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[6] Livros de marketing que todo empreendedor deveria ler

livros de marketing

Ler livros de marketing vem se tornando um requisito básico para qualquer pessoa que deseja ter sucesso empreendendo.

Existem diversos livros de marketing, cada um deles focando em uma estratégia, meio de comunicação ou público.

Portanto, saber quais são os melhores livros de marketing é uma forma excelente de se atualizar e ter novas ideias para expandir no âmbito do empreendedorismo.

6 melhores livros de marketing

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Podemos encontrar centenas de livros sobre marketing, entretanto, para facilitar a vida do leitor, é importante destacar os livros mais relevantes, nacional ou internacionalmente.

1. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital – Philip Kotler

O marketing 4.0 é o quarto livro da saga de livros sobre marketing do renomado autor, Philip Kotler.

Neste livro, ele busca mostrar a transição do marketing tradicional para o marketing digital, e como se adaptar a nova forma de comprar dos consumidores.

No livro, o autor indica uma série de métricas e práticas que o time de marketing deve estar sempre mantendo para ter sucesso no mercado atual.

São apontadas, durante o livro, estratégias desde atração e apresentação da marca até fidelização do cliente.

Com certeza, marketing 4.0 é um dos livros mais atualizados e mais didáticos sobre o marketing atual.

2. Marketing de conteúdo: A moeda do século XXI – Rafael Rez

Esta obra nacional é um dos mais importantes livros de marketing para empreendedores.

Isto porque, no livro, é possível entender como usar o marketing de conteúdo para expandir seu negócio, alcançar mais pessoas e, consequentemente, ter mais clientes.

No livro ele destrincha os principais pontos sobre a criação de marketing de conteúdo e digital de qualidade, como:

  • Planejamento;
  • Atração;
  • Geração de leads;
  • Métricas relevantes;
  • Vendas;
  • Produção de conteúdo.

Portanto, como o autor descreve, este livro fala sobre o presente e futuro do marketing, destacando a importância do marketing para qualquer negócio.

3. A estratégia do oceano azul – Rennée Mauborgne & Chan Kim

A partir de uma pesquisa detalhada em mais de 150 empresas de 30 diferentes setores sobre as suas estratégias, os autores, Mauborgne e Kim, perceberam que a resposta encontrada não era suficiente para explicar o sucesso das empresas vencedoras.

Foram encontradas 3 principais respostas:

  • Liderança de custo;
  • Nicho;
  • Diferenciação.

Entretanto, os pesquisadores concluíram que o sucesso de algumas empresas era determinado, na verdade, pela criação de nichos de mercados pelas empresas vencedoras.

Com a criação de nichos, as empresas conseguiam se distanciar da competitividade dos seus mercados, abrindo portas para um crescimento exponencial.

4. As 22 leis consagradas do marketing – Al Ries & Jack Trout

Ao relatar experiências de sucesso do marketing de algumas empresas, de forma didática e empolgante, Ries e Trout, listam 22 pontos que encontram em comum em todas essas empresas.

Esse livro pode ser muito útil para deixar claro quais pontos não devem ser deixados de lado para que o sucesso do marketing possa ser alcançado.

5. A vaca roxa – Seth Godin

Seth Godin, grande autor sobre marketing, defende no livro “A vaca roxa” que para se destacar no mundo comercial hoje em dia, só uma boa propaganda não é o suficiente.

As empresas que se destacam atualmente, trabalham uma estratégia de marketing presente em cada passo do negócio.

Ele destaca que existe uma certa negação por parte dos consumidores a propagandas tradicionais. Portanto, para se destacar, é necessário chamar atenção do público de maneiras criativas e inovadoras.

6. Contágio: Por que as coisas pegam – Jonah Berger

No livro ‘Contágio”, como o nome já diz, o autor, Jonah Berger, mostra as aspectos que levam produtos, marcas, entre outras coisas, a se destacarem nas mídias.

O autor buscou entender que fatores  por trás da viralização de vídeos na internet, “memes” nas redes sociais e como essas situações influenciam os consumidores.

O livro revela alguns segredos essenciais para o marketing, como:

  • Moeda social;
  • Emoção;
  • Gatilhos;
  • Público;
  • Histórias;
  • Valor prático.

Assim como os demais, esse livro leva a visão do autor sobre como se destacar com o marketing no mercado atual, usando como base sua experiência profissional.

Portanto, todos os livros de marketing citados são relevantes, mas não vão entregar uma resposta pronta para o seu negócio. É interessante ler o máximo possível, aprender com a experiência de pessoas de sucesso e, assim, desenvolver a melhor estratégia de marketing.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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