Home Blog Livros sobre liderança: {7} livros que todo bom líder precisa ler

Livros sobre liderança: {7} livros que todo bom líder precisa ler

livros sobre lideranca

Livros sobre liderança são recursos indispensáveis para todos que almejam alcançar uma posição de destaque como um líder.  

Ou seja, odo líder precisa estar sempre se aprimorando, atualizando e buscando novas referências. Por isso, saber quais são os melhores livros sobre liderança é muito importante.  

Portanto, livros sobre liderança são uma fonte de conhecimento e experiências, que na maioria das vezes são escritos por pessoas que obtiveram sucesso como um líder.

Logo, é uma forma de conectar-se diretamente com lideranças, que têm muito o que compartilhar e ajudar no desenvolvimento de novos líderes.  

Quais são os melhores livros sobre liderança?

livros de liderança

 

Grandes líderes são também grandes leitores, e por isso, é importante conhecer alguns dos melhores livros sobre liderança. 

Dessa forma, cada livro foca em uma experiência, contexto e habilidade diferente, ou seja, cada um tem a sua importância no processo de desenvolvimento de habilidades de líderes.  

A arte da guerra, Sun Tzu  

O livro é um tratado militar que foi escrito no século IV a.c. pelo general e estrategista chinês, Sun Tzu. Os 13 capítulos do livro abordam diferentes aspectos e estratégias que devem ser usados em combates.  

Historicamente o livro serviu de inspiração para vários líderes, que com os aprendizados compartilhados por Sun Tzu, conseguiram desenvolver estratégias e habilidades que os levaram ao sucesso.  

Hoje em dia, o livro vem sendo bastante usado como fonte de aprendizado dentro do mundo corporativo.

O que antes era o exército, hoje pode ser interpretado como a própria empresa, os inimigos servem de analogia para competidores e o “terreno” pode ser interpretado como o mercado, acionistas e fornecedores.  

Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie 

A primeira publicação foi no ano de 1936, mas ainda hoje, as lições do livro são extremamente valiosas e ajudam a desenvolver habilidades indispensáveis para um líder, como:  

  • Estratégia comunicativas;  
  • Ajudar pessoas; 
  • Facilidade para estabelecer relacionamentos; 
  • Reflexão sobre as próprias atitudes;  
  • Ligar de verdade para os problemas de outras pessoas.

O monge e o executivo, James C. Hunter 

O livro discorre sobre a essência de ser um líder e defende a ideia que a verdadeira liderança é: a “liderança servidora” sem autoritarismo.  

O livro é bastante relevante, o autor é um líder corporativo americano, palestrante e com muita experiência sobre liderança. 

Drive: uma surpreendente verdade sobre aquilo que nos motiva, Daniel H. Pink 

Drive é um ótimo exemplo de um livro de liderança e motivação. Muitos pensam que as maiores motivações humanas são recompensas financeiras.

Mas no livro, Daniel Pink defende que o que realmente nos motiva é a própria necessidade humana de estar criando coisas novas.  

O autor é especialista em comportamento e gestão, por isso, sua obra também traz aprendizados importantes para o mundo corporativo. 

As armas da persuasão, Robert Cialdini  

O livro escrito pelo psicólogo, Robert Cialdini, é muito importante para o desenvolvimento de uma liderança. A oratória persuasiva éde fato, um fator diferencial para um líder.  

O livro usa sua pesquisa na área da persuasão, e busca explicar: quais são os motivos que levam às pessoas a dizerem “sim” para ofertas e quais técnicas exploram esses fatores.

Inteligência emocional, Daniel Goleman 

No meio de decisões de extrema importância para um negócio, um grande líder deve saber manter a calma e usar a racionalidade. Por isso, a inteligência emocional é um fator indispensável.  

Daniel Goleman, um dos maiores especialistas em inteligência emocional, apresenta lições no decorrer do livro que ensinam como interagir melhor com as pessoas e liderar utilizando empatia. 

Goleman defende também que o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um grande líder 

A essência do líder, Warren Bannis  

Warren Bannis é considerado um dos pioneiros no estudo sobre liderança, o que torna a leitura da obra mais relevante  

No livro ele tenta explicar como ser um líder, definindo quais as qualidades de um líder e quais as estratégias que as pessoas devem adotar para alcançar a liderança.  

Como ser um líder? 

Existem várias habilidades que uma pessoa precisa desenvolver para ser um líder de sucesso. São vários os livros sobre liderança, e cada um trata sobre determinado aspecto ou habilidade.

Mas, todo grande líder está sempre estudando e buscando novos aprendizados, e por isso, é essencial buscar conhecimento na experiência daqueles que já tiveram sucesso. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos! 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *