Home Blog Leasing: o que é e como funciona esse tipo de operação?

Leasing: o que é e como funciona esse tipo de operação?

leasing

Com o leasing, você ou sua empresa, podem adquirir determinados bens escolhidos, e não há incidência do IOF (imposto sobre operações financeiras). 

O leasing é um contrato que envolve o arrendador (banco ou instituição de arrendamento mercantil) e o arrendatário (pessoa ou empresa). O arrendador compra o bem escolhido pelo arrendatário, e este usufrui do bem durante o prazo do contrato, pagando prestações estabelecidas.  

Como funciona a operação de leasing? 

Mesmo com o bem sendo utilizado durante o prazo contratado pelo arrendatário, o contrato pode prever ou não a compra do bem por parte do arrendatário, sendo o  arrendador a pessoa que, de fato, é o proprietário.

O leasing é diferente de um financiamento, nele, o cliente deve comprar o bem ao fim do contrato. É preciso estudar essa ação dentro do contexto da educação financeira.

Muitos confundem essa modalidade de contrato com um financiamento ou contrato de aluguel, mas, na verdade para o arrendamento mercantil  ou leasing, contém características legislativas diferentes e existe diversos tipos, cada uma com suas respectivas diferenças contratuais.  

Leasing operacional 

Nessa modalidade, o valor das parcelas pagas mensalmente constitui a garantia do investimento do arrendador. Essas parcelas são pagas até o fim do contrato e quando somadas, valem aproximadamente 20% do preço do bem. Além das parcelas, o cliente deve arcar com as manutenções do bem.  

Portanto, na maioria das vezes, o arrendatário não opta pela compra do bem, já que o preço a ser pago ainda é alto.  

Leasing financeiro 

No financeiro as parcelas são pagas  a título de locação, incluindo nelas um valor correspondente a uma antecipação para a compra do bem. No fim do contrato o preço a ser pago é bastante viável, por isso, na maioria das vezes, o arrendatário opta pela compra do bem.  

É importante salientar que, se ao fim do contrato o arrendatário optar por não comprar o bem, o arrendador deve reinstituir o valor que foi pago como antecipação.  

valor residual garantido é um pagamento feito independente das parcelas mensais e dos juros, e ele funciona como uma garantia para o arrendador caso, o arrendatário não exerça a opção de compra. Logo, o valor residual garantido do leasing financeiro é muito menor que o do operacional, já que a probabilidade de compra é maior.  

Leasing back ou de retorno 

Essa modalidade é comumente utilizada por empresas visando a captação de recursos. A empresa vende o ativo para outra empresa, e o aluga de volta, utilizando-o, mesmo não sendo mais a proprietária do bem.  

Essa modalidade  é usada apenas por empresas que buscam capital de giro e não querem perder a posse do bem.  

Leasing imobiliário  

Nessa modalidade, o arrendador compra um terreno e constrói um imóvel a pedido do arrendatário, e o aluga para o próprio cliente, com opção de compra no fim.  

Quais são as vantagens e desvantagens do leasing? 

Como qualquer forma de crédito, o leasing apresenta algumas vantagens e desvantagens em relação a outras modalidades de empréstimo.  

Vantagens do leasing 

  • É possível financiar até 100% do bem; 
  • Rapidez na contratação;  
  • Isenção de IOF; 
  • Normalmente mais barato que financiamentos; 
  • Benefícios fiscais para empresa. 

Desvantagens do leasing 

  • Não fornece direito até o fim do financiamento; 
  • Penalizações altas por descumprimento do contrato;  
  • Comissões geralmente elevadas. 

leasing é um recurso criado nos estados unidos, mas, que vem se popularizando no Brasil. Para a pessoa ou empresa que pretende adquirir um bem e utilizar alguma modalidade de crédito, o leasing pode ser interessante. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!  

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

2 Respostas para “Leasing: o que é e como funciona esse tipo de operação?”

  1. antónio joão baptista CHAVES

    Bem, muito boa noite

    Escrevo de Angola, muito gostaria receber mais informações sobre o Leasing, visto o meu país estar na fase de desenvolver novas politicas de investimento.

    Na inserção dos jovens empreendedores num país onde o fomento a título inicial tem que haver a mão do Estado ou de alguém de boa fé.

    Boa fé não existe cá, porque todos realizam negocios e aquele que não esteja proximo das fontes de dinheiros nada pode fazer senão roubar.

    Preciso de uma ajuda vossa em passar-me palnilha deste modelo para ilustrar no meu dia a dia.

    Muito obrigado

    antónio CHAVES

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *