Loja virtual: como criar uma loja online!

loja virtual 3

Uma loja virtual é um site que permite a venda de produtos ou até serviços através da Internet.

A loja virtual é uma alternativa excelente para que pessoas e marcas consigam divulgar seus produtos para uma grande quantidade de pessoas.

Com uma loja virtual, é possível vender bastante sem gastar com funcionários ou aluguel de um espaço. Portanto, para começar a funcionar, é preciso apenas um computador e uma boa ferramenta.

O que é uma loja virtual?

A loja virtual pode ser definida como um site onde empresas e pessoas físicas vendem produtos e serviços.

Apesar de não existir fisicamente, ela demanda diversas responsabilidades, já que necessita de um sistema de hospedagem e também de logística de estoque e entrega.

Seus clientes podem acessá-la de qualquer lugar e em qualquer horário, escolhendo produtos e pagando-os através de um sistema de pagamento oferecido pelo site.

No entanto, existem alguns casos em que as lojas virtuais são complementos das lojas físicas. Nesses casos, a compra é feita pelo site, mas a retirada do produto no estabelecimento.

Como criar uma loja virtual?

Existem sites e plataformas especializadas na criação e desenvolvimento de lojas online.

Por terem um baixo nível de complexidade, eles possibilitam uma fácil interação e customização.

No entanto, é comum que, para ter esse tipo de e-commerce, o empresário contrate um profissional técnico no assunto, que fica encarregado de colocar a loja no ar.

Esse processo acaba levando mais tempo e custando mais para a empresa.

Entre as plataformas de e-commerce mais utilizadas para a criação de uma loja virtual, estão:

  • Shopify;
  • Wix;
  • Magento;
  • WooCommerce;
  • Nuvem Shop.

O que é preciso para montar uma loja virtual?

O software responsável pelo desenvolvimento, exibição e gerenciamento de um comércio online deve ter algumas características fundamentais.

O empresário precisa conseguir fazer o cadastro do seus produtos, além do cálculo de fretes de maneira automática.

Por outro lado, o cliente precisa ter, de forma prática, um ambiente seguro para fazer o pagamento de sua compra, seja pelo cartão ou outras alternativas escolhidas pela loja.

Entre as formas de pagamento mais utilizadas, estão:

É importante lembrar que, quanto maior o tráfego da loja, mais segura e estável ela precisa ser. Assim, fraudes serão evitadas e desejos de compra mantidos.

Além disso, a logística da loja deve ser bem estruturada, ou seja, você deve ter uma boa estratégia para armazenar e enviar seus produtos, caso eles não sejam virtuais.

Outro ponto fundamental está no design da loja virtual.

Sua apresentação precisa ser profissional e esteticamente atraente, passando uma boa impressão da marca. Para isso, optar por um layout criativo e com as cores da marca pode ser um caminho eficiente.

loja virtual

Quais as vantagens de uma loja online?

Uma loja virtual oferece um grande número de vantagens tanto para clientes quanto para empreendedores.

Para seus donos, ela possibilita o alcance de um público diferenciado, maior e mais interessado nos produtos ou serviços oferecidos.

Isso tudo sem precisar aumentar o time de funcionários de maneira proporcional nem arranjar um novo espaço de funcionamento.

Para os clientes, ela representa uma maior acessibilidade à loja desejada, além de uma maior praticidade para a compra de produtos.

No entanto, lembre-se que é preciso cuidado e planejamento antes de abrir uma loja, já que, assim como qualquer empresa, ela possui algumas demandas necessárias.

Uma opção para garantir bons resultados é moldá-la a partir de um nicho de mercado, o que reduz a concorrência e garante o interesse do público desejado. Para mais conteúdos de empreendedorismo, assine nossa newsletter no WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos