Home Blog Internet Banking: conheça o que é!

Internet Banking: conheça o que é!

internet banking 2

O Internet Banking (IB) é uma ferramenta online dos bancos. Com ele, o cliente não precisa se deslocar até a agência para realizar operações.

São diversas as vantagens do serviço de Internet Banking. Porém, é preciso seguir alguns passos para preservar a sua segurança online.

O Internet Banking funciona como o ambiente bancário, só que na digital. Ou seja, ele possibilita que o cliente realize diversas transações fora da agência.

Como funciona o serviço de Internet Banking?

internet banking

A melhor forma de definir esse tipo de serviço é chamá-lo de banco online. Isso porque o cliente consegue fazer diversas operações bancárias direto do computador.

É comum confundi-lo com o Mobile Banking, o serviço bancário pelo app de celular. Porém, o Internet Banking é exclusivo no site ou plataforma online do banco.

No Internet Banking é possível realizar:

  • Pagamentos de contas e boletos;
  • Recarga de celular;
  • Transferência internacional;
  • Transferências TED e DOC;
  • Consulta de saldo e extrato;
  • Solicitação de serviços e produtos (cartões, upgrade de conta, cheques, financiamentos e empréstimos);
  • Investimentos;
  • Abertura de conta.

Dessa forma, ele acaba sendo bastante vantajoso para os clientes com o tempo apertado ou limitações físicas.

Como faço para utilizar o Internet Banking (IB)?

Para começar a usar os serviços bancários online você deve acessar o site do banco escolhido.

Se você já possui uma conta na instituição financeira, provavelmente só deverá cadastrar uma nova senha para o IB.

Alguns bancos exigem que o cliente compareça na agência para criar essa senha. Essa medida serve para evitar fraudes e garantir que o cliente é quem utilizara a conta online.

Já se você deseja abrir uma conta pelo IB, as condições variam entre cada banco. Geralmente, as instituições solicitam a informação dos dados pessoais e envio de fotos junto aos documentos.

Por isso, vale entrar em contato com seu banco de preferência para saber sobre seu procedimento com o Internet Banking.

Quais as vantagens do Internet Banking (IB)?

O IB proporcionou que clientes pudessem evitar as enormes filas dos bancos para realizar transações bancárias. Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios desse tipo de serviço.

Uma grande diferença de usar o banco pela internet para suas finanças é a visibilidade dos gastos. Ou seja, com o rápido acesso ao seu saldo na conta, além dos gastos diários, é possível observar melhor seus hábitos de compra.

Isso ajuda bastante na criação do planejamento financeiro e evita que você precise anotar todos os seus gastos, um por um.

Entre as maiores vantagens do Internet Banking, estão:

  • Praticidade;
  • Economia de tempo;
  • Facilitação de pagamentos;
  • Segurança.

Ao utilizar um serviço bancário sem sair de casa, além de tempo, você economiza dinheiro. Isso porque quando saem de casa, as pessoas costumam gastar com transporte e alimentação.

Além disso, o tempo que você antes gastava indo ao banco, pode ser utilizado na produção de alguma renda extra, por exemplo.

Devo ter cuidado ao usar o Internet Banking?

A adaptação dos serviços bancários à internet proporcionou diversos benefícios para os clientes. Entretanto, existem pessoas que ainda ficam com um pé atrás quanto a segurança desse tipo de serviço.

É claro que, como qualquer serviço, o IB possui alguns riscos. Porém, se bem utilizado, é definitivamente mais seguro que o banco físico.

Entre algumas medidas de segurança que devem ser tomadas no uso do Internet Banking, estão:

  • Manter o antivírus sempre atualizado;
  • Acessar somente em dispositivos confiáveis;
  • Conferir o certificado de segurança do site (cadeado verde antes do link);
  • Se desconectar após o uso;
  • Desconfiar de e-mails com o nome do banco;
  • Trocar periodicamente a senha de acesso.

Assim, você poderá aproveitar todas as vantagens do Internet Banking garantindo sua segurança e comodidade. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *