Home Blog LAME4: tudo sobre as ações da Lojas Americanas!

LAME4: tudo sobre as ações da Lojas Americanas!

lame4 1

A Lojas Americanas (LAME4) centraliza suas operações no comércio varejista, sendo considerada uma das mais tradicionais redes de varejo do país, atuando através de lojas físicas e comércio eletrônico. 

As ações das Lojas Americanas (LAME4) fazem parte da B3, isto é, bolsa de valores brasileira. Dessa maneira, podem ser negociadas por investidores que enxergam no setor varejista oportunidades rentáveis.

O que é a Lojas Americanas (LAME4)?

A Lojas Americanas (LAME4) direciona suas operações para a comercialização de produtos de higiene e beleza, vestuário, brinquedos e utilidades domésticas. A companhia é brasileira e pode ser considerada uma das maiores redes varejistas em território nacional, com ações comercializadas na B3 por meio do ticker LAME4.

Em síntese, a Lojas Americanas integra o setor de varejo desde o ano de 1929, mediante a inauguração da primeira loja no Rio de Janeiro. A empresa possui mais de 1.623.560.793 bilhões de ações gerenciadas, sendo 55,4% destas em free float

Além da Lojas Americanas, outras empresas compõem o comércio varejista no Brasil, dentre elas a Magazine Luiza (MGLU3) e a B2W Digital (BTOW3).

  1. Magazine Luiza: atua no setor varejista, através de lojas físicas e no e-commerce. Contando com mais de 900 lojas físicas. Além disso, a organização é detentora das plataformas Netshoes, Zattini e Shoestock;
  2. B2W Digital: empresa de comércio eletrônico que surgiu mediante a fusão da Submarino e Americanas.com. Além disso, a Lojas Americanas é detentora de mais de 60% do capital social, composto por ações ordinárias. 

Diante da relevância da Lojas Americanas para o mercado e sua atuação na B3, é importante compreender a trajetória profissional da empresa, como também seu modelo de negócio. 

História da Lojas Americanas (LAME4)

lame4 2

A Lojas Americanas foi fundada em 1929, no Rio de Janeiro, por quatro norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, mediante o slogan “Nada além de dois mil réis”.

Foi em 1940 que a companhia realizou a abertura de capital, tornando-se uma sociedade anônima.

Alguns anos após, em 1982, o controle da empresa foi assumido por sócios do Banco Garantia

No ano de 1994 é iniciada uma joint venture que une a Lojas Americanas e a Walmart Store Inc, formando assim, a Walmart Brasil S.A.

Entretanto, em 1997, a administração da Lojas Americanas decidiu pela venda total da participação de 40% na Walmart Store Inc, objetivando concentrar todos os recursos organizacionais e financeiros da companhia, buscando focar no seu negócio próprio. 

Sendo assim, no ano de 1998, a empresa realizou a venda de 23 lojas de supermercado, concentrando assim investimentos em tecnologia e logística. Posteriormente, em 1999, a Americanas.com foi fundada.

Além disso, em 2003, houve uma aceleração no programa de expansão de lojas da companhia, inaugurando assim 16 novos pontos de venda.

Como também, ocorreu a inauguração da Americanas Express, que segue uma estética de lojas menores, com produtos selecionados. 

No ano de 2004, foram abertas mais de 35 lojas, sendo 5 delas no modelo Express. Além da inauguração do Centro de Distribuição em São Paulo, aumentando assim sua capacidade de armazenamento, transporte e abastecimento. 

Expansão da Lojas Americanas

Logo após, em 2005, a Lojas Americanas adquiriu o canal de TV e o site de comércio eletrônico da Shoptime, além de realizar uma joint venture com o Banco Itaú, criando a Financeira Americanas ItaúFAI

Foi em 2006 que a empresa criou a B2WCompanhia Global do Varejo, sendo produto da fusão entre a Americanas.com e o Submarino. 

Sendo assim, no ano de 2007, a empresa realizou a aquisição da BWU – empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no Brasil, somando a mais de 127 lojas a sua rede. 

Dessa maneira, em 2012, a companhia inaugurou mais de 111 lojas, ampliando assim, sua presença para 254 cidades em todo território nacional. Além disso, no mesmo ano a empresa anunciou o fim da parceria entre a Lojas Americanas e o Itaú.

Em 2014,  a empresa lançou o projeto “85 anos em 5 – Somos mais Brasil”, com o objetivo de abrir 800 novas lojas e 2 novos centros de distribuição até 2019. 

Entretanto, em 2020, a Lojas Americanas foi atingida pela Crise do Novo Coronavírus, sofrendo uma queda nas suas ações.

Linha do Tempo da Lojas Americanas (LAME4)

  • 1929 – Fundação da Lojas Americanas;
  • 1940 – A companhia realiza a abertura de capital, tornando-se uma sociedade anônima;
  • 1982 – Sócios do Banco Garantia assumem o controle da empresa; 
  • 1994 – Joint venture que une a Lojas Americanas e Walmart Store Inc é iniciada;
  • 1997 – A administração decide pela venda total da participação de 40% na Walmart Store Inc.; 
  • 1998 – A Lojas Americanas realiza a venda de 23 lojas de supermercado, concentrando seus investimentos em tecnologia e logística;
  • 1999 – A Americanas.com é fundada;
  • 2003 – Aceleração no programa de expansão de lojas da companhia, inaugurando 16 novos pontos de venda;
  • 2003 – Inauguração da Americanas Express;
  • 2004 – São abertas 35 lojas, sendo 5 delas no modelo Express;
  • 2004 – É inaugurado um Centro de Distribuição em São Paulo;
  • 2005 – A Lojas Americanas adquire o canal de TV e o site de comércio eletrônico da Shoptime;
  • 2005 –  É realizada uma joint venture com o Banco Itaú;
  • 2006 – A companhia cria a B2W – Companhia Global do Varejo;
  • 2007 – A empresa realiza a aquisição da BWU – empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no Brasil;
  • 2012 – A Lojas Americanas inaugurou mais de 111 lojas, ampliando sua presença para 254 cidades em todo território nacional;
  • 2012 – É  anunciada o fim da parceria entre a Lojas Americanas e o Itaú;
  • 2014 – É lançado o projeto “85 anos em 5 – Somos mais Brasil”, objetivando abrir 800 novas lojas e 2 novos centros de distribuição até 2019;
  • 2020 –  A Lojas Americanas é atingida pela Crise do Novo Coronavírus, sofrendo uma queda nas suas ações.

O que faz a Lojas Americanas (LAME4)?

A principal atividade da Lojas Americanas está relacionada a sua atuação no comércio varejista. 

Dessa forma, através da plataforma digital que foi constituída com a criação da B2W Digital, líder em e-commerce na América Latina, algumas marcas integram a empresa são: 

  • Submarino;
  • Shoptime;
  • Sou Barato.

Sendo assim, percebe-se que a companhia busca diversificar seus parceiros, além de oferecer serviços e produtos diversificados.

Como atua a Lojas Americanas (LAME4)?

A Lojas Americanas (LAME4) é uma das maiores e tradicionais empresas integrando a rede varejista em território nacional. 

A companhia possui, em média, 1.518 lojas físicas, sendo destas, 868 lojas tradicionais, 606 express e 44 de conveniência. 

Além de ser detentora de 15 marcas próprias, está presente em 617 cidades distribuídas em todo território nacional. 

As ações da Lojas Americanas (LAME4): onde e como são negociadas?

O ticker da Lojas Americanas (LAME4) é negociado na bolsa de valores brasileira ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). 

As ações da companhia podem ser negociadas nos meios digitais, o que simplifica o processo entre os investidores, garantindo também a segurança de ambos.

Além disso, a companhia possui ações ordinárias (LAME3 ON), que ofertam direito ao voto durante as assembleias empresariais, e ações preferenciais (LAME4 PN), que garantem prioridade no recebimento de dividendos. 

Dessa maneira, para realizar a aquisição de ações da Lojas Americanas, é importante que o investidor realize a abertura de uma conta numa corretora de valores de sua preferência. 

Logo após, será necessário realizar uma transferência TED com o valor desejado para realizar o investimento, assim, será possível realizar a ordem de compra das ações da Lojas Americanas (LAME4) no home broker da corretora. 

Características das ações da Lojas Americanas (LAME4)

As ações da Lojas Americanas são negociadas na B3 e possuem as demais características:

A classificação setorial da Lojas Americanas (LAME4) segundo informações disponibilizadas na B3 é: Consumo Cíclico / Comércio / Produtos Diversos.

Além disso, o segmento de listagem na bolsa de valores é o Nível 1.

Suas ações oferecem Tag Along de 100% ON e 100% PN, além de Free Float de 55,4%.

Como ganhar dinheiro com as ações da Lojas Americanas (LAME4)?

lame4 3

De início, é importante compreender que existem diversas formas de obter lucros com as ações da Lojas Americanas na bolsa de valores. 

Entre essas formas, pode-se incluir o recebimento de dividendos, dado que, a empresa possui em seu histórico uma distribuição recorrente de seus lucros.

Dessa maneira, o investidor poderá obter lucros através da comercialização de suas ações por um valor mais elevado que o adquirido anteriormente.

Além do mais, é válido que o acionista atente-se a algumas questões que proporcionam que os investimentos sejam realizados de forma mais segura.

Dentre essas questões, é importante considerar a diversificação de ativos, criando uma carteira que possua renda fixa e renda variável.

Lembrando que, antes de comprar uma ação na bolsa de valores, é importante analisar sua liquidez, rentabilidade e segurança.

Nesse sentido, para alguns perfis de investidores, uma boa rentabilidade pode ser mais interessante que a alta liquidez, enquanto para outros não.

Vale a pena investir na Lojas Americanas (LAME4)?

A Lojas Americanas (LAME4) é uma das principais companhias que integram o comércio brasileiro, visto que a empresa possui presença nacional, podendo ser encontrada em todas as regiões do país.

Além disso, possui estruturas complementares, dado que, além das lojas físicas, a empresa possui um marketplace, comercializando produtos próprios e de outros vendedores.

Entretanto, a companhia está a mercê de uma ampla sazonalidade em suas vendas. Portanto, precisa sempre se adaptar ao volume de demandas do setor.

Dessa forma, é recorrente o aumento ou diminuição do estoque, o que pode impactar o resultado da empresa e consequentemente seu fluxo de caixa da companhia. 

Assim, antes de definir qual será a ação que você irá investir, é válido realizar uma análise fundamentalista para verificar os indicadores da empresa.

Sendo assim, será possível analisar se seus investimentos estão sendo efetuados de maneira prudente, seja com a Lojas Americanas (LAME4) ou com outra empresa que integre a bolsa de valores. 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *