Home Blog Inteligência competitiva: o que é e porque é tão importante para empresas

Inteligência competitiva: o que é e porque é tão importante para empresas

inteligencia competitiva

Com expansão do comércio digital e a globalização, principalmente tecnológica, a inteligência competitiva é um dos fatores determinantes para que as empresas se destaquem no mercado.

A inteligência competitiva é uma habilidade do empreendedorismo, mas, além disso, vem se tornando um setor essencial dentro das empresas, que precisam estar sempre estudando o mercado e se antecipando em relação a ele.

O que é a inteligência competitiva?

inteligencia-competitiva-2

Inteligência competitiva, por definição, é o resultado do esforço de uma empresa para recolher informações e dados sobre empresas e mercados, e, a partir disso, fazer análises e encontrar soluções disruptivas.

Ao fazer uma análise de concorrência, a equipe de inteligência competitiva pode desenvolver novas soluções que resolvam as “dores” do mercado, que ainda não vêm sendo resolvida pelos os produtos e serviços disponíveis.

Fazer esta análise de mercado, sem dúvidas, vem sendo um fator diferencial para que algumas empresas se destaquem em relação a concorrência e, até mesmo, desenvolvam um novo produto e/ou mercado.

Fontes de informações e dados para a inteligência competitiva

Entretanto, para usar a inteligência de mercado competitiva, da melhor forma possível, é necessário alguns cuidados quanto às fontes de informação, principalmente no que se diz respeito a ética.

Logo, os principais meios de informações e dados que o setor de inteligência competitiva deve extrair do mercado, são:

  • Sites de empresas concorrentes: extrair informações sobre público alvo, preço de produtos e serviços, técnicas de conversões usadas no site, entre outras que possam ser úteis para o desenvolvimento estratégico do seu negócio;
  • Acompanhar lançamentos de produtos, técnicas de marketing e vendas que estão sendo usadas pela concorrência. É importante metrificar, e concluir quais são as técnicas que funcionam melhor, e desenvolver estratégia para otimizar-las;
  • Acompanhar redes sociais: as redes sociais podem ser um veículo de divulgação de eventos e de produtos que ainda não foram lançados, portanto pode ser uma ótima fonte de informações para análise competitiva;
  • Busca online por contratação: ao analisar em quais setores a empresa está abrindo vagas para novos empregos, é possível entender quais são as áreas do negócio que estão recebendo maior investimento;
  • Buscar empresas que trabalham com análise de mercado: normalmente essas empresas possuem uma base de dados muito significativa, que podem ser muito úteis para a gestão de projetos de antecipação e inovação;
  • Acompanhar rede sociais pessoais: o LinkedIn ou Facebook de um CEO, por exemplo, pode ser uma ótima forma de entender o que está sendo estudado por ele e por sua equipe, e o que vem acontecendo na empresa concorrente.

Além dessas formas, que envolvem o digital principalmente, é muito interessante exercitar seu networking, conversar com pessoas de dentro ou de fora do mercado em busca de aprendizados.

Ou seja, como pôde ser visto, existem muitas formas de recolher dados e informações relevantes de uma forma conveniente.

Importância da inteligência competitiva

Como vimos, a inteligência competitiva é uma forma de conhecer melhor as pessoas e as empresas que participam do mesmo mercado que a sua empresa.

Logo, a importância da inteligência competitiva para qualquer negócio pode ser justificada por diversos fatores, como:

  • Minimizar chances de ser surpreendido pela concorrência;
  • Obter aprendizados úteis para o planejamento e desenvolvimento da empresa;
  • Identificar oportunidades de inovação em produtos ou serviços;
  • Aprender com erros e acertos da concorrência, evitando prejuízos desnecessários;
  • Garantir maior sustentabilidade e escalabilidade para o negócio.

A lista de benefícios da inteligência competitiva é muito extensa, não se resumindo a apenas um setor do seu negócio.

Aprender com o mercado e com seus concorrentes é algo essencial para qualquer negócio que quer escalar e se desenvolver de forma sustentável.

Por fim, vale lembrar que a inteligência competitiva é um setor que deve receber muitos investimentos e esforços por parte das empresas. Ao desenvolver essa capacidade, as empresas tendem a desenvolver estratégias cada vez mais eficientes.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle