Home Blog Investidor de Valor: confira como obter sucesso investindo

Investidor de Valor: confira como obter sucesso investindo

Investidor de valor 1

Saber interpretar um balanço patrimonial e os dados financeiros que as empresas divulgam é o que um investidor de valor busca no momento em que escolher suas ações ou decidi se deve comprar/vender.

Portanto, o investidor de valor é a pessoa que busca atuar se baseando em análises fundamentalistas e estratégicas, para conseguir um retorno financeiro ao aplicar seu dinheiro em ações.

O que é ser um investidor de valor?

Geralmente, o investidor de valor é aquele que pensa a longo prazo. Ou seja, estabelece um plano de investimentos para que, futuramente, colha os frutos das aplicações que realizou no decorrer do tempo.

O termo inglês “Value Investor” que traduzido para o português significa “investidor de valor”, foi desenvolvido pelo investidor americano Benjamin Graham. Este, criou estratégias e métricas para quem deseja aumentar seu capital financeiro através da valorização e compra de papéis de empresas que estão abaixo do custo na Bolsa de Valores.

Pois, ao aplicar dinheiro em ações que estão desvalorizadas, o investidor poderá conseguir um maior retorno financeiro com os dividendos da empresa.

Como se tornar um investidor de valor?

Para investidores iniciantes o ideal é começar a aplicar em ações de risco baixo, com é o caso de ETFs e de fundos imobiliários e títulos de renda fixa. Pois, como ainda estão se familiarizando com o ritmo de compra e venda de ativos financeiros, pode ser arriscado iniciar investindo em aplicações que exigem mais conhecimento sobre o mercado.

Já o investidor de valor conhece bem o mercado e sabe atuar sem agir por impulso. Deste modo, passa a visualizar melhor os riscos e benefícios de operar seus investimentos em determinadas empresas.

Quem investe em ações da Bolsa de Valores deve ter em mente que a renda variável apresenta, como diz o nome, variações, por isso, o retorno de capital não é previsto. O investidor pode obter no momento de resgate um valor financeiro positivo ou até mesmo, prejuízo e perda de capital.

Neste caso, lucro e prejuízo dependem de como setor econômico estará no momento da compra e venda desses ativos, bem como, a situação financeira do país e da empresa em que o valor está investido.

Estratégias utilizadas por um investidor de valor

  • Venda a descoberto: está estratégia consiste na venda de um ativo que não se possui. Assim, o investidor espera que seu preço caia para então conseguir comprá-lo de volta. Então, é possível obter lucro, pois a venda do ativo foi feita na alta e recomprado na baixa.  No entanto, essa é uma operação arriscada.
  • Análise Fundamentalista: como o investidor de valor prefere aplicar seu dinheiro em ações de médio e longo prazo em empresas. Ele precisa fazer a análise fundamentalista, pois é ela quem dirá como a situação financeira e mercadológica de uma empresa se encontra, especialmente diante do setor econômico dela. Além disso, é possível observar as expectativas e projeções para o futuro.
  • Margem de garantia: é uma possibilidade que a Bolsa de Valores oferece, mas poucas pessoas têm conhecimento. É realizada através de um depósito junto à corretora que vai garantir determinados investimentos. Assim, possibilita ao investidor aproveitar da melhor forma possível as oportunidades de investimentos disponíveis.

Vantagens de desvantagens de investir em ações

Como qualquer outra área, trabalhar com ações exige do investidor foco, determinação e amplo conhecimento do setor no qual atua.

No entanto, o nicho do investimento em ações se torna mais complexo, pois diariamente o investidor precisa lidar com a instabilidade do mercado. Obter lucro ou ter prejuízo sempre serão incertezas.

Desvantagens de investir em ações:

  • Incerteza de obter retorno financeiro;
  • Maior risco nas operações;
  • Instabilidade do mercado devido às incertezas políticas e econômicas;
  • Possibilidade de prejuízo total.

Vantagens de investir em ações:

  • Possibilidade de iniciar investimentos com pequenas quantias;
  • Poder obter alta margem de lucros com um ativo financeiro;
  • Montar uma carteira diversificada.
  • Ganhar através da renda variável.

Portanto, pode-se dizer que um investidor de valor é aquele que tem maior consciência das possibilidades que uma aplicação pode ter. Não visar apenas o lucro rápido, mas uma forma de rentabilidade duradoura, enxergando os prós e contras de um investimento.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *