Home Blog Inteligência financeira: 5 dicas para melhorá-la

Inteligência financeira: 5 dicas para melhorá-la

inteligencia financeira

Algumas pessoas possuem a sorte de nascerem ricas, de obterem fortunas por heranças ou sorteios. Porém, muitas delas acabam perdendo todo o dinheiro devido a falta de inteligência financeira. 

Não possuir inteligência financeira pode causar um estrago que, muitas vezes, é irreversível. Logo, saber utilizar o dinheiro de forma inteligente e empregá-lo corretamente é fundamental para quem quer se desenvolver financeiramente. 

O que é a inteligência financeira? 

A inteligência financeira é o conhecimento usado para saber como lidar com o dinheiro de forma eficiente. Ela é um ramo da educação financeira e quem a possui, consegue perceber possíveis erros e oportunidades financeiras. 

Como desenvolver uma inteligência financeira?

inteligencia-financeira-2

Para quem quer alcançar o sucesso financeiro, é mais do que necessário saber desenvolver uma relação saudável com o seu dinheiro. Para alcançar isso, algumas dicas de inteligência financeira podem ser muito úteis. Algumas delas são: 

1. Pense com a própria cabeça

É muito mais cômodo seguir o senso comum e tomar atitudes sem pensar. Entretanto, às vezes, a maioria das pessoas que falam para investir na poupança ou procurar um concurso público são as mesmas que são infelizes no trabalho e na vida financeira.  

Saber tomar as próprias decisões é fundamental para desenvolver sua maturidade financeira e escolher o que for melhor para sua vida.  

2. Defina metas e objetivos

Ter um sonho de vida não é suficiente para nos motivar. Por mais nobre que seja.  

Quando queremos alcançar uma conquista, é fundamental sabermos onde estamos e onde queremos chegar, ou seja, traçar metas.

Dessa forma, fica mais fácil saber o que é preciso ser feito para chegar onde você deseja. Defina onde quer ir, o primeiro passo a ser tomado e encurtar o processo. 

3. Leia os especialistas

Não existe nada mais gratificante do que aprender com pessoas sábias. Entretanto, muitas delas são completamente inacessíveis, seja por já terem falecido, ou por falarem outras línguas etc.  

Contudo, hoje não existe mais desculpa, pois estão à disposição diversos livros e vídeos de especialistas que compartilham seus erros e acertos no caminho até o sucesso financeiro 

Entre os ótimos canais de educação financeira no Youtube, está o canal da Empreender Dinheiro. 

4. Tenha em mente suas prioridades

É muito fácil se descontrolar financeiramente. Entretanto, quem sabe onde quer chegar, sabe que precisa abrir mão de certas coisas durante o percurso.  

Muitas vezes é necessário deixar de sair com os amigos toda semana ou cortar aquela TV a cabo com 200 canais, mas o resultado é bem mais gratificante.  

Definir prioridades e deixar de lado atitudes que não fazem parte dela é um bom exemplo de inteligência financeira. 

5. Controle seu emocional

Conhecer nossos próprios sentimentos nos ajuda a ter a capacidade de lidar com eles. Uma das maiores dicas de inteligência financeira é cuidar da inteligência emocional, especialmente, da ansiedade financeira.  

Dessa forma, atitudes impulsivas são evitadas, conseguimos ter controle do dinheiro e das ações. Além disso, ter poder sobre as nossas atitudes nos dá confiança para arriscar e perceber oportunidades. 

Seguindo esses passos, fica fácil desenvolver a inteligência financeira, praticar a mudança de hábitos e buscar conhecimento. Por exemplo, você pode começar através do ebook como administrar seu orçamento e começar a investir. 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *