Gerente comercial: entenda a função e a importância desse profissional

gerente comercial

O sucesso de uma empresa não se restringe apenas a figura do dono do negócio. Existem outras pessoas que fazem um empreendimento alavancar ou despencar. Uma das competências importantes para o sucesso, é ter a presença de um bom gerente comercial.

O gerente comercial atua na construção de um ambiente sadio e entende profundamente o ramo em que atua. Dessa forma, é possível trazer resultados vantajosos de uma forma coletiva. Além disso, tem a capacidade de desenvolver o planejamento estratégico.

Ou seja, o gerente comercial é aquele que estuda os objetivos da empresa. E também elabora formas de direcionar forças para atender as necessidades dos clientes, através dos direcionamentos do grupo para atitudes positivas.

Quais são as funções do gerente comercial?gerente-comercial-2

O cargo gerencial possui algumas particularidades e demandas específicas. Para entender as competências de um gerente comercial, é preciso antes de tudo, entender como é executado o processo de vendas dentro de uma empresa.

O processo de vendas bem estruturado na organização de uma empresa, ocasiona mais produtividade no impacto em que o negócio causa. Isto significa que, através do gerente de atendimento comercial, é possível estabelecer um processo de venda eficaz e que se afasta de possíveis falhas.

O gerente de vendas tem a função de não apenas saber o que precisa ser feito. Mas também, precisa conhecer quem deve executa as operações, como se faz e saber se que o que está sendo feito é o correto.

Conheça algumas responsabilidades da gerência comercial

  • Elabora os orçamentos;
  • Analisa o processo da área de vendas;
  • Distribui as funções de maneira inteligente, visando os melhores resultados;
  • Formula um plano estratégico de vendas;
  • Entusiasma e direciona a equipe;
  • Acompanha as atividades e avalia os resultados;
  • Monitora o relacionamento do atendimento ao cliente;
  • Detecta necessidade dos profissionais para alavancar o potencial profissional;
  • Define prazo limite para conclusão de processos.

Ou seja, a presença de um gerente comercial está dentro de toda a dinâmica da empresa com o consumidor. Através dessas análises e posturas, é executável o planejamento e direcionamento das vendas em uma empresa.

Quais são as habilidades necessárias de um gerente comercial?

Além do estímulo de uma boa relação com os profissionais que estão sendo conduzidos, é preciso ter outras habilidades para ser um gerente comercial com resultados reais e benéficos.

  • Ser criativo;
  • Ter uma boa comunicação;
  • Saber liderar;
  • Ter persistência;
  • Saber trabalhar sob pressão;
  • Formular a transformação de acordo com as necessidades que surgirem;
  • Ter uma boa rede de contatos pessoais;
  • Estimular constantemente o raciocínio analítico;
  • Ter a capacidade de negociação;
  • Saber fazer um bom planejamento;
  • Ter flexibilidade e organização.

O que é preciso para se tornar um gerente comercial?

Além das competências e habilidades exigidas em um perfil de um gerente comercial, também é necessário ter formação e algumas capacidades adicionais.

A formação de um gerente se dá através do curso superior em marketing, economia, administração ou cursos superiores da área de tecnologia. De forma geral, o tempo solicitado para o exercício da função chega ao período de quatro a cinco anos.

Além de ser preciso ter um conhecimento sobre os produtos e serviços do negócio em que se pretende ingressar, bom desenvolvimento com o setor administrativo e conhecimento sobre finanças.

O gerente comercial precisa ter uma presença em que se está sempre se reinventando, afinal, o mercado também se reinventa. Investir em conhecimento é uma premissa chave para o sucesso na carreira. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos