Home Blog Golpe do empréstimo: saiba como identificar!

Golpe do empréstimo: saiba como identificar!

impostos

Parte da educação financeira é não cair em golpes ou tarifas bancárias exorbitantes. Nesse contexto, o golpe do empréstimo é uma das diversas ciladas existentes na internet. Por isso, é preciso saber o passo a passo para identificar falsas oportunidades. 

Muitas pessoas, por desinformação, acabam sendo enganadas por criminosos se passando por instituições financeiras. Por isso, é preciso estar atento para não cair em armadilhas como o golpe do empréstimo.

Como funciona o golpe do empréstimo 

O golpe do empréstimo começa quando uma pessoa solicita um empréstimo ou recebe uma proposta por meio dos aplicativos de mensagens ou de uma ligação.  

Esses falsos funcionários se passam muitas vezes por empresas já consolidadas no mercado. E, para ganhar a confiança da vítima, fazem uma coleta de dados que incluem diversos documentos pessoais e endereço. 

Após isso, ela recebe o aviso de que o empréstimo falso foi aprovado, porém só pode ser liberado a partir do pagamento de uma pequena taxa. 

Esse valor é, na verdade, roubado da vítima. Para isso, eles utilizam diversos termos: 

Como identificar um golpe do empréstimo 

É preciso deixar claro como funcionam os empréstimos em empresas sérias: todas as taxas de manutenção e os juros são embutidos no valor final do empréstimo 

Nesse sentido, nenhuma instituição solicita pagamentos anteriores à concessão financeira. 

Estar alerta a alguns sinais é, portanto, a melhor forma de se prevenir aos golpes financeiros: 

  1. Checar o banco ou instituição; 
  2. Conferir se a empresa possui um site ou se é uma tentativa de phishing; 
  3. Procurar pelo nome da empresa em sites de reclamação; 
  4. Desconfiar de contatos fora do horário comercial;
  5. Duvidar de ofertas por telefone e redes sociais; 
  6. Desconfiar de prazos muito longos e juros muito baixos.

Como o golpe do empréstimo é aplicado? 

Por meio de programas de computador, os golpistas coletam e-mails, números de telefone ou redes sociais de milhares de pessoas.  

Golpe do empréstimo pelo Facebook  

Por meio do Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, os criminosos enviam as falsas ofertas de empréstimo. O maior risco dessa rede social é que ela possui diversos dados íntimos que muitas vezes ficam abertos para todo o público.  

Desse modo, fica mais fácil descobrir os hábitos de consumo, locais frequentados e estilo de vida da vítima, e assim preparar uma oferta de golpe ainda mais elaborada. 

Golpe do empréstimo pelo WhatsApp 

Por meio de um programa de computador, milhares de mensagens são disparadas automaticamente para vários números de todo o país. 

É importante sempre desconfiar de tipo de abordagens não usuais e questionar como o número de telefone foi obtido pela suposta empresa. 

Para não cair no golpe do empréstimo consignado ou outros do tipo, fique atento e sempre peça um tempo para pensar na proposta e pesquisar sobre a empresa citada. Caso o suposto funcionário lhe ofereça uma proposta irrecusável e limitada, já comece a desconfiar. 

Para facilitar, procure instituições financeiras pessoalmente se o empréstimo for um interesse. Existem várias com diferentes propostas e taxas para se adequar às suas necessidades. 

Antes disso, pesquise por diferentes formas de pagamento de dívidas ou reservas financeiras. Para quem está com altos débitos, o reescalonamento de dívidas é uma alternativa bastante favorável. 

Medidas preventivas são as melhores opções para quem não quer cair em armadilhas como o golpe do empréstimo. Portanto, estar bem informado é a melhor arma contra golpes e prejuízos financeiros. Mais conteúdos? Acompanhe a nossa carta com diversos insights valiosos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *