Home Blog 5 livros sobre finanças que você deve ler!

5 livros sobre finanças que você deve ler!

livros sobre financas 1

Os livros sobre finanças em geral têm se popularizado nos últimos anos. Entretanto, para quem está começando a criar uma empresa, é preciso dar atenção à alguns pontos cruciais.

Com os livros de finanças, você consegue receber dicas mais específicas, já que existem diversos temas dentro do assunto.

Por isso, separamos os livros sobre finanças essenciais para transformar sua relação com o dinheiro de sua empresa.

Os livros de administração financeira são uma ótima alternativa para as pessoas que querem acessar os conhecimentos de grandes empreendedores.

Isso é importante, pois são eles, os entendedores do assunto, que ajudam no aprendizado sobre os erros e acertos de quem alcançou o sucesso.

Por isso, confira abaixo uma lista com os melhores livros sobre finanças para ajudar no controle e planejamento financeiro de sua empresa.

livros-sobre-finanças

1. Os segredos da mente milionária

“Se você diz que é merecedor, então é. Se diz que não é, então não é. Em qualquer hipótese, você viverá a sua própria história. É simples assim.”

Diversos livros de finanças pessoais abordam o impacto do pensamento das pessoas em nosso crescimento. Por isso, o livro Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker, compartilha o pensamento das pessoas ricas.

Para quem é rodeado de pessoas com pensamento limitado, buscar a visão ampla das mentes milionárias é a alternativa para sair da estagnação financeira. Esse tipo de atitude, influenciada pelo livro, traz a possibilidade de agir de forma diferente da maioria.

Harv conta como, mesmo consumindo diversos conteúdos sobre as estratégias de enriquecimento, seus projetos não davam certo. Algo ocorrido pela ausência do pensamento rico.

Com isso, o livro aborda o conceito de “causa e efeito”. Ele explica que todos os resultados nas diversas áreas da vida estão diretamente ligados ao pensamento e às atitudes.

2. Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores

A obra apresenta os conceitos de empreendedorismo relacionados aos seus aspectos financeiros. Por isso, discute sobre as dificuldades no processo de criação, elaboração e desenvolvimento de um projeto.

O livro de autoria de Steven Rogers considera a dificuldade de muitos leitores e novos empreendedores no mercado com termos comuns da área. Por conta disso, utiliza uma linguagem bastante simples e didática.

3. “Imposto de Renda das Empresas”

O autor Hiromi Higuchi apresenta de forma prática cálculos e lançamentos contábeis relacionados ao Imposto de Renda de empresas.

Essa obra ajuda a entender as principais incidências sobre as atividades do empreendedorismo. Assim, ajudando a criar uma melhor realidade sobre as dificuldades tributárias enfrentadas por empresários.

4. Finanças Corporativas – Teoria e Prática

O autor Aswath Damodaran utiliza, como dito no título, aplicações práticas e teóricas sobre investimentos e busca de fundos. Tudo isso, no entanto, a partir de histórias de empresas reais.

Segundo o próprio Aswath, a leitura pode exigir uma certa preparação do leitor. Mas, em contrapartida, ela oferece uma grande vantagem em meio a empresários limitados à atividades de gestão, como:

  • Análise de fluxo de caixa;
  • Formação de capital de giro;
  • Compra de matérias-primas.

Portanto, a proposta mais forte do livro está nas formas não convencionais para alavancar o valor de um negócio.

5. Trabalhe 4 horas por semana

“Foque em SER PRODUTIVO, em vez de focar em SER OCUPADO”.

O livro de Timothy Ferris fala diretamente sobre produtividade. Entre os livros de finanças pessoais citados, esse foca no trabalho e nas falsas crenças a ele relacionadas.

Através da sua própria experiência de vida, o autor comprova a possibilidade de trabalhar menos e entregar ainda melhores resultados.

No livro, Ferris comenta que muitos se sentem bem por serem “ocupados”, mas que isso está longe de significar um trabalho eficiente. E, além disso, que dedicar esforços para diversas atividades inúteis são costumes que acabamos praticando sem perceber.

Por isso, traz métodos para que o leitor saia de sua zona de conforto e observe para onde estão direcionados seus esforços. A partir disso, consiga trabalhar por menos tempo entregando melhores resultados.

O livro consegue passar ótimos ensinamentos sobre o uso efetivo do tempo diário. Eles são fundamentais para quem acredita que o excesso de (qualquer tipo de) trabalho resulta automaticamente em desenvolvimento financeiro.

Entre os diversos livros sobre finanças, estes servem como base para uma efetiva transformação de pensamentos e atitudes. Por isso, comece a cultivar o hábito de leitura e aplique esses ensinamentos em sua empresa. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *