Home Blog Livros de economia: {6} livros que vão mudar sua visão sobre o dinheiro

Livros de economia: {6} livros que vão mudar sua visão sobre o dinheiro

livros de economia2

Para entender sobre economia, investimentos e finanças, é necessário muito estudo. Portanto, livros de economia são essenciais para o desenvolvimento nessa área.

Livros de economia e finanças são um forte instrumento de conexão com pessoas que têm experiência e história na área.

Portanto, livros de economia são objetos de estudos essenciais para quem busca entender o funcionamento da dinâmica econômica.

Essa poder uma ótima forma de aprender economia de maneira descomplicada e acessível.

6 melhores livros sobre economia e finanças

livros-de-economia

Para facilitar a vida do leitor interessado no aprendizado econômico, é importante que ele saiba quais são os melhores livros de economia e finanças.

1. Freakonomics, de Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

Freakonomics é uma obra fruto dos estudos do economista Steven D. Levitt com a colaboração do jornalista Stephen J. Dubner.

Durante a obra ele defende, através de dados e métodos da ciência econômica, teses de causas e efeitos incomuns.

Apesar de utilizar conceitos da economia para demonstrar suas teses, o autor discute de forma bem didática todos os temas.

Portanto, para quem busca uma leitura de economia e ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto, o Freakonomics pode ser uma ótima opção para entender como funciona o raciocínio dos economistas.

2.  Pai rico, pai pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

O livro “Pai rico, pai pobre”, é um dos melhores livros de finanças para quem ainda não tem conhecimento aprofundado sobre o assunto.

Durante o livro, os autores defendem a busca pela independência financeira através do investimento, empreendedorismo, aquisição de bens (imóveis) e uso de tática de finanças para proteção do seu patrimônio.

Os principais pontos do livro, são:

  • A importância de ser dono do seu próprio negócio;
  • O valor da inteligência financeira;
  • Empresas são “entidades artificiais” que você precisa aprender a usar.

Portanto, esse livro pode ser muito positivo para quem deseja se familiarizar com alguns termos financeiros e buscar motivação para sua independência financeira.

3. Economia sem truque, Bernardo Guimarães e Carlos Eduardo Gonçalves

Na obra “Economia sem truque”, os autores buscam discutir os princípios básicos da economia usando questões do dia-a-dia como referência.

O livro discute desde assuntos como a razão da meia entrada para cinemas, como análises econômicas da liberação de drogas, por exemplo.

Este livro pode ser uma ótima forma de introduzir economia para leigos no assunto, de uma forma prática e didática.

4. A jogada do século, Michael Lewis

O livro fala sobre a história da explosão da bolha imobiliária nos estados unidos que causou o colapso econômico em 2008.

Por discorrer tão bem sobre o assunto, o livro foi usado como base para a produção do filme “A grande aposta”.

Para quem deseja entender sobre os motivos econômicos e financeiros que ocasionaram a crise, esse livro pode ser uma forma didática e divertida de aprender.

5. Rápido e devagar, Daniel Kahneman

Daniel Kahneman, Nobel em economia, reúne seus diversos anos de pesquisa no livro “Rápido e devagar”.

O livro recebeu diversos prêmios pela forma criativa que aborda as ciências econômicas e comportamentais.

O autor separa, durante o livro, o raciocínio de duas formas:

  • Rápida, intuitiva e emocional;
  • Devagar, lógica e deliberativa.

O livro bate de frente com a ideia que o indivíduo só tem comportamentos econômicos racionais e demonstra também o seu lado emocional.

6. Faça fortuna com ações, Décio Bazin

Baseados nas suas experiências na atuação em bolsa e como analista de mercado de capital, Décio Bazin mostra quais são as informações mais relevantes a serem analisadas na hora de comprar uma ação, por exemplo.

Esse é um ótimo livro sobre economia e finanças, e é muito bom para quem busca informações de como investir na bolsa de valores.

Os exemplos expostos durante o livro, normalmente, são experiências próprias do autor, que defende veementemente, o foco no ganho de longo prazo com as ações.

Portanto, seja para aprender sobre políticas públicas, investimentos, básico de micro e macroeconomia, entre outros assunto, ler bons livros de economia e finanças é essencial para o desenvolvimento do seu aprendizado e finanças.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *