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Market share: entenda o que é!

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As empresas, para destacar em um mercado de empreendedorismo fortemente competitivo, buscam sempre aumentar o seu market share.

Apesar da importância que isso tem para os negócios, muitas gestores ainda não entendem como aumentar o market share das suas empresas.

O que é market share?

O market share de um negócio representa a fatia de um determinado mercado que consome produtos ou serviços daquela empresa.

A definição do market share mostra, basicamente, a porcentagem de uma indústria ou total de vendas de um mercado que é contemplado por uma única empresa, em um determinado período de tempo.

Logo, é possível entender porque esse indicador é tão importante, já que ao ter um ganho de participação no mercado ou aumentar o market share de um negócio, a empresa atende a uma maior parte do mercado consumidor daquele setor.

Para atração dos investidores, tratar com carinho este indicador de participação no mercado é essencial.

Como calcular o market share de uma empresa?

Para calcular a participação de mercado de uma empresa é necessário seguir alguns passos:

  1. Definir o período de tempo que você deseja analisar;
  2. Calcular o total de vendas realizada pela empresa que será analisada;
  3. Encontrar o valor total de vendas realizada na indústria a qual a empresa escolhida participa;
  4. Dividir o valor total de vendas realizada por esta empresa pelo total de vendas da indústria.

É importante lembrar que para alcançar os resultados corretos, deve ser usado para todos os cálculos o período do tempo escolhido previamente.

Investidores que procuram esse tipo de informação podem obtê-las a partir de várias fontes independentes e, muitas vezes, da própria empresa.

Exemplo do cálculo de market share

Por exemplo, imagine que você quer encontrar o market share de uma empresa que atua no setor de sapatos, dentro de um período de um ano fiscal.

A empresa analisada teve a receita com vendas de R$15 milhões, enquanto toda a indústria de sapatos recebeu com o total de vendas R$300 milhões.

Usando a fórmula do market share, basta dividir R$15 milhões por R$300 milhões, encontrando o valor de 5%.

Portanto, neste ano fiscal, a empresa analisada possui 5% de participação no mercado de sapatos.

Como aumentar o market share da minha empresa?

Pesquisas mostram que em mercados mais maduros e/ou cíclicos ganhar ou perder participação no mercado (Market share) tem forte impacto na performance das empresas.

Por outro lado, em indústria em desenvolvimento alterações no market share não alteram significativamente a performance dos negócios.

Este fato se justifica porque a empresa pode está crescendo, mas a nível igual ou menor que a indústria que participa.

Entretanto, para os casos onde o market share impacta diretamente na performance do negócio, existem alguns pontos que podem ajudar a empresa a atingir uma fatia do mercado ainda maior:

  • Analisar concorrência;
  • Inovação;
  • Fortalecer relacionamento com clientes.

Analisar concorrência

Para aumentar market share é indispensável uma boa análise das empresas que concorrem diretamente no mercado.

Caso exista algo que seu concorrente faça que atrai uma grande parcela dos consumidores, é necessário adicionar esse fator ao seu processo ou desenvolver uma solução que seja mais atraente no ponto de vista do consumidor.

É muito importante aprender com a concorrência, seja com seus acertos ou com seus erros, para assim conquistar uma maior fatia do mercado.

Inovação

Além de fazer tudo que o competidor já faz, é necessário ir além e trazer inovações relevantes para o consumidor.

Desta forma o seu produto ou serviço se irá destacar em detrimento aos demais, os forçando a implementar algo semelhante.

O interessante é que os competidores muitas vezes, ao entender a necessidade de implementar algo semelhante a sua inovação, gastaram recursos sem obter sucesso, podendo muitas vezes chegar a quebrar.

Portanto, é possível perceber como a inovação pode ser significante para se destacar e representar uma parcela cada vez maior de uma indústria consolidada.

Fortalecer relacionamento com clientes

Fortalecer o relacionamento com clientes é extremamente relevante para qualquer negócio por 2 principais motivos:

  • Clientes satisfeitos compram mais;
  • Clientes satisfeitos divulgam organicamente seus produtos ou serviços.

Portanto, ao construir e constantemente se preocupar com o relacionamento com os clientes, eles serão naturalmente retidos e fidelizados, reduzindo drasticamente as chances dos mesmo consumidores comprarem de um concorrente.

Além disso, eles ainda podem ser eficientes ao trazerem novos consumidores para o seu negócio.

Portanto, é possível perceber que existem boas estratégias para aumentar o market share do seu negócio e, assim, conquistar uma parcela cada vez maior do mercado que sua empresa está inserida. Assine nossa newsletter para mais conteúdo gratuito!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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