Live marketing: saiba como o marketing ao vivo pode ajudar seu negócio!

live marketing

Divulgar um produto, propagar o brand e ter em mente uma gestão de marca são atributos essenciais para engajar uma determinada marca no mercado. Porém, existem algumas táticas que a depender do propósito, ajudam nessa persuasão, uma delas é o live marketing.

O live marketing funciona por meio do diálogo ou interação direta entre o público e a marca. Dentro dessa perspectiva, é comum o emprego de um pensamento pautado fortemente na experiência do usuário e da relação do mesmo com a organização.

Então, o live marketing são estratégias pautadas na promoção da marca e de experiências para o consumidor, oferecer mais valor para o cliente por meio de uma ação empreendedora.

Essa abordagem tem a intenção de gerar envolvimento e engajamento entre o consumidor e o negócio.

O que é live marketing?

O marketing ao vivo, também conhecido como live marketing ou marketing de engajamento, é uma estratégia de marketing que envolve diretamente os consumidores e os convida a incentivar a evolução de uma marca ou participar de uma experiência.

Essa perspectiva busca a divulgação de marca e interação com clientes por meio de um convite e um olhar diferenciado para os clientes como: participantes ativos.

É muito comum nesse marketing de experiência ter consumidores envolvidos em projetos e cocriações. Ou seja, um jogo mais íntimo de relacionamento entre os consumidores e a marca.

Quais são as técnicas de live marketing mais populares?

O marketing de eventos, por exemplo, é uma das práticas mais comuns dentro do universo do live marketing.

Além disso, para aplicar o live marketing algumas empresas buscam experiências físicas e interativas com intuito para reforçar uma marca ou produto.

Por exemplo, uma empresa de energéticos cria um evento de esportes radicais e ao fazer isso, realiza sorteios e promoções para distribuição de ingressos.

Ou seja, o consumidor irá para um evento da marca, ele pode compartilhar em redes sociais, gerar engajamento orgânico e ainda por cima ter uma boa experiência com a marca, o que o direciona para uma fidelização.

Além de ações como essa, as técnicas de live marketing se baseiam em:

  • Eventos presenciais: feiras, congressos, festivais e afins;
  • Ações de marketing promocional: brindes, promoções, degustação, oferta, desconto e premiações;
  • Ações ativação em ponto de venda: sinalização, ter um vendedor que lide com as problematizações do cliente, merchandising, entre outras atividades;
  • Endomarketing: é o marketing interno, aquele que é feito para os funcionários com o intuito de gerar um engajamento interno entre colaboradores e a cultura organizacional da empresa, valores de marca e missões;
  • Recursos digitais e ações no virtual: ações aplicadas com a intenção de gerar engajamento nas redes sociais, aplicativos e demais variantes.

Quais são as vantagens?

O live marketing concentra-se em proporcionar experiências emocionais, sensoriais, cognitivas e racionais em seus consumidores.

Por isso, é comum uma diferenciação na percepção de valor e fidelização à marca, o que pode representar uma grande vantagem competitiva para a marca.

Além disso, entre as vantagens do live marketing estão:

  • Amplitude: tem um grande potencial de propagação (levando em conta o buzz), a depender do rumo em que a campanha ganhe e sua aderência com o público;
  • Advogados da marca: fortes divulgadores da marca, além de uma divulgação mais orgânica – o famoso boca a boca.
  • Diversas práticas possíveis: apresenta várias modalidades de aplicação, ações, eventos e interações, o que pode ser empregue de diversas maneiras, claro, de acordo com a identidade da marca;
  • Integração de plataformas: devido a interação do mundo digital, as marcas podem potencializar uma estratégia que foi realizada no meio físico, com a divulgação de ações no digital ou o contrário, partir de ações digitais para proporcionar experiências físicas.

Por fim, o live marketing apresenta estratégias que impactam o consumidor e a sua forma de se relacionar com as marcas, é uma forte tendência de diferenciação e posicionamento de empresas em relação ao mercado, mas sempre, pautado no relacionamento com o cliente.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos