5 dicas para realizar uma inauguração de loja com sucesso

espirito empreendedor 1

Quem tem um negócio sabe a importância de iniciar as atividades com o pé direito, por isso, a inauguração de loja deve ser pensada para ter o impacto mais positivo possível.

Mas, para que esse impacto seja gerado, o processo de inauguração de loja deve ser feito de forma estratégica, gerando uma euforia no público presente e nas redes sociais.

A inauguração de loja é o momento em que o público geral toma conhecimento sobre determinado estabelecimento comercial, mas não necessariamente precisa ser feita no início das atividades da loja.

Portanto, o processo de abertura de loja, para obter sucesso, não é simplesmente convidar pessoas para o primeiro dia das atividades comerciais do empreendimento.

Dicas para realizar inauguração de loja

Agora que você, provavelmente, já entende melhor a necessidade e objetivo de fazer inauguração de loja, é necessário estar atento a algumas dicas para inauguração de loja, que podem tornar o evento um sucesso.

  • Forte presença nas redes sociais;
  • Parceria com digital influencer;
  • Organizar evento de abertura;
  • Promoções exclusivas para o dia;
  • Estratégia de fidelização dos clientes.

1. Forte presença nas redes sociais

Independente do modelo de negócio, estar presente é um pré-requisito básico para praticamente todas as empresas hoje em dia.

Alimentar a suas redes sociais e começar a atrair a atenção de um público é muito importante, mesmo antes da inauguração da loja.

Portanto, invista em marketing de conteúdo para atrair a atenção e ganhar credibilidade de um público alvo, e assim, quando iniciar a campanha de divulgar inauguração, o alcance dos seus anúncios será muito maior.

2. Parceria com digital influencer

Para divulgar inauguração de loja, além da própria rede social do negócio, é interessante buscar por algum digital influencer que tenha capacidade de exercer influência sobre o público alvo da sua loja.

Dessa forma, além de divulgar sua loja e o evento de inauguração, a presença do digital influencer no dia da abertura pode atrair mais pessoas até o local.

O contato com o influencer pode trazer resultados positivos para além da inauguração, principalmente se ele continuar se posicionando como um consumidor da loja.

3. Organizar evento de inauguração

Primeiramente, é preciso ressaltar que evento de abertura não precisa ocorrer assim que as atividades do negócio forem iniciadas.

É natural que, principalmente nos primeiros dias, mesmo já recebendo clientes, a loja não esteja completamente pronta e com a identidade visual ideal.

Por isso, é interessante deixar para que o evento de inauguração ocorra quando a loja estiver pronta de fato.

Para organizar o evento, é necessário levar em consideração o público alvo, se colando no lugar do consumidor e imaginando que tipo de evento o atrairia para o seu espaço.

É necessário fazer perguntas do tipo:

  • Quem é o meu consumidor ideal?
  • O que ele está buscando aqui na loja?
  • Que tipo de experiência é relevante para ele?

Essas não são as únicas perguntas que devem ser feitas, mas começar por estes questionamentos vai ajudar a entender o melhor caminho a seguir.

4. Promoções exclusivas para o dia

Um boa razão para que o consumidor saia de casa para participar do evento de inauguração da sua loja, são promoções exclusivas do grande dia.

Ao inaugurar uma loja, uma das estratégias mais comuns é disponibilizar preços atrativos para incentivar os consumidores.

No dia de inauguração, principalmente, esta estratégia é muito bem vinda. É interessante utilizá-las em produtos de baixo custo e alto consumo, principalmente aqueles que podem ser consumidos ainda dentro do estabelecimento.

Mesmo que seu negócio não trabalhe com alimentos e bebidas, para abrir uma nova loja e otimizar os resultados do dia da inauguração, é interessante implementar com esses produtos.

5. Estratégia de fidelização de cliente

Se o consumidor foi até sua loja para a inauguração e ainda consumiu algum produto, ele está mais que pronto para ser fidelizado.

Portanto, é interessante colher e-mails e números de celular, para começar a construir uma base de clientes qualificados e trabalhar intensivamente para fidelizá-los.

Ao abrir uma loja, é necessário aumentar sua visibilidade, portanto, uma forma eficiente de fidelizar os clientes e divulgar organicamente seu negócio, é desenvolver uma estratégia de marketing referral.

Disponibilize cupons, promoções, e outras estratégias em geral para fazer que os clientes indiquem sua loja para amigos e familiares, e assim ganhem desconto.

Desta forma, além de divulgar a sua loja, os clientes estarão mais propensos a consumir novamente.

Portanto, é possível perceber que a inauguração de loja é uma ótima forma de iniciar as atividades de um negócio, atraindo consumidores qualificados e desenvolvendo estratégias para alcançar um público ainda maior.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos