Home Blog Limite de saque: quanto posso sacar diariamente?

Limite de saque: quanto posso sacar diariamente?

limite de saque

O limite de saque é variável a depender das necessidades do cliente da instituição bancária, no entanto, existem algumas padronizações que são válidas para todos os correntistas, independente de qual banco esteja vinculado.

O limite de saque ocorre tanto em caixa eletrônico, quanto na boca do caixa. Além do valor do saque, também existe uma restrição de quantas vezes o serviço pode ser utilizado por dia. Mas, por que existem os limites de movimentação financeira?

Restringir a circulação do dinheiro em papel faz com que haja um melhor rastreamento de movimentações de transferência, saque ou depósito. Essa medida de segurança previne, por exemplo, a lavagem de dinheiro.

Como descobrir o limite de saque

limite-de-saque

Para evitar eventuais problemas de precisar de um valor determinado e não poder sacar de uma só vez.

É possível consultar o limite disponível para saque através da Central de Atendimento e alguns bancos também possibilitam essa verificação pelo internet banking.

Limite de saque em caixa eletrônico

O limite de saque do cartão em caixa eletrônico pode variar de acordo com o perfil do cliente, conta e instituição financeira.

Limite mensal de saque

O Banco Central do Brasil assegura que o correntista tem direito de sacar até 4 vezes ao mês sem que seja cobrada nenhuma taxa por esse serviço.

Sendo ultrapassada essa quantidade, provavelmente terá que arcar com um pagamento de tarifa referente às movimentações.

No caso de um cliente que ultrapassa os 4 saques mensais com certa frequência, é recomendável a contratação de um pacote de serviços que cubra essas ações, de modo a ser mais vantajoso financeiramente.

Limite para saque no exterior

Em caso de viagens internacionais, caso o cartão tenha a possibilidade de utilização fora do território nacional, é preciso que se verifique previamente o limite autorizado pela instituição.

Limite de crédito e de saque

Os nomes podem até ser similares, mas possuem significados diferentes no cartão de crédito.

Confundir cada limite pode trazer prejuízos financeiros.

  • Limite de retirada: uma forma rápida de empréstimo concedido pela instituição bancária, no entanto, não é vantajosa para o cliente por ter juros altos. Podendo chegar até duas vezes o valor sacado;
  • Limite de crédito: é o valor disponível para comprar no cartão de crédito, como o próprio nome diz. Essa modalidade contabiliza no limite os valores parcelados, assim como os que não houveram parcelamento. E esse limite é liberado à medida que a pagamento da fatura referente ao mês;
  • Ambas as modalidades disponibilizadas como forma de empréstimo, é importante não confundir com o limite da conta corrente.

Como aumentar o limite de saque

Alguns bancos permitem que essa solicitação seja feita através do internet banking, onde o próprio cliente simula uma personalização dos limites para posteriormente, o banco autorizar essa alteração.

Outra opção para aumentar o limite de saque é recorrer a agência bancária e solicitar ao gerente do banco ou na própria boca do caixa que haja esse aumento. Lembrando que uma boa educação financeira pode te ajudar a controlar melhor seu dinheiro disponível. Para ajudar nisso, baixe nossa Planilha: Planejador Financeiro Mensal!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *