Home Blog LREN3: tudo sobre as ações da Lojas Renner!

LREN3: tudo sobre as ações da Lojas Renner!

LREN3

A Lojas Renner (LREN3) direciona suas atividades para o varejo brasileiro de moda e itens de utilidades domésticas. Sendo considerada uma das maiores varejista de moda em faturamento em território nacional.

As ações da Lojas Renner (LREN3) integram parte da bolsa de valores brasileira, podendo ser comercializadas por investidores que consideram no mercado de vestuário, proveitos vantajosos. 

O que é a Lojas Renner (LREN3)?

A Lojas Renner (LREN3) centraliza suas atividades na fabricação e comercialização de roupas. Entretanto, a companhia busca abranger os itens comercializados, oferecendo tanto vestuário feminino, como, masculino, infantil, moda íntima e esportiva, além de calçados. 

A organização é brasileira e pode ser considerada uma das grandes empresas de moda do Brasil, com ações comercializadas na B3 por meio do ticker LREN3. 

Em suma, a Lojas Renner atua no setor varejista desde o ano de 1922, devido a inauguração do primeiro ponto de venda, referente a comercialização de artigos têxteis. A organização possui mais de 795.647.995 ações gerenciadas, sendo 93% destas em Free Float

Além da Lojas Renner, outras companhias fazem parte do setor de vestuário no Brasil, como a Cia Hering (HGTX3) e a Arezzo (ARZZ3).

  1. Cia Hering: é uma atuante no setor de varejo e moda. Possuindo mais de 135 anos de trajetória, caracterizada por gestão de marca e produção. Além disso, o catálogo da companhia possui marcas como Hering, Hering Kids, PUC e Dzarm. 
  2. Arezzo:  a empresa integra o setor varejista brasileiro, oferecendo produtos como calçados, bolsas e acessórios. Além do mais, a companhia expande seus negócios a partir da distribuição de outras marcas como, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme. Ressaltando que, todas as marcas que integram a empresa possuem lojas no modelo e-commerce. 

Devido a importância da Lojas Renner (LREN3) para o mercado de investimentos, recomenda-se compreender a história da companhia e seu modelo de negócio. 

História da Lojas Renner (LREN3)

LREN3 2

A Renner foi inaugurada em 1922, como parte do grupo A. J. Renner, uma indústria fabril instalada em Porto Alegre. Dessa forma, através da inauguração da Renner foi implementado o primeiro ponto de venda referente a comercialização de artigos têxteis. 

Entretanto, no ano de 1940, apesar da companhia ainda pertencer ao grupo A. J. Renner, a diversidade de produtos foi ampliada, passando a operar como uma loja de departamento. 

Dessa maneira, foi em 1965 que o grupo A. J. Renner decidiu por tornar independentes as empresas que integrava-o. Sendo assim, constituída a organização Lojas Renner S.A.

Além disso, dois anos após, especificamente, em 1967, a empresa tornou-se uma companhia de capital aberto. 

Sendo assim, no início dos anos 90 a companhia começou a operar no formato de loja de departamento especializada em moda. Além do mais, durante esse período a empresa começou a expandir para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal.

Foi em 2002, que nasceu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”, que buscou refletir um jeito de ser e de vestir, baseado nos interesses, personalidades e hábitos dos clientes. 

No ano de 2005, a empresa já era detentora de mais de 64 pontos de venda. Dessa forma, a J.C. Penney, em associação com os administradores da Renner, optaram pela venda do controle da organização mediante a oferta pública de ações na Bolsa de Valores.

Expansão da Lojas Renner

Posteriormente, em 2006, o plano de expansão da Renner sofreu uma intensificação, sendo assim, foi iniciada sua atuação na região Nordeste, mediante a abertura de unidades nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. 

Além disso, no mesmo ano a empresa implantou uma área referente a Produtos Financeiros, oferecendo Empréstimo Pessoal e Saque Rápido, logo após, complementou com Seguros. 

O ano de 2007, serviu para que a empresa continuasse o plano de expansão, proporcionando a chegada da companhia a região Norte, devido a abertura de uma loja no estado do Amazonas. 

Foi em 2010 que a área de Produtos Financeiros conseguiu se consolidar, mediante o lançamento do co-branded Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MasterCard. 

Ainda em 2010 a empresa lançou seu e-commerce. 

No ano de 2011, a Lojas Renner S.A. realizou a aquisição da Camicado, uma companhia no segmento de casa e decoração, presente em todo território nacional com mais de 110 lojas. 

Além do mais, foi em 2013 que a Youcom foi lançada, diante do conceito de ser um modelo de negócio direcionado para o público jovem em um ambiente de loja especializada, contando assim, com 98 lojas por todo o Brasil.

No ano posterior, em 2014, a primeira loja inclusa no projeto Renner Sustentável foi aberta em Fortaleza. No ano de 2014, a Lojas Renner S.A foi selecionada para compor a carteira do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA de 2015. 

Em 2016, a Lojas Renner lançou a Ashua, marca direcionada a moda plus size, com mais de 8 lojas espalhadas pelo país. 

Logo após, em 2017, foi constituída a Realize CFI, uma instituição financeira. 

Ainda em 2017, a empresa inaugurou sua primeira operação no exterior. Contando com mais de 9 lojas no Uruguai e, em 2019, inaugurou mais de 4 lojas na Argentina. Fechando sua rede de lojas com mais de 600 em operação. 

Linha do tempo da Lojas Renner (LREN3)

  • 1922 – A Renner é inaugurada, como parte do grupo A. J. Renner;
  • 1940 – A companhia passa a atuar como loja de departamento; 
  • 1965 – O grupo A. J. Renner decide por tornar independentes as empresas que integrava-o;
  • 1967 – A organização torna-se uma companhia de capital aberto;
  • Anos 90 –  A Renner começa a operar no formato de loja de departamento especializada em moda;
  • Anos 90 – A empresa inicia sua expansão;
  • 2002 – Nasce o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”;
  • 2005 – A companhia detinha mais de 64 pontos de venda;
  • 2005 – A J.C. Penney e os administradores da Renner optaram pela comercialização do controle da Renner através da oferta pública de ações na Bolsa de Valores;
  • 2006 – A Renner intensifica sua expansão, iniciando sua atuação na região Nordeste;
  • 2006 – Uma área referente a Produtos Financeiros é implementada;
  • 2007 – A Lojas Renner chega a região Norte;
  • 2010 – É lançado o co-branded Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MasterCard;
  • 2010 – A organização lança seu e-commerce;
  • 2011 – A Lojas Renner S.A. adquire a Camicado;
  • 2013 – A Youcom é lançada;
  • 2014 – A primeira loja inclusa no projeto Renner Sustentável é aberta em Fortaleza;
  • 2014 – A Lojas Renner é selecionada para compor a carteira do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA de 2015;
  • 2016 – A companhia lança a Ashua;
  • 2017 – É constituída a Realize CFI, uma instituição financeira;
  • 2017– A Lojas Renner inaugura suas primeiras operações no exterior.

O que faz a Lojas Renner (LREN3)?

A atividade principal da Lojas Renner está associada ao comércio varejista de moda. 

Dessa maneira, dentre as marcas que compõem o portfólio da companhia, pode-se considerar:

  • Camicado;
  • Youcom;
  • Ashua Curve & Plus Size;
  • Realize CFI.

Sendo assim, percebe-se que a organização procura explorar diversos segmentos, para oferecer produtos e serviços diferenciados aos seus clientes.

Como atua a Lojas Renner (LREN3)?

A Lojas Renner é uma das grandes empresas do setor varejista brasileiro, com mais de 20 mil marcas próprias. 

Além de possuir mais de 527 lojas em operação, sendo 334 Renner, 101 Camicado e 92 Youcom. 

Possuindo também, 4 centros de distribuição, ressaltando que o centro de São Paulo e Rio de Janeiro são automatizados. 

Além disso, durante o ano de 2017, a empresa conseguiu registrar mais de 120 milhões de visitas a página do e-commerce. 

As ações da Lojas Renner: onde e como são negociadas?

O ticker da Lojas Renner (LREN3) é negociado na bolsa de valores ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

Suas ações podem ser comercializadas mediante a utilização de plataformas digitais, no intuito de simplificar o sistema de negociação entre os acionista, mantendo também, a segurança de ambos. 

A companhia é detentora de ações ordinárias (LREN3 ON) que possibilitam direito ao voto durante as assembleias empresariais.

Além disso, para adquirir ações da Lojas Renner, é importante que o investidor dê início a abertura de uma conta numa corretora de valores.

Posteriormente, é preciso realizar uma transferência TED com o capital desejado para realizar o investimento. Dessa maneira, será possível selecionar ações da Lojas Renner, referidas como LREN3.

Características das ações da Lojas Renner (LREN3)

As ações da Lojas Renner são negociadas na B3  e possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Lojas Renner (LREN3) segundo as informações expostas na B3 é: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos, Vestuário e Calçados.

Além do mais, seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado.

Suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de Free Float de 93%.

Como ganhar dinheiro com as ações da Lojas Renner (LREN3)?

LREN3 1

De início, é importante considerar que algumas questões podem possibilitar a obtenção de lucro com as ações da Renner na bolsa de valores.

Diante dessas questões, é viável incluir o recebimento de dividendos, visto que a empresa possui em seu histórico uma distribuição recorrente de proventos. 

Além do mais, é importante considerar obter lucros com a comercialização de suas ações por um valor superior ao adquirido anteriormente.

Também recomenda-se que o acionista fique atento a algumas questões que possibilitam que as negociações na bolsa de valores sejam realizadas com mais segurança.

Dentre essas questões, uma bastante discutida entre investidores é a diversificação da carteira de ativos do investidor, criando uma carteira que possua ativos de renda fixa e renda variável

Além de que, é importante que o acionista verifique a segurança, liquidez e rentabilidade de uma ação, antes de realizar a aquisição.

Dessa maneira, diante do perfil do investidor de longo prazo, obter uma boa rentabilidade, poderá representar uma situação mais viável, quando comparado a busca por uma alta liquidez.

Entretanto, priorizar alta liquidez ou rentabilidade dependerá dos objetivos do investidor, lembrando que, é possível adquirir ativos para curto, médio e longo prazo. 

Vale a pena investir na Lojas Renner (LREN3)?

A Lojas Renner (LREN3) é a maior varejista de moda localizada em território nacional. 

Dado que, a empresa possui uma estrutura verticalizada, produzindo assim, seus próprios produtos. Além disso, a empresa oferta diversos serviços financeiros que não são encontrados em outras redes varejistas. 

Todavia, a Lojas Renner enfrenta uma vasta concorrência, visto que, existem diversas empresas no mesmo segmento que a companhia, oferecendo produtos parecidos e até iguais aos da empresa.

Dessa forma, antes de realizar investimentos em uma ação, é importante realizar uma análise fundamentalista para assegurar que as aplicações financeiras estão sendo realizadas de forma mais segura, seja com a Lojas Renner (LREN3) ou com outra companhia da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *