Kitnet: descubra se vale a pena!

troca de moveis

Um dos maiores sonhos de grande parte dos jovens é morar sozinho. No entanto, o custo para realizar esse desejo pode ser alto. Mas existem maneiras de conseguir morar sozinho sem pagar muito pelo espaço e uma das alternativas é o kitnet.

O kitnet ou quitinete é uma opção para quem quer se mudar, mas também não quer recorrer a opção de dividir apartamento com amigos e diversas outras situações. Por isso, é fundamental compreender que escolher morar em kitnet possui suas vantagens e desvantagens.

As principais desvantagens ficam por conta do quitinete ser um espaço pequeno, possui no máximo 50m². No entanto, umas das principais vantagens é a possibilidade de encontrar kitnet nas grandes cidades por um aluguel barato.

O que é uma kitnet?

Uma kitnet é um espaço ou apartamento compacto costumando medir entre 15 m² e 40 m², na grande maioria dos casos as kitnets são compostas por três cômodos, sendo uma sala/quarto, cozinha e um banheiro.

Além disso, ressalta-se que as kitnets podem ser consideradas uma alternativa mais econômica e prática, visto que oferecem gastos menores como na manutenção e nas taxas obrigatórias.

Quais as características de uma kitnet?

É importante destacar que a característica mais relevante da kitnet está no número menor de cômodos e no m² reduzido.

Comumente, as kitnets localizam-se em condomínios que possuem um número mais alto de unidades por andar, possibilitando que as despesas com áreas comuns e manutenção seja reduzida.

Além do mais, a kitnet possui como característica oferecer conforto e funcionalidade, sendo recomendada principalmente para jovens profissionais, universitários e executivos.

Vale a pena morar em kitnet?

Morar sozinho exige a disposição de maiores custos. Tudo passa a ser responsabilidade de apenas um morador: água, luz, internet, gás e aluguel.

Por isso, a facilidade de encontrar quitinete e o preço acessível faz com que essa seja uma das opções de moradia mais procuradas, principalmente para quem não passa muito tempo na residência.

Dessa forma, morar em kitnet vale a pena quando o morador não tem muitas ressalvas quanto ao espaço, isto porque a composição do espaço está dividido em três cômodos que conversam entre si.

No entanto, é uma escolha mais sensata economicamente. Por exemplo, um jovem que estuda, trabalha e só chega na residência no final da noite, é uma boa opção. Um custo mais baixo para ter a privacidade parecida com um apartamento comum.

Vantagens de morar em kitnet

Uma das principais dicas para morar em kitnet é conhecer quais são as especificidades que se busca, avaliando os benefícios e malefícios.

Dessa maneira, além da economia com o aluguel do espaço, morar em um quitinete também traz outras vantagens para o morador.

Otimização do tempo

Quem mora nesse tipo de imóvel costuma falar que a otimização do tempo é uma das maiores vantagens. Isso acontece porque com o espaço todo para si, é mais prático construir o próprio horário para organizar e bagunçar tudo.

Praticidade com o espaço

Principalmente para quem possui poucos ou nenhum móveis, optar por morar em quitinete é mais sustentável.

A praticidade com o espaço permite, por exemplo, uma decoração mais aconchegante e que exige menos recursos financeiros.

Aluguel mais barato

Dentre as principais vantagens da kitnet pode-se destacar a economia gerada por ela para quem deseja alugar o imóvel. Isso porque, o preço do aluguel se torna mais barato nas grandes cidades.

Por isso, para o individuo que busca um local mais econômico para morar no centro, alugar uma kitnet pode ser considerada uma alternativa.

Kitnet mobiliada

Outra maneira de otimizar o espaço e economizar dinheiro é alugar kitnet mobiliada. Na maioria das vezes, pode ser vantajoso já que não há motivos para se preocupar com os móveis.

Desvantagens de morar em kitnet

Morar em quitinete não possui apenas pontos positivos. Inclusive, alguns pontos que podem ser vistos como vantagens para alguns, pode ser encarado como desvantagens para outros. É preciso reconhecer qual o perfil antes de fazer a escolha.

Algumas das possíveis desvantagens de morar em kitnet, são:

  • Espaço reduzido

O espaço reduzido pode ser um problema. Isso acontece porque se algo na kitnet estiver bagunçado, pode dar a sensação de que todo o espaço não está organizado.

Além disso, para quem possui muitos objetos, colocá-los de forma harmônica no espaço pode ser uma tarefa difícil.

  • Privacidade

Por mais que haja a privacidade em se morar só, muitas kitnets são construídas em conjunto. Ou seja, qualquer barulho externo pode incomodar como se estivesse acontecendo na própria kitnet.

  • Manutenção

Na maioria dos casos, a manutenção da kitnet não fica por conta do morador e sim do proprietário. O que pode ser bom no quesito de aliviar dores de cabeça, mas o que costuma ser ruim pela demora em ser resolvido o problema.

Por isso, antes de optar por morar em uma kitnet é preciso analisar os prós e contras.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos