Gestão financeira: 3 dicas para realizá-la!

gestao financeira 1

Fazer a gestão financeira de um negócio é um pilar crucial para manter a sua sustentabilidade. Isto significa administrar e gerenciar os recursos disponíveis a fim de garantir a suficiência para cobrir demandas nas finanças que são essenciais para o funcionamento da empresa.

Ou seja, a gestão financeira deve ser associada como uma das “engrenagens” para fazer a “máquina” rodar. Não dar a devida atenção a essa atividade pode significar o risco de fechamento da organização e aquisição de dívidas, por exemplo.

O que é gestão financeira?

Em resumo, a gestão financeira é uma soma de ações administrativas que ligam análise, equilíbrio e delineamento ao conjunto de atividades financeiras da empresa, de forma que seja executada com educação financeira.

Portanto, não pode ser exercida separadamente. Para fazer uma boa gestão financeira de um negócio, é preciso estar atento a algumas questões, como:

  • Definir meta de receita que seja superior aos gastos;
  • Alinhar a precificação do produto/serviço ao que é entregue pelo mercado;
  • Ter a cultura de controle de estoque;
  • Não mesclar o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal;
  • Realizar o planejamento de gastos e investimentos.

Por que a gestão financeira é importante?

Esse tipo de atividade permite um gerenciamento ordenado das entradas e saídas da empresa. Sem isso, é impossível assegurar que os recursos disponíveis serão suficientes para cobrir os gastos para que o negócio possa funcionar.

Alguns itens de gestão financeira comuns à qualquer empresa:

  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Análise de crédito e métodos de cobranças;
  • Saldo de caixa;
  • Necessidade do capital de giro (NCG).

3 dicas para fazer a gestão financeira do seu negócio!

Contar com um profissional de gestão financeira é crucial para mudar o rumo da organização de economias da empresa. Para além disso, existem 3 dicas essenciais para a gestão das finanças com qualidade!

1. Revisar os níveis financeiros

Revisar os níveis financeiros é uma atitude necessária para se manter ciente sobre a realidade financeira do negócio e entender por qual momento se está passando.

Dessa forma, em necessidade de corte de custos, por exemplo, é possível realizá-lo com maior planejamento e evitando mudanças drásticas para o funcionamento das atividades empresariais.

2. Fazer uma previsão de entradas e saídas

Essa simples atitude permite prever situações em baixa de liquidez. Como, uma espera de entrada relativa a poucos clientes, mas que possuam uma grande significância orçamentária no caixa.

Assim, é possível recorrer a um “plano B” e tentar ajustar o tempo de entradas e saídas da melhor maneira possível.

3. Analisar os resultados

Não adianta fazer gerenciamento financeiro sem acompanhar que tipo de impacto estão tendo na vida da empresa.

Ou seja, é preciso equilibrar a implementação de processos com análises para que haja a mensuração de que tal atitude está sendo realmente positiva para as finanças empresariais.

Por fim, é importante lembrar que a gestão financeira é apenas um dos leques que devem ser constantemente nutridos para o bom funcionamento de um negócio. Para receber conteúdos gratuitos no WhatsApp sobre empreendedorismo, investimentos e educação financeira, assine a nossa newsletter!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Últimos artigos