Golpes financeiros: saiba como evita-los

golpes financeiros

Não é de hoje que a sociedade precisa se esquivar dos golpes financeiros. Com o advento da internet, as fraudes também surgiram com novas formas de ludibriar, quer seja no mundo real, quer seja no mundo virtual.

Com o bombardeio de informações fica cada vez mais difícil diferenciar o que é verdadeiro do falso. Promessas de emprego, brindes, plano de saúde grátis e até dinheiro rápido e fácil. Existem milhares de golpes financeiros e em sua maioria, são crimes realizados virtualmente.

O conhecido conto do vigário agora acontece na palma de nossas mãos e os estelionatários só precisam de alguns cliques para realizar mais golpes financeiros no Brasil.

Saidinha de banco

Essa modalidade de crime já é conhecida pela sua alta frequência, acontecendo assim que é realizado um saque em uma instituição financeira ou caixa eletrônico.

Existem algumas dicas que podem ajudar a não sofrer esse tipo golpe:

  • Evitar sacar grandes quantias;
  • Escolha agências movimentadas;
  • Não siga uma rotina de frequência no banco.

Golpe do bilhete premiado

Geralmente, o golpe acontece com uma simulação de que alguém com pouca instrução teria acabado de saber que ganhou uma premiação, mas precisa de ajuda para chegar à agência e realizar o saque.

Depois, é oferecido a vítima a falsa oportunidade de ganhar parte do valor ou até integralmente. Em troca, é preciso que se entregue um valor determinado para comprar o determinado bilhete.

Esse crime é mais comum de ser executado com pessoas idosas.

Golpe do empréstimo

Neste caso, o contato é feito com a vítima através de redes sociais e são oferecidas propostas de empréstimos rápidos e com taxas menores do que o mercado oferece.

Dessa forma, o golpista solicita um depósito inicial para que seja liberado o valor do empréstimo.

Falso auxiliar de banco

Nesse golpe, os criminosos fazem alterações na caixa do banco para que a vítima solicite ajuda de um funcionário.

Mas nesse caso, é um falso funcionário, que fingindo auxiliar o cliente, captura a senha e o cartão para fazer saques e compras no nome da vítima.

Golpes financeiros no whatsapp

Os golpes mais comuns da atualidade acontecem por meio do Whatsapp devido ao seu contato direto e rápido com a vítima, além da fácil disseminação.

O recomendado é conferir a veracidade das informações antes de abrir links ou repassar suas informações pessoais e bancárias.

Kit’s de beleza

São oferecidos kits de produtos de beleza através de um simples clique em um site. Nele, são colhidas informações como: nome completo, CPF e, muitas vezes, endereço residencial.

Vagas de emprego

São enviadas propostas de empregos em que o trabalhador precisa fazer um depósito de um valor determinado para fazer capacitação antes de entrar no emprego, com a promessa de garantia.

Outra modalidade também é cobrado um valor para assegurar uma preferência em uma vaga.

Dicas de prevenção aos golpes financeiros

É preciso desconfiar sempre de ofertas de dinheiro fácil e ficar alerta em alguns sinais indicativos de ações de estelionatários.

  • Não aceitar ajuda de estranhos em bancos;
  • Não fazer transferência ou depósito para desconhecidos;
  • Não fornecer ou confirmar dados pessoais;
  • Não guardar o cartão juntamente com a senha;
  • Desconfiar de ofertas de dinheiro rápido e fácil.

Criar uma atenção para esses sinais ajuda a escapar de golpes financeiros, principalmente para a terceira idade, que costuma ser o maior alvo para os criminosos.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos