Home Blog Conheça os 6 melhores livros de investimentos!

Conheça os 6 melhores livros de investimentos!

livros de investimentos 2

Existem diversas formas de aprender sobre algo. Uma delas, é através da leitura. Os livros de investimentos são uma forma acessível de aprender com os melhores sobre a arte de investir.

Além disso, os livros de investimentos podem ser facilmente encontrados e, em algumas situações, são disponibilizados gratuitamente na internet. Esse é um ótimo recurso para quem quer perder o medo de investir e para quem já investe!

Os principais livros sobre investimentos

livros de investimentos 1 1

Para investir, antes de tudo, é preciso ter educação financeira. As finanças devem estar organizadas para permitir maior flexibilidade ao investidor. Aumentando a probabilidade de retornos, seja investindo em renda fixa ou em renda variável!

É importante ressaltar que, além dos livros físicos, também existem e-book’s disponíveis pela internet e que trazem grande qualidade de conteúdo. Podendo ser um adicional na busca pelo conhecimento para entrar no mundo do investimento!

Nesta lista você vai encontrar:

  1. Pai Rico, Pai Pobre;
  2. Os Segredos da Mente Milionária;
  3. O Investidor Inteligente;
  4. O Homem Mais Rico da Babilônia;
  5. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos;
  6. Fora da Curva.

Por que é importante ler livros sobre investimentos?


A mudança em qualquer aspecto da vida, acontece por uma série de fatores. Alguns deles são: vontade, dedicação e consistência.

No entanto, para conseguir encontrar um “norte” e uma “motivação” inicial para começar na busca pelo crescimento, é preciso ter referências.

E os livros, assim como outras fontes de conteúdo (filmes, palestras, cursos etc.) são essenciais para o desenvolvimento.

Portanto, aprender antes de investir, é uma atitude indispensável. Evitando assim, uma perda de dinheiro significativa.

6 livros de investimentos que você precisa ler!

1. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

“O dinheiro sem inteligência financeira é dinheiro que desaparece depressa.”

Um dos livros sobre finanças mais conhecidos no mundo, ‘Pai Rico, Pai Pobre’ ensina mais do que como lidar com o dinheiro, faz com que as pessoas percebam padrões comportamentais que, na maioria das vezes, são prejudiciais economicamente.

O “pai rico” ensina sobre empreendedorismo e as formas de fazer o dinheiro trabalhar para si. Já o “pai pobre” se posiciona com descrença enquanto ao empreendedorismo e prega a busca por uma ‘estabilidade’ que, na verdade, não está tendo resultados.

2. Faça fortuna com ações antes que seja tarde demais- Décio Bazin

“Os preços não sobem ou caem, mas os preços são puxados ou derrubados.”

O livro aborda a metodologia utilizada por Bazin para criar sua carteira e incentivar os investidores a realizarem a escolha de suas ações baseando-se em questões no qual o autor acredita serem vantajosas no longo prazo de tempo.

Além disso, no livro é abordada a estrutura de mercado e como acontecem as negociações.

3. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

“Mesmo um investidor inteligente e que sabe o que está fazendo precisar estar 100% atento para evitar acompanhar a multidão.”

No livro ‘O Investidor Inteligente, Graham fala sobre o posicionamento que investidores devem tomar frente o seu investimentos.

É importante sempre estar atento aos vieses que, muitas vezes, podem limitar a performance de potenciais bons rendimentos.

4. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

“O dinheiro é abundante para aqueles que compreendem as leis simples que governam sua aquisição.”

Outro clássico que trata de finanças pessoais, o livro de Clason possibilita ao leitor um aprofundamento de como aprender a pensar o uso do dinheiro e investir com inteligência.

No entanto, o seu conteúdo pode servir para diversas outras áreas, já que, fala sobre o conceito de Maestria. Nesse caso, a ideia da independência que permite maior flexibilidade e possibilidade de desenvolvimento.

5. O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundo – Robert G. Hagstrom

“Nunca invista em um negócio que você não entende.”

Warren Buffet é considerado um dos maiores investidores do mercado financeiro. Dessa forma, o livro vem para apresentar a maneira no qual ele construiu sua fortuna.

Por isso, no livro são detalhadas estratégias que Warren veio a utilizar, como também suas técnicas para o controle de emoções.

Ainda, pontos importantes da vida do Warren e seu modo de investir.

6. Fora da Curva – Florian Bartunek, Giuliana Napolitana e Pierre Moreau

“Ninguém consegue prever o futuro. Em vez de fazer projeções, calcule as probabilidades de ganhar ou perder dinheiro em diferentes cenários.”

O livro ‘Fora da Curva’ fala sobre os segredos dos grandes investidores do Brasil. Uma série de explicações sobre práticas e erros que podem ser evitados ao investir.

Afinal, quem investe está pensando em multiplicar o dinheiro e não em perder.

O que é preciso saber para começar a investir?

Além dos livros, é importante lembrar que conhecimento não serve para quase nada se não houver prática. Colocar a ‘pele no jogo’ é a melhor forma de colocar os ensinamentos na hora de investir e conhecer o que dá certo ou não dentro da sua própria realidade.

Por isso, é importante conhecer os livros de investimentos, mas também é indispensável colocar a ‘mão na massa’ e aprender fazendo!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *