Home broker: entenda o que é e como funciona essa ferramenta!

home broker

O mercado de uma forma geral se mantém em constante ebulição, com inovações e mudanças, geralmente, derivadas da tecnologia. Nesse contexto, as corretoras de valores são peças de grande fomentação do investimento, por conta do home broker.

O que é o home broker?

É uma plataforma de investimentos em renda variável que direciona os papéis (ações) de empresas que estão com capital aberto na bolsa de valores.

Com isso, é possível adquirir e vender ações das mais diversas empresas, além, de acompanhar os valores atualizados de cada ação.

Posteriormente, é comum a dúvida de qual o melhor home broker, na verdade, cada corretora apresenta o seu sistema, com layouts (design) diferentes e praticidades.

Ou seja, o melhor vai de cada perfil de investidor, por vezes, alguns são mais complexos e outros tem o seu uso facilitado.

Entretanto, algo que se deve atentar é para o custo pago nas operações do home broker, já que, para operar na bolsa de valores, geralmente, as corretoras de valores cobram taxas de corretagem e em alguns casos:

  • Taxa de custódia;
  • Emolumentos (devido aos lucros).

Antes de entrar em detalhes sobre qual é a real precificação ou custo do home broker se faz necessário entender a diferença da mesa de operações.

A mesa de operação é nada mais do que uma assessoria, se no home broker o cliente que escolhe e realiza, na mesa um assessor realiza o processo de compra.

Nesse caso, é comum que bancos e instituições financeiras tenham uma mesa de operações para auxiliar os clientes na questão da bolsa de valores, e obviamente, cobrar por esse serviço.

Como funciona o home broker?

O home broker funciona por meio de um sistema virtual disponível em uma corretora de valores. O sistema permite que pessoas invistam em ações disponíveis na bolsa de valores, além disso, é uma maneira de acessar, comprar e controlar essas ações.

Quanto custa?

Com as mudanças no mercado financeiro, na economia e tecnologia, é muito comum ver novas plataformas surgindo, casas de corretagem e afins, mas, algo que é unanime, a gratuidade do home broker.

O home broker grátis, é algo padrão, na maioria das vezes, as casas de corretagem te dão acesso gratuito as plataformas e a própria criação de contas (claro, geralmente, com a questão burocrática e solicitação de documentos).

Por isso, é comum que o valor do home broker seja categorizado por valores agregados, ou seja, usar para comprar determinada ação, será cobrado uma taxa (corretagem) sobre a compra, mas não sobre o uso do home broker.

Vale lembrar que o recomendado para chegar no melhor home broker ou melhor casa de corretagem, é necessário:

  • Conhecer as plataformas disponíveis;
  • Pesquisar os custos que envolvem aquele investimento;
  • Abrir conta em mais de uma casa de corretagem (se necessário);
  • Comparar os preços e benefícios.

Quais são as vantagens?

O home broker é uma ferramenta potente que serve para investir na bolsa ao comprar ações (no caso, comprar os papéis daquela empresa). Mas, além disso, o home broker serve também para:

  • Comodidade: não é necessário se deslocar para realizar a compra ou venda de ações;
  • Agilidade: comprar ações e outros investimentos de renda variável de qualquer lugar sem a necessidade de intermediários, assessores ou instituições bancárias;
  • Diversificação: através do home broker, é possível comprar mais de uma ação e assim, diversificar;
  • Praticidade: é uma forma não tão complexa de investir na bolsa;
  • Segurança: investir de forma segura é uma potencialidade essencial de todo home broker, oferecer sigilo, não requisitar repasse de dados, entre outros.

Por fim, o home broker é uma ferramenta muito importante para quem busca ter autonomia nos investimentos de renda variável (bolsa de valores e ações). Por isso, é importante que o investidor busque aquele que mais condiz com a sua realidade. Assine a newsletter para receber conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos