Home Blog Lajes corporativas: vale a pena investir em FIIs?

Lajes corporativas: vale a pena investir em FIIs?

lajes corporativas 2

O cenário dos investimentos imobiliários tem se tornado promissor para muitas pessoas, principalmente os imóveis corporativos, conhecidos como lajes corporativas.

Atualmente, muitos investidores imobiliários conseguem viver com renda de aluguéis, entretanto, não precisam ser donos do imóvel. Através das lajes corporativas é possível conseguir uma rentabilidade mensal devido ao seu valor comercial.

O que é lajes corporativas?

Lajes corporativas, também conhecidas por corporates, são escritórios e salas comerciais de alto padrão. Algumas características são levadas em consideração quando quanto pesquisado por lajes corporativas, geralmente, os investidores buscam avaliar através dos itens:

  • Altura;
  • Localização;
  • Área útil;
  • Gerenciamento predial.

Pessoas que possuem interesse por investir em imóveis grandiosos, geralmente, se interessam pelo valor que futuramente irão conseguir locando a estrutura para grandes empresas.

Consultores que são especialistas em lajes corporativas podem avaliar a qualidade desses imóveis que tendem a seguir os padrões e demanda desse nicho do mercado que possuem notas entre “AAA” e “C” para manter a avaliação desses prédios. Estas são medidas como nível inferior até o chamado triplo “A”, que seria o mais elevado.

Assim, investidores podem avaliar se eles poderão gerar prejuízo ou um retorno financeiro ruim. Pois sua rentabilidade dependerá do aluguel desses espaços.

Quanto mais bem avaliado mais caros se tornam. Ou seja, a valorização ou desvalorização desses imóveis dependem de seu estado físico e área de construção.

FIIs de lajes corporativas

lajes corporativas

Investir no setor de fundos imobiliários (FIIs) pode se tornar rentável, pois são grupos de investidores que se unem para aplicar seu dinheiro em ativos imobiliários através da bolsa de valores por cotas. O gestor de fundos vai decidir quais carteiras podem ser mais rentáveis.

Assim, o recurso financeiro será utilizado na construção ou aquisição de imóveis que serão locados. Logo após, o rendimento que essas lajes corporativas geram será dividido entre seus investidores.

O valor a receber é proporcional ao que cada pessoa aplicou ao comprar cotas.

É importante ressaltar que o cotista não terá controle sobre o gerenciamento dos empreendimentos, pois ele não será proprietário do imóvel.

Modalidades de Fundos imobiliários

Existem classificações para investir em fundos imobiliários. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais é a responsável por categorizar as carteiras de acordo com o tipo de aplicação e estratégia de investimento.

  • Desenvolvimento para renda;
  • Desenvolvimento para venda;
  • Títulos e valores mobiliários;
  • Renda;
  • Híbridos.

Investir em FIIs de lajes corporativas é seguro?

Embora os investimentos de fundo imobiliários sejam supervisionados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), aplicações sempre terão riscos.

Como um Fii de lajes corporativas é um fundo de investimento que tem como objetivo principal focar na compra e comercialização dessas salas comerciais em empresariais, crises econômicas podem afetar um empreendimento desse porte.

A redução contratual destas salas comerciais pode fazer com que o rendimento e valor de aluguel caiam. Então, isso acaba fazendo com que a avaliação do imóvel seja revista e seu valor seja reduzido. Assim, as cotas dos investidores serão diretamente afetadas.

Portanto, ao comprar cotas de lajes corporativas, deve-se levar em consideração quais ativos serão incluídos na carteira, principalmente, a região na qual o empreendimento se encontra. Capitais, por exemplo, são mais requisitadas, pois lá está a maior concentração econômica.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *