Home Blog O que é margem de contribuição? Entenda como calculá-la!

O que é margem de contribuição? Entenda como calculá-la!

lucratividade e rentabilidade 3

Para criação e boa execução do empreendedorismo, o cálculo e interpretação de indicadores, como a margem de contribuição, por exemplo, são extremamente importantes.

A margem de contribuição, como todos indicadores chaves, entrega informações valiosas para o negócio, que podem até direcionar o trabalho da gestão e planejamento da empresa.

O que é a margem de contribuição?

calculadora-do-cidadao-2

A margem de contribuição é o valor que sobra das receitas obtidas em um período após serem retirados todos despesas e custos variáveis.

Portanto, para entender do que ela se trata, é necessário entender primeiramente o que são os custos e despesas variáveis.

Os custos ou despesas variáveis são aqueles que variam de acordo com o nível de produção a empresa, como, por exemplo, o custo dos insumos e matérias primas.

Extraindo todos os custos e despesas variáveis relacionados à produção do receita total, encontraremos a margem.

Para ficar ainda mais claro, a fórmula da margem de contribuição (MC) é a seguinte:

MC = Receita total – Custos e despesas variáveis

De forma objetiva, este resultado representa uma margem do valor obtido com as vendas, que sobrará para a empresa arcar com os custos fixos e lucrar.

Utilização da margem de contribuição

Além de ser um indicador importantíssimo, calcular a margem de contribuição pode ser fundamental para encontrar outras informações fundamentais do negócio.

Primeiramente, o acompanhamento dela mostrará se, mesmo com um alto volume de vendas, a empresa está tendo prejuízo ou não.

Um aumento da margem de contribuição, por exemplo, significaria que uma parte maior da receita será destinada aos custos fixos e lucro da empresa.

Além disso, a partir dela, a empresa poderá encontrar o break even point.

Breakeven point

O break even point é o termo usado para indicar o ponto de equilíbrio de uma empresa, ou seja, o ponto onde a empresa não tem prejuízo nem lucros.

Para o empresário é muito importante saber em que ponto sua empresa deixa de dar prejuízo e começa a lucrar.

Para calcular o ponto de equilíbrio, é necessário antes encontrar o índice de margem de contribuição (IMC), que a divide pela receita total.

Portanto, o IMC demonstra quantos por cento da receita total a margem representa.

Com ele em mãos, basta usar a seguinte fórmula do break even:

Break even point: Custos fixos/(1 – IMC)

O resultado deste cálculo irá demonstrar o faturamento mínimo para que a empresa comece a ter lucro.

Importância da margem para o seu negócio

Como pôde ser visto, ela pode ser usada para entender mais sobre a situação real da empresa.

A lucratividade e rentabilidade de um negócio, por exemplo, depende muito dos resultados encontrados a partir da margem de contribuição, como o break even point.

Portanto, para um empresário e a gestão de um negócio, independente do porte da empresa, informações como essa não devem ser deixadas de lado.

Por fim, vale lembrar que o cálculo da margem de contribuição deve ser sempre feito e seus resultados analisados, para que assim a empresa entenda o que vem contribuindo para o seu aumento, e continuar melhorando os resultados do negócio.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *