Insurtech: o que é e como funciona esse tipo de serviço?

insurtech 2jpg

Na hora de fazer um seguro, é comum que se apresentem diversos empecilhos, o que torna o processo lento. Até mesmo requisitar o seguro por conta de um acidente, pode ser algo moroso. Por isso, surgiu a insurtech.

Como funcionam as insurtechs?

A insurtech funciona como o elo entre startups, tecnologia e seguradoras. Nesse caso, é uma empresa que atua por meio da criação de aplicativos ou plataformas de gestão de dados, servindo para a automaticidade de processos. Com ela,  é possível à contratação de um serviço ou até escolher mais rapidamente quais seguros servem para o perfil do motorista.

O que é insurtech?

A insurtech é uma empresa destinadas a unir a área dos seguros e tecnologia. Essa premissa busca automatizar processos que são burocráticos e que despendem muito tempo ou recurso para todos.

Portanto, as insurtechs buscam tornar esses processos mais ágeis e acessíveis.

Quais os benefícios de uma insurtech?

insurtech

Com as mudanças e avanços tecnológicos, surgem diversas novas startups. E junto à elas, o aprimoramento de modelos de negócio replicáveis e escaláveis.

Um processo muito comum e que surgiu antes mesmo da insurtech foram as fintechs.

A fintech é uma startup que tem a premissa de unir os universos das finanças e da tecnologia.

Por exemplo, os bancos digitais são fintechs que atuam com todos os processos de uma agência física: atendimento, transações e pagamento de boleto, mas no ambiente virtual.

Já as insurtechs ou startup de seguros, buscam dessa fonte de frente tecnológica, mas diferente das finanças, são voltadas para a questão dos seguros e apresentam os seguintes benefícios:

  • App de seguros: a maioria das insurtech são pautadas em aplicativos. Através do app, é possível agilizar processos de vistoria ou análise de sinistros (acidentes);
  • Contratação digital de seguro: os seguros digitais são outra grande novidade nas insurtech. Com a insurtech, é possível fazer o contrato do seguro pelo meio digital, selecionar as condições, repassar informações e firmar contrato, tudo isso de forma ágil;
  • Estabelecer melhor vinculo com o cliente: é possível personalizar o atendimento e, com isso, criar uma maior aproximação com o consumidor. Por despender menos tempo para alguns processos, o investimento em comunicação poderá ser aprimorado;
  • Transformação digital: atualizam os processos que gerenciam uma seguradora, desde o atendimento até mesmo o contrato de seguros. Aquilo que antes levaria mais tempo para se processar, agora pode ser feito quase na perspectiva on demand (sob demanda);
  • Melhor controle dos processos empresariais de uma seguradora: por ser digital, é possível controlar a distância os processos da seguradora e analisar os dados gerados para entender melhor os clientes e utilizar isso para aprimorar serviços.

Além disso, com as insurtechs, se cria uma aura de simplificação dos processos.

Aquilo que antes precisaria contratar uma pessoa especializada em seguros, agora poderá ser feito com um clique, de forma mais dinamizada, com comodidade e, por vezes, mais acessível no quesito do entendimento.

Por fim, a insurtech surge para modificar cada vez mais o mundo dos seguros. Da mesma maneira, como diversas áreas estão dinamizando seus processos através da tecnologia, as seguradoras também. Contudo, todo seguro deve ser analisado com meticulosamente para que ele sirva bem o perfil do consumidor. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos