Home Blog GOLL4: descubra tudo sobre as ações da Gol!

GOLL4: descubra tudo sobre as ações da Gol!

GOLL4

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A (GOLL4) centraliza suas operações no mercado aéreo brasileiro, sendo considerada uma das maiores companhias aéreas do Brasil em número de passageiros. 

As ações da Gol (GOLL4) fazem parte da bolsa de valores brasileira, ou seja, B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). Desse modo, podem ser negociadas por investidores que observam no setor aéreo oportunidades rentáveis.

O que é a Gol (GOLL4)?

A Gol Linhas Aéreas (GOLL4) conduz suas operações para o mercado doméstico de aviação. A companhia é brasileira e pode ser considerada uma das maiores em frota de aeronaves, com ações comercializadas na B3 por meio do ticker GOLL4.

Em síntese, a Gol atua no setor aéreo desde o ano de 2001, através da primeira decolagem com destino a São Paulo. A empresa possui mais de 273.868.123 milhões de ações gerenciadas, sendo 48,2% destas em free float.

Além da Gol, outras empresas compõem o setor de aviação no Brasil, dentre elas a Azul Linhas Aéreas (AZUL4) e a CVC Brasil (CVCB3).

  1. Azul Linhas Aéreas: a companhia é considerada uma das maiores do mercado, oferecendo mais de 249 rotas diferentes e, em média,  12 milhões de clientes em seu programa de fidelidade Tudo Azul;
  2. CVC Brasil: a empresa é vista como uma das grandes operadoras de turismo na América Latina, encaminhando suas atividades para viagens de lazer, corporativas e intercâmbio.

Diante da importância da Gol para o mercado financeiro e sua atuação na B3, é válido compreender a trajetória profissional da empresa, além de seu modelo de negócio.

Dessa forma, através das informações obtidas, será possível executar alternativas de investimentos de maneira prudente. 

História da Gol (GOLL4)

ações da gol goll3 investimento

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A foi fundada em 2001, começando a operar com a decolagem do Boeing 737-700 do Aeroporto de Brasília em direção ao Aeroporto de São Paulo. 

No mesmo ano a empresa criou a Gollog, que ofertava serviços de cargas e logística da Gol. Posteriormente, a companhia inovou através do processo de manutenção faseada, ou seja, uma revisão diária das aeronaves, realizada antes do primeiro voo. 

Foi em 2002 que a Gol deu início às operações na ponte aérea Rio de Janeiro – São Paulo, considerada uma das rotas mais concorridas do Brasil. 

Ainda em 2002, a companhia recebeu seu primeiro Boeing 737-800 Next Generation, possuindo uma grande eficiência operacional e fornecendo mais segurança, conforto e adaptação às longas rotas.

Em 2003 a companhia aérea inaugurou seus voos noturnos, apelidando-os de Corujões. Além disso, também foi lançado o check-in feito pela internet. 

No mesmo ano, a empresa implementou um mecanismo que permitiu aos seus clientes acessarem a rede da Gollog pela internet e administrar o transporte de suas cargas.

Foi em 2004, que a GOL estreou na bolsa de valores de São Paulo e Nova York. Além do mais, a companhia conseguiu se consolidar como uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil. 

A GOL também conseguiu facilitar a compra de passagens pela internet móvel, permitindo assim o check-in online. Além disso, a empresa deu início às rotas internacionais, decolando de São Paulo para a Argentina.

Dessa forma, em 2005, a companhia inaugurou uma base em Boa Vista (RR), tornando-se a única companhia aérea brasileira a possuir operações em todas as capitais brasileiras.

No mesmo ano, o serviço de cargas da empresa começou a operar no mercado internacional.

Inovações da Gol

A Gol inovou com o lançamento do Cartão Voe Fácil, permitindo que os clientes comprem passagens pela internet sem precisar utilizar cartão de crédito, como também possibilitando o parcelamento em até 36 vezes. 

No ano de 2006, a Gol inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado na cidade de Minas Gerais. Além do mais, no mesmo ano, a empresa implementou o Short Field Performance, um variante do modelo 737-800 construído pela Boeing a pedido da Gol.   

Além disso, o Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL recebeu um sistema de tratamento de resíduos que reaproveita 100% da água contaminada por efluentes químicos durante a lavagem de aeronaves. 

Em 2007, a Gol Linhas Aéreas realizou a aquisição da Varig, transformando-se em uma das maiores empresas de aviação da América Latina, realizando o transporte de, em média, 20 milhões de passageiros por ano.  

Através do acordo para a venda de passagens com a Delta Air Lines, foi permitido conexões mais rápidas entre ambas empresas, o que reduziu a emissão de gases poluentes, diminuindo em 6% a emissão de gás carbônico por ASK. 

Logo após, no ano de 2008 a companhia tornou-se a primeira empresa a oferecer o serviço de check-in feito totalmente pelo celular.

Desse modo, em 2009 a Gol realizou a instalação de totens de check-in nos principais aeroportos brasileiros. Assim, os passageiros não iriam precisar ir aos balcões, ganhando tempo no atendimento. 

Expansão da Gol

Ainda em 2009, foram iniciados acordos comerciais com a American Airlines e a Air France/ KLM para a realização de voo em regime de codeshare.

Além disso, através do lançamento do cartão de crédito internacional Smiles, os clientes da Gol passaram a creditar milhas em condições vantajosas no programa de relacionamento da companhia.

No ano de 2010, foi inaugurado o instituto GOL, direcionado a capacitação o setor de aviação para jovens de Belo Horizonte (MG). No mesmo período, a fim de facilitar a viagem de seus clientes, a companhia lançou o aplicativo GOL para iPhone.

Foi em 2011 que a empresa completou 10 anos de vida e firmou um acordo de codeshare com a Qatar Airways. 

Posteriormente, em 2012, a companhia foi eleita uma das mais pontuais do Brasil. Além do mais, a GOL anunciou a compra de 60 aeronaves 737-8 da Boeing. 

Portanto, no ano de 2013 a companhia se tornou a primeira companhia aérea brasileira a realizar o treinamento de seus pilotos no Centro de Treinamento da SIM Industries, oferecendo simuladores de última geração. 

No mesmo ano a Gol disponibilizou a função “antecipar voo”, possibilitando que seus clientes adiantem o voo em até seis horas. 

A Gol e a Boeing começam a trabalhar juntas para acelerar a pesquisa, desenvolvimento e aprovação de novas fontes de biocombustível sustentável para aviação. 

Aprimoramento da Gol

Foi em 2014, que a Gol e a Air France-KLM anunciaram uma parceria para expandir voos de codeshare, oferecendo benefícios para os clientes de ambas as companhias.

Além do mais, foi lançado o Conte Comigo, um serviço exclusivo nas áreas de embarque para que os clientes consigam tirar dúvidas ou acessar outros serviços. 

Dessa forma, no ano de 2015, a Gol autorizou que os donos de animais de estimação possam viajar com seus pets na cabine do avião, desde que os animais atendam alguns requisitos. 

Posteriormente, a empresa buscou aprimorar seus serviços e oferecer melhores experiências de viagem aos clientes, lançando assim a classe Premium.

Também em 2016, foi lançado um aplicativo exclusivo para a unidade de cargas da Gol. 

Desse modo, em 2018 a Gol lança outra forma de pagamento, o Smiles & Money, permitindo a compra de viagens a partir da combinação de milhas e de dinheiro. 

Linha do tempo da Gol (GOLL4)

  • 2001 – Fundação da Gol e criação da Gollog, empresa que ofertava serviços de cargas e logística da Gol;
  • 2001 – Implementação do processo de manutenção faseada;
  • 2002 Gol inicia suas operações na ponte aérea Rio de Janeiro – São Paulo;
  • 2002 – A companhia recebe seu primeiro Boeing 737-800 Next Generation;
  • 2003 – A Gol inaugura seus voos noturnos;
  • 2003 – É lançado o check-in feito pela internet, como também a implementação de mecanismo permitindo acesso a rede da Gollong pela internet e administração do transporte de suas cargas;
  • 2004 – Gol estreia na bolsa de valores de São Paulo e Nova York, como também,  conseguiu se consolidar como uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil;
  • 2004 – A empresa conseguiu facilitar a compra de passagens pela internet móvel, além de dar início às rotas internacionais;
  • 2005 – É inaugurada uma base da companhia em Boa Vista (RR) e o serviço de cargas da empresa começou a operar no mercado internacional;
  • 2005 – Lançamento do Cartão Voe Fácil;
  • 2006 – É inaugurado o Centro de Manutenção de Aeronaves e foi implementado o Short Field Performance;
  • 2006 – O Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL recebe um sistema de tratamento de resíduos que reaproveita 100% da água contaminada por efluentes químicos;
  • 2007 – A Gol Linhas Aéreas realiza aquisição da Varig e firma acordo para a comercialização de passagens com a Delta Air Line;
  • 2007 – A empresa consegue reduzir a emissão de gases poluentes;
  • 2008 – A Companhia torna-se a primeira empresa a oferecer serviços de check-in realizado totalmente pelo celular;
  • 2009 – Instalação de totens de check-in nos principais aeroportos do Brasil;
  • 2009 – São iniciados os acordos comerciais com a American Airlines e a Air France/ KLM e também houve o lançamento do cartão de crédito internacional Smiles;
  • 2010 – É inaugurado o instituto GOL;
  • 2010 – Lançamento do aplicativo GOL para iPhone;
  • 2011 – A empresa completa 10 anos de vida e firma acordo de codeshare, com a Qatar Airways;
  • 2012 – A companhia é eleita uma das mais pontuais do Brasil
  • 2012 – Gol anuncia a compra de 60 aeronaves 737-8 da Boeing;
  • 2013 –  Início do treinamento dos pilotos no Centro de Treinamento da SIM Industries e disponibilização da função “antecipar voo”;
  • 2013 – Gol e a Boeing começam a trabalhar juntas para acelerar a pesquisa de novas fontes de biocombustível sustentável para aviação;
  • 2014 Gol e Air France-KLM anunciam uma parceria para expandir voos de codeshare e lançamento do Conte Comigo, serviço exclusivo nas áreas de embarque;
  • 2015 – A companhia autoriza que os donos de animais de estimação possam viajar com seus pets na cabine do avião;
  • 2016 – Lançamento da classe Premium que oferece diversas vantagens, além disso, foi disponibilizado um aplicativo exclusivo para a unidade de cargas da Gol;
  • 2018 – A Gol lança como forma de pagamento o Smiles & Money.

O que faz a Gol (GOLL4)?

A principal atividade da Gol está relacionada ao transporte aéreo de passageiros.

Desse modo, algumas marcas integram a empresa são:

  • Smiles;
  • Gollog;
  • Cartão Voe Fácil.

Sendo assim, observa-se que a companhia busca diversificar seus serviços, oferecendo produtos inovadores aos seus clientes e passageiros. 

Como atua a Gol (GOLL4)?

A Gol (GOLL4) é uma das maiores empresas do setor aéreo brasileiro, com mais de 16 milhões de clientes no programa Smiles

A companhia possui, em média, 700 voos diários para mais de 77 destinos. Além disso, mais de 3.400 cidades são atendidas por operações cargueiras. 

A Gol já transportou mais de 450 milhões desde sua criação e realizou 135 pedidos de aeronaves até 2028. 

As ações da Gol (GOLL4): onde e como são negociadas? 

O ticker da Gol (GOLL4) é negociado na bolsa de valores brasileira ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

Sendo assim, as ações da companhia podem ser adquiridas nos meios digitais, buscando simplificar o processo de negociação entre os investidores, além de garantir a segurança.

A empresa possui ações preferenciais (GOLL4 PN), que ofertam prioridade no recebimento de dividendos. 

Desse modo, para adquirir ações da Gol, é necessário que o investidor realize a abertura de uma conta na corretora de valores de sua preferência. 

Logo após, deve-se realizar uma transferência TED com o capital desejado para realizar os aportes, para que assim seja possível fazer a ordem de compra das ações Gol (GOLL4) no home broker da corretora.

Características das ações da Gol (GOLL4)

As ações da Gol são negociadas na B3 e possuem as demais características:

A classificação setorial da Gol (GOLL4) segundo as informações disponibilizadas na B3 é: Bens Industriais / Transporte / Transporte Aéreo.

Além disso, o segmento de listagem da Gol na bolsa de valores é o Nível 2

Suas ações oferecem Tag Along de 100% PN, além de free float de 48,2%.

Como ganhar dinheiro com as ações da Gol (GOLL4)?

goll4 1

De início, é válido compreender que existem diversas maneiras de obter lucro com as ações da Gol na bolsa de valores

Entre essas maneiras, poderia ser incluído o pagamento de dividendos. Entretanto, a empresa não possui em seu histórico uma distribuição recorrente de seus lucros.

Sendo assim, o investidor poderá adquirir múltiplos vantajosos através da comercialização de suas ações por um valor superior que o adquirido anteriormente. 

Além do mais, é importante que o acionista fique atento a algumas questões que possibilitam a realização de investimentos com uma maior segurança. 

Dentre essas questões, é viável considerar a diversificação de ativos, gerando uma carteira que possua renda fixa e renda variável.

Vale lembrar que, antes de realizar a aquisição de uma ação, é relevante analisar a sua liquidez, rentabilidade e segurança.

Para o perfil do investidor de longo prazo e seus objetivos, obter uma boa rentabilidade pode ser mais viável do que a busca por uma alta liquidez. 

Entretanto, priorizar alta liquidez ou rentabilidade dependerá dos objetivos pessoais do potencial acionista.

Vale a pena investir na Gol (GOLL4)?

A Gol (GOLL4) é uma das principais companhias do setor aéreo atuando em território nacional. A empresa concentra grande parte de suas rotas e operações em território nacional, visto que o Brasil possui um amplo mercado doméstico.

Além disso, a Gol sempre busca melhorar sua estrutura de custo, alcançando uma diminuição de custos, em comparação aos resultados de seus concorrentes.

Entretanto, a empresa possui uma baixa diversificação global, dado que grande parte de suas rotas estão dentro do Brasil. 

Dessa forma, antes de definir qual será a ação que você irá investir seu capital, é importante realizar uma análise fundamentalista para verificar todos os indicadores da companhia. 

Assim, será possível analisar se seus investimentos estão sendo executados de forma prudente, seja com a Gol (GOLL4) ou com outra empresa que faça parte da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *