4 livros de administração que todo empreendedor precisa ler

livros de administracao 1

A leitura é uma boa ferramenta para aprender sobre os assuntos mais variados. Os livros de administração, por exemplo, não são voltados apenas para quem trabalha na área. Mas são destinados para quem deseja aprender mais sobre gerenciar um negócio e criar estratégias.

Os livros de administração podem trazer novas perspectivas sobre inovação, comportamento, gestão de pessoas, criação de uma atitude positiva e outros aspectos. Tudo isso se somado e utilizado de forma correta, traz grandes resultados em uma empresa.

Ou seja, os livros de administração devem ser lidos por todos que querem desenvolver um empreendimento ou alavancar uma organização já existente. A leitura sobre administração faz bem para o desenvolvimento de uma atividade ou até mesmo para a evolução pessoal.

4 livros sobre administração que você precisa ter na sua estante

livros-sobre-administração

Os livros para administradores não precisam ser necessariamente com uma linguagem muito técnicas, às vezes, o exemplo é uma das formas de se ensinar e aprender. Alguns clássicos podem auxiliar na busca da melhoria na logística de alguma função.

Isto é, os melhores livros de administração não estão relacionados diretamente ao estudo de profissionais de negócios. Os livros sobre gestão conduzem a um patamar mais elevado, por isso precisam ser leitura obrigatória para um bom líder e empreendedor, por exemplo.

1. O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

O livro conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido, mas que não sabia exercer a liderança. Na leitura, é possível conhecer alguns princípios e características que um verdadeiro líder precisa nutrir se quiser alcançar bons resultados.

  • Ter a capacidade de influência e persuasão;
  • Ser um exemplo;
  • Estimular a criatividade;
  • Construir bons relacionamentos.

São alguns dos traços que um líder precisa ter se quiser exercer a sua função de maneira grandiosa e com retornos positivos. O Monge e o Executivo é um dos clássicos, considerado um dos melhores livros de gestão.

2. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Conseguir influenciar pessoas não é uma tarefa fácil, para conseguir ‘vender’ uma ideia, é preciso ter uma estrutura sólida de boas relações com as pessoas envolvidas no processo. Ou seja, para fazer amigos e influenciar pessoas, é preciso estruturar um perfil assertivo.

  • Não critique as pessoas;
  • Faça um elogio honesto;
  • Desperte na outra pessoa um ardente desejo.

3. A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa

Ser mais produtivo é um dos fatores que fazem alguém administrar bem um negócio, um grupo de pessoa ou a si mesmo. O livro de Christian Barbosa oferece uma solução definitiva para ter uma vida com mais organizada e proveitosa.

Para isso, é importante saber distinguir e separar as atividades que são:

  • Importantes;
  • Urgentes.

Depois de ter a clareza de em qual ação está em cada esfera, fica mais fácil otimizar os processos de realização de funções.

4. Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

As pessoas costumam procrastinar todas as atividades do dia e isso acaba colocando-as em uma bola de neve. Muita coisa a fazer, estresse e consequentemente, baixo rendimento no que é executado.

Para mudar o círculo vicioso da procrastinação, conseguir administrar bem o tempo e trazer resultados positivos, é necessário ter uma outra postura e executar o que precisa ser concluído, sem deixar para depois.

A ação é um ponto comum de todos os livros de administração, bem como o planejamento e pensamento crítico para saber a hora de “parar”. Por isso, são leituras essenciais para quem quer ter sucesso. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Últimos artigos