Home Blog Home broker: entenda o que é e como funciona essa ferramenta!

Home broker: entenda o que é e como funciona essa ferramenta!

home broker

O mercado de uma forma geral se mantém em constante ebulição, com inovações e mudanças, geralmente, derivadas da tecnologia. Nesse contexto, as corretoras de valores são peças de grande fomentação do investimento, por conta do home broker.

O que é o home broker?

É uma plataforma de investimentos em renda variável que direciona os papéis (ações) de empresas que estão com capital aberto na bolsa de valores.

Com isso, é possível adquirir e vender ações das mais diversas empresas, além, de acompanhar os valores atualizados de cada ação.

Posteriormente, é comum a dúvida de qual o melhor home broker, na verdade, cada corretora apresenta o seu sistema, com layouts (design) diferentes e praticidades.

Ou seja, o melhor vai de cada perfil de investidor, por vezes, alguns são mais complexos e outros tem o seu uso facilitado.

Entretanto, algo que se deve atentar é para o custo pago nas operações do home broker, já que, para operar na bolsa de valores, geralmente, as corretoras de valores cobram taxas de corretagem e em alguns casos:

  • Taxa de custódia;
  • Emolumentos (devido aos lucros).

Antes de entrar em detalhes sobre qual é a real precificação ou custo do home broker se faz necessário entender a diferença da mesa de operações.

A mesa de operação é nada mais do que uma assessoria, se no home broker o cliente que escolhe e realiza, na mesa um assessor realiza o processo de compra.

Nesse caso, é comum que bancos e instituições financeiras tenham uma mesa de operações para auxiliar os clientes na questão da bolsa de valores, e obviamente, cobrar por esse serviço.

Como funciona o home broker?

O home broker funciona por meio de um sistema virtual disponível em uma corretora de valores. O sistema permite que pessoas invistam em ações disponíveis na bolsa de valores, além disso, é uma maneira de acessar, comprar e controlar essas ações.

Quanto custa?

Com as mudanças no mercado financeiro, na economia e tecnologia, é muito comum ver novas plataformas surgindo, casas de corretagem e afins, mas, algo que é unanime, a gratuidade do home broker.

O home broker grátis, é algo padrão, na maioria das vezes, as casas de corretagem te dão acesso gratuito as plataformas e a própria criação de contas (claro, geralmente, com a questão burocrática e solicitação de documentos).

Por isso, é comum que o valor do home broker seja categorizado por valores agregados, ou seja, usar para comprar determinada ação, será cobrado uma taxa (corretagem) sobre a compra, mas não sobre o uso do home broker.

Vale lembrar que o recomendado para chegar no melhor home broker ou melhor casa de corretagem, é necessário:

  • Conhecer as plataformas disponíveis;
  • Pesquisar os custos que envolvem aquele investimento;
  • Abrir conta em mais de uma casa de corretagem (se necessário);
  • Comparar os preços e benefícios.

Quais são as vantagens?

O home broker é uma ferramenta potente que serve para investir na bolsa ao comprar ações (no caso, comprar os papéis daquela empresa). Mas, além disso, o home broker serve também para:

  • Comodidade: não é necessário se deslocar para realizar a compra ou venda de ações;
  • Agilidade: comprar ações e outros investimentos de renda variável de qualquer lugar sem a necessidade de intermediários, assessores ou instituições bancárias;
  • Diversificação: através do home broker, é possível comprar mais de uma ação e assim, diversificar;
  • Praticidade: é uma forma não tão complexa de investir na bolsa;
  • Segurança: investir de forma segura é uma potencialidade essencial de todo home broker, oferecer sigilo, não requisitar repasse de dados, entre outros.

Por fim, o home broker é uma ferramenta muito importante para quem busca ter autonomia nos investimentos de renda variável (bolsa de valores e ações). Por isso, é importante que o investidor busque aquele que mais condiz com a sua realidade. Assine a newsletter para receber conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *