Home Blog Gestão de tempo: {4} dicas de produtividade

Gestão de tempo: {4} dicas de produtividade

gestao de tempo 2

Cada dia que passa parece que as pessoas estão ficando mais ocupadas. É como se todo mundo estivesse realizando uma maratona constante, sem opção de descanso. Mas o que acontece na realidade, é a escassez da gestão de tempo.

A gestão de tempo apesar de ter um forte e positivo papel para aumentar a produtividade, fazendo com que “sobre tempo”, tem sido pouco utilizada. Isso acontece, principalmente, porque muita gente não sabe como fazer e trazer eficiência dos processos na rotina.

Ou seja, saber como utilizar a gestão de tempo e a produtividade é uma forma de expandir o aproveitamento nas mais diversas áreas da vida. Algumas eficazes dicas de gestão do tempo podem trazer uma verdadeira mudança.

4 dicas de produtividade e gestão do tempo

gestao-de-tempo

A eficiência em realizar uma atividade não tem relação direta ao tempo designado para realizá-la. Muitas pessoas esquecem que uma tarefa poderia ser facilmente executada em um prazo menor, com igual ou melhor qualidade.

Algumas técnicas também auxiliam a fazer uma boa gestão de tempo. Uma delas, é o método GTD (Getting Things Done). Basicamente, a sua aplicação é expressa em 5 passos: coletar, processar, organizar, revisar e fazer.

Além disso, outras dicas de gestão do tempo são essenciais para fugir de vez da procrastinação e trazer real execução para o dia a dia.

1.   Diminuir as distrações

Um dos principais problemas de quem não consegue fazer uma boa gestão de tempo, é a dificuldade em dizer ‘não’. Essa simples palavra tem um poderoso papel, mas muitas pessoas não fazem uso.

Saber dizer não é saber dizer sim para as coisas que realmente importam. Por isso, é preciso saber o que precisa ser feito e evitar as distrações que prolongam o período de execução de uma atividade.

2.   Fazer planejamentos

É preciso analisar as atividades em grau de urgência, até mesmo descartar aquilo que não cabe ao momento ou que sequer havia real vontade em sua execução.

Realizar um diagnóstico do que precisa ser feito e monitorar o desenvolvimento é um ponto crucial para obter sucesso e produtividade em qualquer que seja a tarefa.

3.   Definir prioridade

Muitas pessoas falam em definir “prioridades”, mas quando se expande a mais de uma precedência, a tarefa deixa de ser prioritária. Por isso, é imprescindível definir uma prioridade e delegar energias para sua execução e finalização.

Após terminada, é feito o planejamento para realizar outra atividade que naquele momento passa a ser prioridade. Ter essa noção do que precisa ser feito primeiro, ajuda a não perder a cabeça e otimizar o tempo.

4.   Estipular prazos

Mudar um hábito pode ser um processo doloroso, por isso é preciso que haja disciplina. Uma das formas mais eficazes de conseguir desenvolver a disciplina, é estipulando prazos.

Além disso, é necessário lembrar que não se deve procrastinar. Muitas pessoas possuem o hábito de adiar as tarefas até o último momento, o que pode resultar em uma má execução e até a necessidade de refazer a atividade. O que demanda ainda mais tempo.

Por isso, fazer uma boa gestão de tempo, envolve antes de tudo, uma percepção real sobre si mesmo. Não adianta apenas crer que ter mais horas no seu dia faria com que você realizasse as atividades pendentes. É preciso mudar a postura em relação ao gerenciamento de tempo. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *