Home Blog ITSA4: descubra tudo sobre as ações da Itaúsa!

ITSA4: descubra tudo sobre as ações da Itaúsa!

itaúsa itsa4 itsa3

As ações da Itaúsa (ITSA4) são um importante elemento do Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da Bolsa de Valores brasileira.

A Itaúsa (ITSA4) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Bolsa por conta de sua representação no Ibovespa (3,47%) e pelo seu destaque no mercado bancário.

O que é a Itaúsa (ITSA4)?

A Itaúsa (Itaúsa Investimentos Itaú S.A.) é uma holding pura (empresa criada para controlar outras empresas) que está presente no mercado desde 1966 e é negociada na B3 sob os códigos ITSA3 e ITSA4.

O conglomerado tem como atividade principal a gestão de participações societárias, o holding.

Entre as principais empresas controladas pela Itaúsa (ITSA4), estão:

  • Itaú Unibanco Banco Múltiplo – banco financeiro;
  • Itaú Unibanco Holding;
  • Banco Itaú BBA;
  • Duratex – papel e celulose;
  • Alpargatas – calçados;
  • Itautec – tecnologia da informação.

Ao todo, são mais de 8 bilhões de papéis emitidos pela Itaúsa, divididas entre ações ordinárias (2.889.839.643) e ações preferenciais (5.520.858.345).

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da Itaúsa (ITSA4)

itausa investimentos itsa4

A Itaúsa foi fundada em 1966 com o nome de Banco Federal Itaú Investimentos S.A. Nesse período, suas operações eram focadas em investimentos, ainda não funcionando como banco múltiplo.

Esse foi o primeiro banco de investimentos do Brasil, sendo de capital aberto. Em 1970, a instituição teve seu nome alterado para Banco Itaú Investimentos S.A.

No ano seguinte, a Assembleia Geral de Acionistas aprovou a nova denominação: Investimentos Itaú S.A. No mesmo ano, o objeto social foi redefinido pra apoiar empresas privadas nacionais nas quais houvesse participação de capital.

Com a expansão das atividades do Banco Itaú, foi preciso realizar uma separação de cada segmento do conglomerado.

Assim, em 1974, a empresa deixou de ser um banco de investimento e se tornou uma Holding, responsável por controlar as empresas nas quais possuía participação – mais de 10.

Foi em 1991 que se decidiu pela denominação atual, Itaúsa, que logo se consolidou enquanto marca no mercado.

No ano de 2008, seus controladores comunicaram, junto com a Unibanco Holdings, a unificação das operações financeiras do Itaú e do Unibanco. Nesse momento, foi formado o maior conglomerado financeiro privado do Hemisfério Sul.

Sua negociação na bolsa de valores brasileira, a B3, ocorre desde sua criação até hoje. Foi no ano de 2006 que a Itaúsa passou a compor o segmento de listagem Nível 1.

Como atua a Itaúsa (ITSA4)?

A Itaúsa (ITSA4) foi constituída para centralizar as decisões financeiras e estratégicas de um conglomerado de empresas, de forma em que as empresas tenham melhores condições de expansão e produtividade.

Para isso, a companhia capacita seus colaboradores e desenvolve novas tecnologias para aprimorar seus produtos e serviços oferecidos ao mercado.

A Itaúsa opera nas áreas financeira e industrial, também mantendo relevantes instituições de caráter social.

O total de ativos da empresa supera os R$62 bilhões.

Produtos e serviços da Itaúsa (ITSA4)

A atividade principal da Itaúsa é controle e gestão de outras empresas.

Dentre seus diversos segmentos de atuação, o setor financeiro se destaca por oferecer:

No entanto, através da NTS, a Itaúsa também atua no setor de transporte de gás natural.

Além disso, a Itaúsa controla empresas dos ramos de papel e celulose, calçados, transporte de gás e tecnologia.

Ações da Itaúsa (ITSA4): onde e como são negociadas?

O ticker da Itaúsa ITSA4 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A Itaúsa possui ações ordinárias (ON), que dão direito a voto nas assembleias da companhia e ações preferenciais (PN), que garante prioridade na distribuição de dividendos.

As ações da Itaúsa oferecem Tag Along de 80% PN e 80% ON, além de um Free Float de 77,96%.

classificação setorial da Itaúsa, segundo o site da B3, é: Financeiro; Intermediários Financeiros; Bancos.

Já seu Segmento de Listagem na bolsa de valores brasileira é o Nível 1.

A empresa está presente na carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI), considerado o principal ranking de sustentabilidade empresarial do mundo. Ele é integrado por 317 empresas de 30 países, sendo apenas 7 brasileiras.

A Itaúsa também está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, para a qual foi selecionada pela primeira vez em 2006.

Diferentemente das ações do Itaú, as ações da Itaúsa (ITSA4) não são negociadas em bolsas estrangeiras.

Como comprar ações da Itaúsa?

Para comprar ações da Itaúsa, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Itaúsa representadas pelo ticker ITSA4 ou ITSA3.

Como ganhar dinheiro com as ações da Itaúsa (ITSA4)?

itaúsa itsa4

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores e com as ações da Itaúsa (ITSA4).

Uma delas pode ser o ganho de dividendos, que podem ser utilizados como uma renda extra ou para o reinvestimento (atitude considerada mais interessante no longo prazo).

Outra maneira prática de ganhar mais e reduzir os riscos é a diversificação de ativos, uma estratégia que consiste na criação de uma carteira de ativos diferentes, sendo eles de renda fixa ou renda variável.

Nesse sentido, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: grau de risco da aplicação;
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Itaúsa (ITSA4)?

A Itaúsa é uma das maiores holdings do Brasil, responsável pela gestão de diversas participações societárias.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor financeiro.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Itaúsa, é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço justo.

Para isso, você pode utilizar o Método Empreender Dinheiro, uma ferramenta que te ajuda a comparar informações de diferentes empresas e definir o momento de compra ou venda de suas ações.

Assim, você consegue decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a Itaúsa (ITSA4) ou com outra empresa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *