GFSA3: saiba tudo sobre as ações da Gafisa na B3!

GFSA3

Na bolsa de valores existem diversos segmentos de atuação e setores para realizar investimentos, como, por exemplo, o setor da Construção Civil. Assim, dentro dele, uma das ações que podem ser consideradas é a empresa Gafisa (GFSA3). 

A Gafisa (GFSA3) possui atuação nos empreendimentos imobiliários, focando principalmente no segmento que possui foco nas classes média-alta e alta renda no Brasil. Além disso, sua classificação setorial na B3 é Consumo Cíclico, Construção Civil e Incorporações.

Diante dessas circunstâncias, é importante compreender o histórico e o modelo de atuação para saber se vale a pena investir na Gafisa, por meio do ticker GFSA3.

Modelo de negócio da Gafisa (GFSA3)

O modelo de negócio da Gafisa tem foco na construção civil e no desenvolvimento de empreendimentos tanto comerciais, como residenciais. 

Sendo assim, é considerada uma das grandes construtoras em território nacional, principalmente, no segmento de média-alta e alta classe. 

Além disso, grande parte das atividades da empresa se concentram nas regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

A companhia já realizou o desenvolvimento de mais de 1.100 empreendimentos de médio e alto padrão no Brasil. Por fim, a empresa conta com mais de 16 milhões de metros quadrados construídos em 40 cidades de 19 Estados.

Informações básicas sobre os papéis da GFSA3

GFSA3 1
  • Tipos de ações: Ações ordinárias (ON);
  • Segmento de listagem: Novo Mercado;
  • Tamanho: Micro Cap;
  • Tag Along: 100% ON;
  • Free Float: 83,4%.

Dados relevantes sobre a Gafisa (GFSA3)

Antes de realizar investimentos na Gafisa, é fundamental realizar uma avaliação sobre a companhia. Utilizando por exemplo, a análise fundamentalista. Assim, através dela, é possível realizar a observação da situação financeira e mercadológica da companhia. 

Governança

As ações da Gafisa S.A são negociadas no Novo Mercado, considerando o segmento mais alto referente aos níveis diferenciados de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo. 

Assim, a empresa afirma buscar melhores práticas de governança corporativa, sendo elas:

  • Transparência;
  • Prestação de contas;
  • Desenvolvimento sustentado. 

Dívida

A Gafisa S.A apresenta em seus resultados um alto grau de endividamento. Possuindo assim, uma saúde financeira operacional negativa. 

Pagamento de dividendos 

Os dividendos são uma forma de lucrar com as ações na bolsa de valores. Entretanto, a Gafisa (GFSA3) não apresenta em seu histórico um pagamento recorrente de proventos. 

Pontos positivos da Gafisa (GFSA3)

  • Ampla experiência no setor;
  • Apresentação de bons critérios de governança corporativa.

Pontos negativos da Gafisa (GFSA3)

  • Setor com vasta concorrência; 
  • Alto endividamento;
  • Setor cíclico. 

Conhecendo a história da GFSA3

A história da Gafosa começa em 1954. Nesse ano, a Gomes de Almeida Fernandes Ltda é constituída para iniciar a atuação no setor imobiliário do Rio de Janeiro. 

Alguns anos após, a incorporadora e construtora chega em São Paulo e, depois de dois anos, realiza a abertura do primeiro escritório da companhia. Além de iniciar sua primeira obra na cidade. 

Foi no ano de 1997 que a Gafisa Imobiliária S.A estabeleceu uma parceria com a GP Investimentos, através da contribuição de recursos e capital.

Em 2004, como consequência de uma reestruturação societária, a GP Investimentos S.A assumiu o controle da Gafisa. 

No ano de 2006, a Gafisa realizou a abertura de capital através do processo de oferta pública inicial (IPO).

Além disso, em 2007 uma afiliada referente a Equity International tornou-se titular de um valor próximo a um capital social de 36% da companhia, através da subscrição de novas ações.

No ano seguinte, a empresa tornou-se a única e primeira companhia do setor no Brasil a ser listada na bolsa de Nova York (NYSE). E, logo após, ocorreu a combinação de negócios Gafisa e Tenda, ou seja, a empresa foi incorporada pela Tenda. 

Assim, em 2009, a Tenda tornou-se subsidiária integral da Gafisa.

Foi em 2012 que a empresa deu início ao plano de turnaround, objetivando reduzir o endividamento e restringir a exposição da empresa em negócios que não são rentáveis. 

Por fim, em 2014, a Gafisa S.A completou 60 anos, reforçando seu posicionamento e focada em operações de seu mercado alvo, classe média e alta em Rio de Janeiro e São Paulo. 

Concorrentes da Gafisa (GFSA3)

Além de se manter atento a questões referentes a empresa, é importante buscar entender a concorrência que integra o mesmo setor. Assim, existem, por exemplo, a Tecnisa (TCSA3) e a Trisul (TRIS3).

  1. Tecnisa: a empresa é brasileira e atua, principalmente, no segmento de incorporação imobiliária. Ressalta-se que a empresa atua no mercado residencial de maneira integrada. Assim, realiza a incorporação, venda e construção de imóveis.
  2. Trisul: a companhia deu início a suas atividades no ano de 1977 focando, principalmente, em flats e edifícios comerciais. Além disso, a empresa foi a pioneira na oferta de área de lazer em topos de edifício.

Como investir na Gafisa (GFSA3)?

GFSA3 2

A Gafisa é uma das grandes construtoras que integram o segmento de incorporações no Brasil. Diante disso, considera-se uma opção de exposição ao setor no qual ela integra. 

Entretanto, antes de efetuar o aporte na Gafisa, é importante realizar uma análise criteriosa sobre os fundamentos da empresa. Por isso, é fundamental seguir alguns passos antes de investir. 

Escolha uma corretora de valores

De início, é importante que o investidor realize uma pesquisa entre as corretoras já existentes, buscando descobrir qual delas melhor se encaixa no seu perfil como investidor e seus objetivos financeiros.

Além disso, a instituição financeira, ou seja, a corretora, deve ser credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Assim, após selecionar a corretora que mais se encaixa ao seu perfil investidor, basta enviar os documentos exigidos para realizar a abertura da conta. 

Enviar o dinheiro para a corretora

O próximo passo para investir na Gafisa (GFSA3) é realizar a transferência do valor desejado para investir para a conta já aberta na corretora de valores. Dessa forma, é possível realizar a transferência por meio de um TED ou de um PIX.

Por fim, ressalta-se que transferência se faz a partir de uma conta já cadastrada no CPF do investidor.

Selecione a ação da Gafisa (GFSA3)

Após realizar todos os passos e já tendo realizado uma análise fundamentalista referente a empresa, é necessário apenas selecionar os papéis da companhia na bolsa de valores (B3) que no caso da Gafisa pode ser adquirido por meio do ticker GFSA3.

Qual é o segmento de listagem da Gafisa (GFSA3)?

A Gafisa possui como segmento de listagem o Novo Mercado.

Qual é o Tag Along das ações da Gafisa(GFSA3)?

A Gafisa possui o percentual de 100% ON de Tag Along.

A Gafisa (GFSA3) realiza o pagamento de dividendos?

A GFSA3 não apresenta em seu histórico um pagamento recorrente de dividendos. 

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos