Home Blog Juros do cheque especial: entenda por que você deve evitá-los

Juros do cheque especial: entenda por que você deve evitá-los

juros do cheque especial

Recorrer a aplicação do cheque especial pode ser uma coisa prática, mas não é barata. Apesar do alto índice de utilização, os juros do cheque especial são um dos maiores do mercado.

Além disso, os juros do cheque especial são pagos juntamente com o valor do empréstimo. Ou seja, o cliente que recorre a essa modalidade tem um prejuízo financeiro alto e pode entrar em uma verdadeira bola de neve. E a chance de não quitar a dívida é bastante alta.

Os juros do cheque especial são calculados com a divisão da taxa de juros mensal atribuída pela instituição bancária. Ou seja, a porcentagem é dada diariamente de acordo com a quantidade de dias do mês referente.

Como funciona o cheque especial?

juros do cheque especial

O cheque especial é uma forma de empréstimo pré-aprovado. Isso significa que o valor fica disponível para que o cliente do banco possa utilizar em pagamentos de contas ou para realização de saque.

Assim como o cartão de crédito, o cheque especial também é um crédito caro. Esse contrato automático do crédito especial feito entre o banco e o utilizador do cartão deixa sempre a disposição um valor para ser utilizado. Essa facilidade pode acarretar em grandes problemas!

Além disso, muitas pessoas que não possuem a informação do que é e quais são as condições do cheque especial podem confundir o valor real na conta com o limite do cheque especial. Isso faz com que haja a contratação do serviço sem perceber.

Modalidades de crédito

Além do cheque especial, também existem outras modalidades de empréstimo disponíveis no mercado, por exemplo.

● Empréstimo pessoal

Modalidade de empréstimo oferecida pelo banco para pessoas físicas e pode ser utilizado para diferentes finalidades. Geralmente a taxa de juros é menor do que o cheque especial.

● Empréstimo consignado

Empréstimo consignado também é considerado uma das modalidades que possuem as menores taxas de juros. No entanto, esse tipo de crédito não está disponível para todos os públicos.

● Cartão de crédito

O cartão de crédito, assim como o cheque especial, também possui uma das maiores taxas de juros do mercado. Mas a sua disseminação se dá pela praticidade e a boa utilidade que pode fornecer ao cliente se usado de maneira correta.

Desvantagem do cheque especial

Pode ser oferecido ao cliente o uso do cheque especial sem juros, por exemplo, pelo período de 20 dias. No entanto, se o cliente ultrapassar os 20 dias, serão cobrados os juros referentes aos dias corridos + os dias adicionais.

Ou seja, se o cliente da instituição bancária não conseguiu pagar o valor do cheque especial naquele período e ultrapassou mais 10 dias. O usuário tem que pagar os juros retroativos, nesse caso, equivalente aos 30 dias de utilização.

Vantagem do cheque especial

Pode parecer estranho, mas a utilização do cheque especial também pode trazer alguma vantagem ao utilizador. No entanto, é preciso cautela na hora de recorrer a essa modalidade de empréstimo.

Por exemplo, na oferta de cheque especial com um período sem juros, pode ser uma boa alternativa para quem tem planejamento financeiro.

Nesse caso, para quem precisa do recurso em um curto período de tempo, mas consegue recuperar o valor do empréstimo e pagar na data prevista, pode ser uma opção viável pela conveniência.

Por fim, mesmo com os juros do cheque especial sendo um dos maiores do mercado, com a utilização inteligente desse crédito é possível utilizá-lo para seu benefício próprio. Se você deseja melhorar sua organização financeira, baixe o Ebook: Como Administrar seu Orçamento para Começar a Investir!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *