LPSB3: saiba tudo sobre as ações da LPS Brasil na B3!

LPSB3

Na bolsa de valores brasileira, existem diversos setores e segmentos para realizar investimentos. Como exemplo, tem-se o setor imobiliário. Integrando esse setor, uma das opções é a companhia LPS Brasil (LPSB3)!

A LPS Brasil (LPSB3) possui atuação em intermediações imobiliárias nos mercados primários e secundários, por isso, a principal fonte de renda da empresa decorre das comissões que são recebidas através das intermediações. Sua classificação setorial é Financeiro, Exploração de Imóveis e Intermediação Imobiliária. 

Tendo em vista essas questões, é interessante que o investidor busque compreender desde o histórico ao modelo de atuação da empresa, com objetivo de avaliar se vale a pena investir na LPS Brasil, por meio do ticker LPSB3. 

Modelo de negócio da LPS Brasil (LPSB3)

A princípio, a empresa possui como principal atividade a realização de intermediação referente a empreendimentos imobiliários. 

A LPS Brasil possui atuação em mais de 10 Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal. 

Além disso, a companhia atua como intermediadora imobiliária, ou seja, a LPS também realiza financiamentos imobiliários, por meio da Credipronto.

Por isso, umas das principais fontes de receita da empresa são as comissões que se recebe através das intermediações.

Assim, com mais de 82 anos de história, a empresa oferece soluções completas referentes a consultoria imobiliária. 

Informações básicas sobre os papéis da LPS Brasil (LPSB3)

LPSB3 1
  • Tipos de ações: Ações ordinárias (ON);
  • Segmento de listagem: Novo Mercado;
  • Tamanho: Micro Cap;
  • Tag Along: 100%;
  • Free Float: 50,9%

Dados importantes sobre a LPS Brasil

Primeiramente, antes de realizar investimentos em alguma empresa da bolsa de valores, é fundamental realizar uma avaliação sobre a empresa. Para isso, existe a análise fundamentalista. Através dela, é possível observar a situação financeira da empresa.

Governança

A LPS Brasil integra o segmento do Novo Mercado na B3, sendo ele um dos segmentos que atestam o nível mais alto de boa governança para uma empresa. 

Portanto, empresas que fazem parte do Novo Mercado, tendem a transmitir uma boa imagem para seus investidores, devido aos padrões e metas que devem ser seguidas.

Dívida

A Lopes Brasil não possui um grau de endividamento, sendo seu caixa maior que sua dívida. 

Pagamento de dividendos

No geral, as empresas que integram a bolsa de valores fazem a divisão de parte dos seus lucros. Essa parcela referente a porcentagem dos ganhos da empresa é conhecida como dividendos

Entretanto, a Lopes Brasil não possui em seu histórico uma distribuição recorrente de proventos. 

Pontos positivos da LPS Brasil (LPSB3)

  • Possui um nome forte no mercado, além de ser altamente reconhecida;
  • Não possui dívidas; 
  • Uma das maiores vendedoras do estado. 

Pontos negativos da LPS Brasil (LPSB3)

  • Integra um mercado altamente concorrido.

Conhecendo a história da LPS Brasil (LPSB3)

A Lopes Brasil foi fundada em 1935 no Estado de São Paulo por Francisco Lopes. Cinco anos após a sua fundação, ocorreu o lançamento do primeiro logotipo da empresa. 

Assim, durante esse período, surgiu um dos primeiros lançamentos referentes aos edifícios em forma de condomínio sendo intermediado pela Lopes Brasil. 

Além disso, a empresa tornou-se uma das companhias pioneiras referente a divulgação de empreendimentos imobiliários através de propagandas em meios visuais. 

Foi em 1960 que se iniciaram parcerias a longo prazo com a Gomes de Almeida Fernandez, denominada de Gafisa.

Dessa forma, em 1970, a companhia resolveu inovar desenvolvendo ferramentas relacionadas a intermediação, como por exemplo: catálogos especializados e apresentação por meio de maquetes.

Ademais, ainda na década de 70, criou-se o novo logotipo em formato de coração.

Durante a década de 80, a empresa começou a atuar na expansão de polos comerciais localizados na cidade de São Paulo, em lugares como a Marginal Pinheiros, a Avenida Paulista e a Avenida Eng. Luís Carlos Berrini. Dessa forma, a companhia tinha participação, sobretudo, em intermediações antes da construção dos empreendimentos. 

Todavia, a empresa deu início a intermediação de flats e empreendimentos residenciais com serviços de duplex.

Foi na década de 1990 que a companhia conquistou o primeiro “Prêmio Top Imobiliário”, na categoria de Maior Corretora Imobiliária. 

Assim, durante o ano de 2006, a Lopes realizou seu IPO na Bovespa. E, no ano seguinte, a empresa criou a CrediPronto, uma joint venture com o Banco Itaú para realizar a promoção de financiamentos imobiliários. 

Além de iniciar a expansão geográfica no mercado primário em território nacional, por meio de operações greenfield.

Já no final desta década, a empresa triplicou sua posição, tornando-se uma das grandes lideranças no mercado de intermediação imobiliária nacional.

Por fim, durante os últimos anos a LPS Brasil tornou-se líder no mercado secundário em território nacional.

Concorrentes da LPS Brasil

Além de realizar observações referentes à companhia, é de fundamental importância buscar conhecer a concorrência do setor. Alguns exemplos desses concorrentes são a Multiplan (MULT3) e a Log Commercial Properties (LOGG3). 

  1. Multiplan: a empresa atua como uma imobiliária full-service, executando um planejamento, desenvolvimento e administração, com foco, principalmente, em shoppings centers em território nacional;
  2. Log Commercial Properties: a companhia possui atuação na construção, incorporação, gestão de propriedades e comercialização. Possui, assim, foco nos segmentos de Condomínios Logísticos, Loteamentos e Shoppings Centers. 

Ressalta-se que tais concorrentes integram, juntamente com a LPS Brasil, o segmento de exploração de imóveis. 

Como investir na empresa LPS Brasil (LPSB3)?

lpsb3 2

Diante das informações ressaltadas, é possível realizar uma análise aprofundada sobre a empresa e, assim, decidir se vale a pena investir no ticker da LPS Brasil. Para realizar esse investimento, é necessário seguir alguns passos. 

Selecione uma corretora de valores

Antes de tudo, recomenda-se realizar uma pesquisa entre as corretoras disponíveis no mercado financeiro, com objetivo de descobrir qual melhor se encaixa ao perfil do investidor, bem como aos seus objetivos.

Além disso, é importante que a instituição financeira esteja credenciada por órgãos relevantes no governo. Um desses órgãos é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Dessa maneira, após selecionar a corretora, basta enviar os documentos solicitados para efetuar a abertura da conta. 

Enviar o dinheiro para a corretora

Após selecionar a corretora, o próximo passo é realizar a transferência do valor desejado para a corretora de valores escolhida e, assim, efetuar a aplicação. Ela pode ser feita por meio de um PIX ou de um TED

Além disso, é fundamental realizar a transferência do capital por meio de uma conta cadastrada no CPF do investidor. 

Selecionar a ação da Lopes Brasil (LPSB3)

Portanto, após realizar uma análise fundamentalista relacionada aos papéis da companhia, e estando ciente da decisão, basta selecionar a ação da empresa através do ticker LPSB3

Qual é o segmento de listagem da LPS Brasil?

O segmento de listagem da LPS Brasil é o Novo Mercado.

A LPS Brasil realiza o pagamento de dividendos?

A LPS Brasil não possui em seu histórico uma distribuição recorrente de dividendos. 

Qual é o tag along das ações da LPS Brasil?

A LPS Brasil possui 100% de tag along.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos