizado para os colaboradores que detém o acesso.

Além disso, o gerenciamento financeiro empresarial fornece a análise de elementos para os negócios, como:

  • Controle de orçamentos e estoques;
  • Relatório de faturamento e lucratividade;
  • Otimização de tempo;
  • Mobilidade e centralização;
  • Emissão de relatórios.

Assim, antes de selecionar o gerenciador financeiro ideal para sua empresa é importante verificar se ela fornece ferramentas que podem melhoras as estratégias do seu negócio.

Quais os benefícios de usar gerenciadores?

O gerenciador financeiro tem como função fornecer através do seu sistema novas formas de operação que podem entregar dados em tempo real.

Diante disso, as decisões pessoais ou empresariais, poderão ser realizadas de maneiras mais eficientes.

Apostar no gerenciamento financeiro, pode render alguns benefícios aos adeptos desse sistema, dentre essas vantagens estão:

  1. Automação financeira;
  2. Agilidade nos resultados;
  3. Redução de riscos.

Automação financeira: através da dessa ferramenta todas as atividades ficarão automatizadas, assim, asseguraria o processamento preciso dos dados.

Agilidade nos resultados: quando um indivíduo adota um sistema de gestão financeira, acaba administrando suas finanças de forma mais rápida, isso porque, a partir de comandos simples, dados e informações podem ser importados para o sistema.

Logo, o gerenciador financeiro se responsabiliza por todos os cálculos e registros financeiros.

Redução de riscos: a organização mediante o uso de planilhas orçamentárias oferece riscos maiores, comparado a adoção de um sistema de gestão.

Isso se dá porque as operações manuais estão mais passiveis ao erro, principalmente para as empresas que detém de grandes quantidades de dados e necessitam que os relatórios sejam bem mais confiáveis.

Dessa forma, o gerenciador financeiro pode auxiliar indivíduos que ainda não possuem uma educação financeira, a não terem problemas futuros, como dívidas. Além disso, as pessoas poderão através do gerenciamento observar onde poderão economizar para atingir uma vida financeira mais tranquila.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *