Conheça os hábitos de consumo dos seus clientes em 5 dicas!

habitos de consumo

O objetivo principal de uma pesquisa de mercado é detectar os hábitos de consumo de uma parcela de indivíduos. Para as empresas, essas informações representam oportunidades para o desenvolvimento de estratégias de atuação.

Por isso, antes de qualquer lançamento ou alteração de produtos e serviços, é importante entender os hábitos de consumo dos clientes. Assim, conseguindo prevenir o desperdício de esforços e recursos financeiros.

O que são hábitos de consumo?


Os hábitos de consumo são informações sobre o comportamento do consumidor. Conhecê-los é importante para que as empresas consigam tomar decisões de forma mais eficiente e estratégica.

Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de hábitos de consumo, que busca saber como, quando, onde e por que o público interage com a marca.

Como funcionam as pesquisas de hábitos de consumo?

As pesquisas de hábitos de compra servem para reforçar ou alterar as decisões de empreendedores em seu negócio. Isso ocorre, pois elas fornecem informações que potencializam o resultado de suas ações.

Suas perguntas buscam entender:

  • Como os consumidores agem;
  • Quais os fatores que influenciam suas decisões de compra;
  • De que forma eles costumam comprar certos produtos;
  • Quais os meios mais utilizados para o acesso à marca;
  • Quanto estão dispostos a pagar por um produto/serviço;
  • Qual a frequência de consumo.

Ou seja, entender mais sobre os hábitos dos consumidores representa esclarecer os esforços necessários para a eficiência das ações de uma empresa.

Por que é importante saber sobre os hábitos dos clientes?

O único caminho para fidelizar um cliente é conhecê-lo bem e atender suas necessidades. Para isso, é preciso compreender seus objetivos, desejos e demais informações sobre seu tipo de consumo.

Assim, ficando mais fácil estabelecer estratégias de atuação que o façam se sentir especial e bem atendido.

São vários os perfis de consumidores e conhecê-los significa estar mais preparado para oferecer um serviço adequado.

Mesmo com algumas exceções, na maioria das vezes, são as empresas que precisam se adaptar aos clientes.

Por isso, é importante investir no relacionamento com o cliente, criando vínculos e aumentando consequentemente seus rendimentos.

Quais os fatores que influenciam o comportamento do consumidor?

Diversas áreas mentais e emocionais são responsáveis por influenciar o comportamento de consumo dos indivíduos. Confira quais são elas:

1. Cultura:

Conjunto de valores, percepções e preferências adquiridos através da vida em sociedade. Essas características variam de acordo cada subcultura, como:

●  Religiões;

●  Grupos étnicos;

●  Regiões geográficas.

Esses fatores possuem influência direta na percepção de alguns indivíduos sobre algumas marcas e produtos.

2. Posição social

A forma de participação dentro da sociedade, relacionada aos papéis assumidos em cada área. Elas podem ser entendidas como grupos de referência comportamental, como a família, colegas de trabalho e também as sociedades religiosas.

3. Particularidades

Características pessoais da vivência de cada indivíduo, como:

  • Idade e estágio de vida;
  • Ocupação;
  • Condição financeira;
  • Personalidade.

O conjunto desses fatores desenvolve o padrão de vida de cada um, sendo expressado por meio de atividades e interesses de compra.

4. Fatores psicológicos

Os desejos e necessidades que levam o consumidor a fazer determinadas escolhas de consumo.

É possível que cada indivíduo desenvolva sua própria percepção, podendo filtrar quais os estímulos que realmente fazem sentido no momento.

Conseguindo, por meio dessa mudança de comportamento, desenvolver um melhor autocontrole.

Quando fazer uma pesquisa de hábitos de consumo?

Conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes é uma atitude indicada para qualquer tipo de negócio. Isso porque são essas informações que representam a geração de receita de uma empresa.

Por isso, independente do porte, todas as empresas devem fazer uma pesquisa no mercado de consumo.

No caso de empresas iniciantes, com produtos ou serviços não existentes no mercado, os hábitos dos consumidores são ainda mais relevantes.

Isso porque são essas informações que servirão como segurança para o lançamento do negócio.

Já para os empreendedores que decidem por um mercado já estabelecido, esses dados podem ajudar na diferenciação dentre os concorrentes.

Como descobrir os hábitos de consumo dos clientes?

As perguntas feitas no questionário de hábitos de consumo variam de acordo com os objetivos da empresa.

No entanto, alguns fatores acabam se repetindo na maioria dessas investigações, como:

  • Caracterização: informações específicas sobre classes, faixas etárias, sexos e demais grupos;
  • Percepção da marca: de qual modo o consumidor e as pessoas em sua volta avaliam a empresa e seus produtos e serviços oferecidos;
  • Formas de pagamento: como o cliente prefere pagar pelo produto ou serviço, quais os meios mais utilizados etc;
  • Frequência de compra: a recorrência de uso de determinados produtos ou serviços pelo indivíduo;
  • Acesso de preferência: onde o cliente faz as compras, sendo na internet ou em estabelecimentos físicos.

As respostas dessas perguntas servirão para orientar o posicionamento do negócio e a possível revisão de estratégias de atuação.

Por isso, avalie cada um dos pontos e desenvolva outros que façam sentido para os objetivos do negócio. Assim, a pesquisa sobre os hábitos de consumo pode ficar ainda mais eficiente e representar o aumento de resultados para a empresa. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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