Indicador TRIX: entenda o que é e como funciona!

INDICADOR TRIX

O Indicador TRIX é uma ferramenta comumente usada entre investidores adeptos a análise técnica.

O Indicador Média Móvel Exponencial Tripla, ou Indicador TRIX, é capaz de rastrear tendências no mercado e também atuar como um oscilador.

Portanto, pode ser interessante para o investidor que opera na bolsa de valores conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade do TRIX.

O que é o indicador Trix?

O indicador TRIX trata-se de um indicador de análise técnica que funciona tanto como um rastreador de tendência, quanto como um oscilador. 

Isso porque o TRIX é capaz de identificar a força de uma tendência, por meio do registro das oscilações de preço dos ativos. Além disso, o TRIX pode determinar mercados em condições de sobrecompra ou sobrevenda.

Como usar o indicador TRIX?

O TRIX possui três tipos de uso, são eles:

  • Oscilador;
  • Rastreador de tendências;
  • Indicador de compra e venda.

TRIX como oscilador

O indicador TRIX oscila em torno de zero, isso significa que quanto mais distante desse valor um ativo estiver, maior a sua situação de sobrecompra ou sobrevenda. Isso é indicado pelos valores positivos e negativos.

O valor positivo sinaliza um ativo em sobrecompra, enquanto um valor negativo indica a situação de sobrevenda.

TRIX como rastreador de tendência

Nesse caso, as oscilações positivas do TRIX significam que a tendência está se fortalecendo, enquanto as oscilações negativas representam o enfraquecimento da tendência.

TRIX como indicador de compra e venda

Também usa-se o TRIX como sinalizador para uma operação de compra e venda de um ativo. 

O sinal de compra acontece quando o indicador avança para cima da linha zero, enquanto o de venda ocorre quando o indicador cruza para baixo da linha zero. 

Entretanto, vale lembrar que a decisão efetiva de compra ou venda de qualquer ativo parte do investidor. 

Ou seja, o indicador pode auxiliar na tomada de decisão como uma ferramenta técnica, mas o investidor pode levar em consideração diversos outros fatores antes de tomar uma ação sobre o ativo.

Além disso, o TRIX opera fundamentalmente como um indicador de análise técnica.

O que é a análise técnica?

INDICADOR TRIX 2 1

A análise técnica, também conhecida como análise gráfica, trata-se de um meio de entender as oscilações na cotação das ações por meio da análise de gráficos e dados. Esse método tem como intuito identificar quais são as tendências das ações no mercado. 

Ou seja, considera-se a análise técnica como a observação do comportamento dos preços de uma ação no mercado.

Além disso, esse tipo de estudo é voltado para operações de curto prazo, por isso, a maior parcela de investidores que utilizam esse método são day traders.

O que é Day Trade?

O day trade trata-se de um processo de venda e compra de ações em curtos prazos de tempo. Esse método é direcionado a operações em renda variável, como o investimento em ações, câmbio e fundos imobiliários

O objetivo de quem opera day trade é lucrar sobre a queda ou alta de uma ação. Esses operadores são denominados Traders, profissionais especializados na modalidade do day trade.

Como o Indicador TRIX funciona?

O indicador TRIX opera por meio das médias móveis, ou seja, ele calcula a média dos preços do ativo nos últimos períodos.

Médias móveis

As médias móveis são as médias em movimento. Isso significa que os dados recolhidos anteriormente são descartados, à medida que dados mais recentes tornam-se disponíveis. Isso causa a mobilidade da média.

Exemplo de como a média móvel simples funciona

Supondo que um investidor esteja analisando uma média móvel simples (MMS) de 4 dias e sua oscilação num período de 3 dias, com os preços diários de fechamento sendo: 7,8,9,10,11,12,13.

Desse modo:

  • Primeiro dia da MMS de 4 dias: (7 + 8 + 9 + 10 + 11) / 4 = 11,25
  • Segundo dia da MMS de 4 dias: (8 + 9 + 10 + 11 + 12) / 4 = 12,5
  • Terceiro dia da MMS de 4 dias: ( 9 + 10 + 11 + 12 + 13) / 4 = 13,75

Com a eliminação de alguns preços no decorrer dos dias, o valor da média móvel se moveu, ou seja, sofreu alteração.

Entretanto, o TRIX utiliza três médias móveis exponenciais, uma sobre a outra. Ao trabalhar com essas três médias, o TRIX pode eliminar as pequenas variações (também conhecidas como ruídos) presentes nos dados.

O TRIX atrela três médias móveis seguinte forma:

  • Primeira média móvel: calcula-se essa média a partir do preço;
  • Segunda média móvel: calculada a partir da primeira média móvel;
  • Terceira média móvel: calculada a partir da segunda média móvel.

Logo, essa sobreposição pode gerar uma curva mais suavizada, isto é, capaz de eliminar qualquer variação brusca no gráfico. Ou seja, o indicador TRIX atua com uma proteção contra o ruído.

Vale a pena utilizar o indicador TRIX?

O indicador TRIX  funciona como um indicador auxiliar na análise de investimento. Ou seja, com suas habilidades de oscilador e rastreador de tendências, o TRIX pode indicar ao investidor o melhor momento para realizar uma operação.

No entanto, pode ser interessante para o investidor diversificar o uso de indicadores e não utilizar apenas o TRIX. Além disso, não recomenda-se o uso da análise técnica como único indicador, o ideal seria aliá-lo à análise fundamentalista.  

Contudo, vale destacar que cabe ao investidor optar ou não pelo uso do indicador TRIX. O ideal é que essa decisão seja baseada no seu perfil de investidor e nos seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.

Como utilizar o indicador TRIX?

O indicador Trix pode ser utilizado como Oscilador, Rastreador de tendências e Indicador de compra e venda.

Qual a função do indicador TRIX?

O TRIX funciona como um indicador que auxilia na análise de investimento. Isso pois ele opera como oscilador e rastreador de tendência.

Quando usar o indicador TRIX?

Usa-se o indicador TRIX em um momento de análise sobre decisões de compra e venda de ações. Isso porque ele é capaz de identificar tendências nos preços dos ativos.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos