Mães empreendedoras: como conciliar um negócio próprio com filhos?

maes empreendedoras

Conciliar a vida pessoal com a profissional pode ser desafiador, principalmente para quem é novo neste mundo. A provocação já feita por filmes, livros e afins, retrataram a realidade de mães empreendedoras que precisam se desdobrar para conseguir bons resultados.

As mães empreendedoras são exemplos de foco e consistência. Uns dos principais pilares para conseguir desenvolver e gerenciar um negócio de sucesso. Mas uma mãe empreendedora não vive apenas de obstáculos.

Muitas mulheres recorrem ao empreendedorismo na busca de ter uma vida mais próxima do crescimento do filho.

Ou seja, trabalhar em casa, por exemplo, é uma das formas encontradas para ter mais flexibilidade no trabalho para mães.

Empreender com filhos: é possível?

mães-empreendedoras

Mães que querem empreender podem sentir medo inicialmente. O empreendedorismo é algo que exige esforço contínuo e disponibilidade para lidar com as possíveis oscilações no negócio.

Isto é, a chance de dar errado se sobressai a expectativa de dar certo. Por isso, antes de mesmo de iniciar um projeto, muitas mães desistem de engatar uma atividade que poderia trazer mais prazer em sua execução e mais retorno financeiro.

Mas a realidade é de que, é possível empreender com filhos. O que é necessário apenas que a mãe tenha o discernimento de dividir as áreas da vida e saber qual é o momento para cada coisa.

O empreendedorismo pode sim possibilitar uma versatilidade melhor quanto ao cumprimento de horários e afins. Mas isso não significa que é uma promessa ou que não deve haver compromisso com o que precisa ser realizado.

Para muitas mulheres a maternidade transforma a vida não apenas pessoal, mas também profissional. Ou seja, se tornar mãe pode ser uma das molas propulsoras e de maior incentivo para mulheres entrarem no mundo do empreendedorismo.

Dicas de negócios para mães empreendedoras

  1. Loja virtual;
  2. Fotografia;
  3. Marketing digital;
  4. Gastronomia;
  5. Artesanato;
  6. Redação;
  7. Consultoria.

São alguns dos inúmeros tipos de negócios que mães empreendedoras podem desenvolver. O importante é estar dentro do espectro que abrange quatro fatores, que são:

  • Conhecer a demanda para a determinada área;
  • Planejar e trabalhar com o que se gosta;
  • Buscar se desenvolver sempre;
  • Estar atenta aos feedbacks.

Todos os pilares precisam ser alimentados para se desenvolverem mutuamente. Assim, fica mais acessível para a mãe empreendedora conhecer quais são os pontos fracos e fortes do seu modelo de negócio.

Dicas para mães empreendedoras

Planeje o quanto for necessário e saiba a hora de agir

Na ânsia de alcançar resultados de maneira rápida, muitas mães empreendedoras avançam o sinal e não se planejam adequadamente.

Para não correr o risco de montar um negócio com maiores chances de fracasso, o planejamento é um ponto crucial.Por isso, é necessário se planejar o quanto for necessário, mas não permitir que o planejamento se torne procrastinação.

Saiba a hora de agir!

Tenha conhecimento sobre o mercado e clientes

Não é porque um ou mais conhecidos estão tendo possibilidade de sucesso uma área que você deve correr a favor da corrente.

Busque um negócio em que você tenha o mínimo de conhecimento para saber as demandas e conhecer os clientes.

Afinal, ter propriedade sobre o que se vende é um ponto crucial para que os possíveis compradores tenham confiança em você, no seu negócio e no seu produto.

Se organize financeiramente, separe o pessoal do profissional

Ser desorganizada financeiramente, não conhecer as próprias finanças e misturar o setor pessoal com profissional é um dos grandes problemas de mães empreendedoras.

Muitas vezes, o negócio pode começar bem, mas acaba por erros financeiros.

Por isso, invista em conhecimento sobre finanças e como gerir o empreendimento. Dessa forma, se torna ainda mais possível entrar na significante parcela de mães empreendedoras de sucesso. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos