Home Blog Informes de rendimentos: saiba para que ele serve e onde retirar o seu

Informes de rendimentos: saiba para que ele serve e onde retirar o seu

informe de rendimento2

Quando você for fazer sua declaração de renda, certamente, os informes de rendimentos auxiliará a provar os ganhos perante a receita federal.

Os informes de rendimentos são de total responsabilidade do empregador ou fonte pagadora, ele deve ser entregue às pessoas remuneradas dentro de um prazo estabelecido. Estar ciente sobre essa atividade, é importante para exercitar a educação financeira!

Para que serve o informe de recebimentos?

informes-de-rendimentos

O informe de recebimentos é um documento que precisa ser cedido pela fonte pagadora ao contribuinte. Neste documento irá constar seus recebimentos em determinado ano base, e isso será necessário para fazer a declaração do imposto de renda.

Os informes de rendimentos para o imposto de renda é de extrema importância. Porque assim, a receita federal pode cruzar as informações fornecidas entre os vendedores e compradores, e então, identificar alguma irregularidade.

Portanto, se a receita federal confrontar as declarações e identificar divergências, o pagante poderá cair na malha fina.

Como retirar o informe de rendimentos?

Como já dito, o informe de rendimentos é obrigação da fonte pagadora. Mas, caso você necessite, precisará ao menos solicitá-lo.

Informes de rendimentos: empresa

O empregador deve fornecer o informe de rendimentos até o último dia útil de fevereiro.  Caso não tenha feito espontaneamente, você deve solicitar ao responsável na empresa.

A fonte pagadora deve fornecer o informe, independentemente, se a pessoa tem rendimentos tributáveis ou não.

Caso a empresa não forneça o documento no prazo estabelecido ou o entregue com irregularidades nas informações, deverá pagar uma multa fixa por documento.

 Informe de rendimentos: bancos

Os informes de rendimentos de bancos deve conter informações como:

  • Valores depositados na conta corrente;
  • Valores depositados na poupança;
  • Rendimentos da caderneta;
  • Títulos de capitalização;
  • Saldos e rendimentos de aplicações financeiras.

O informe de rendimentos pode ser disponibilizado pelo banco através de meios digitais, não necessariamente precisando também ser enviado por correio, ao não ser que o cliente solicite.

Para conseguir o informe de rendimentos pela internet, no caso do Banco do Brasil por exemplo, basta entrar no Internet Banking e buscar por “informe imposto de renda – rendimentos”.

A maioria dos bancos e instituições financeiras também disponibilizam o acesso ao informe de rendimentos dessa forma.

Informes de rendimentos: INSS

Para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a consulta do informe de rendimentos é disponibilizada através do aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para Android e IOS.

Além do aplicativo, o informe pode ser obtido através do site oficial do INSS.

Fora os meios digitais, o informe de rendimentos pode ser retirado diretamente em uma unidade do INSS. Mas para isso é necessário fazer um agendamento antes no site ou ligando para o telefone “135”.

Informe de rendimentos: corretora de investimentos

Se você investe seu dinheiro por meio de uma corretora em renda fixa, como CDB ou tesouro direto, ela provavelmente te enviará automaticamente o informe de rendimentos.

Entretanto, se você tiver investimentos de renda variável, como FII’s e ações, a corretora não necessariamente te enviará o informe.

Isso porque o recolhimento do imposto sobre renda variável é de responsabilidade do investidor. Apesar desse fato, você pode pelo menos solicitar as notas de corretagem da instituição.

Por fim, vale a pena ressaltar a importância do informe de rendimentos para a anual declaração de imposto de renda. Esta última, se não feita com educação financeira, pode gerar muitas dores de cabeça e até problemas econômicos. Baixe a planilha de planejamento financeiro mensal!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *