Home Blog Marketing de conteúdo: por que é importante?

Marketing de conteúdo: por que é importante?

marketing de conteudo

As marcas precisam estar presentes na internet para serem encontradas com mais facilidade pelos seus potenciais compradores. E o marketing de conteúdo surge para construir a conexão entre os negócios e os seus futuros seguidores.

marketing de conteúdo tem agido não como uma opção, mas como uma necessidade de construção de autoridade para as empresas e qualquer profissional que precise vender a sua própria competência.

O que é marketing de conteúdo?

marketing de conteúdo (content marketing) é qualquer forma de realizar a comercialização de maneira que envolva a criação e o compartilhamento de valores que sirvam para sanar as dores de clientes e potenciais.

Isso quer dizer que, o content marketing está presente na internet para educar o seu cliente e não para vender de maneira direta.

Conquistar o reconhecimento e a confiança das pessoas por terem interesse naquilo que é compartilhado, é o motivo essencial.

E ter esse engajamento causa a consequência de aquisição de produtos/serviços que são recomendados pela sua página.

A empresa que comete o erro de não entregar conteúdo de valor, perde a chance de construir um relacionamento e gerar resultados positivos.

E nesse novo marketing também existem outras modificações.

Por exemplo, antigamente era comum ser bombardeado por anúncios que, muitas das vezes, não condiziam com o perfil do público que estava sendo atingido.

Por conta disso, essa ação (conhecida como outbound) trazia um grande custo financeiro e desgaste para a imagem da marca.

Hoje, entendendo essa exaustão, grande parte das ações de marketing estão sendo executadas pelo inbound.

inbound marketing é uma estratégia que direciona e interage com o público-alvo. Ou seja, uma audiência que possui mais conexões e recebe valor através desse formato.

Isso não significa dizer que a estratégia de marketing de conteúdo não possa ocorrer através do outbound. No entanto, possui mais eficácia se utilizada da maneira oposta.

Como, uma pessoa que busca na internet o termo “carro ou moto” e encontra um artigo explicando por quais motivos se deve escolher um ou outro.

Esse artigo, por exemplo, poderia estar sendo entregue por uma concessionária de veículos que garante um preço justo ao cliente.

Inbound marketing e Marketing de conteúdo não são a mesma coisa!

Apesar de algumas ferramentas do inbound marketing e marketing de conteúdo se conectarem, os dois termos não significam a mesma coisa.

Na verdade, o inbound é uma atividade que está dentro do marketing de conteúdo através de: SEO, landing page e afins.

Marketing tradicional x Marketing de conteúdo

Existem algumas diferenças cruciais que diferenciam uma categoria da outra. Por exemplo, o content marketing:

  • Foca no cliente e não na empresa;
  • Tem uma maior vida útil;
  • Mais flexibilidade para mudanças estruturais;
  • Pode ser utilizado tanto antes quanto depois da venda;
  • É conhecido como uma conversa e não como um monólogo.

Como fazer marketing de conteúdo?

Existem diversas formas de se fazer um bom marketing de conteúdo. O ponto principal e que deve ser sempre lembrado é de que: o conteúdo é rei.

Isso quer dizer que precisa existir um ciclo de envolvimento para o visitante. Mas que acima de tudo, o que ele busca precisa ser entregue!

Para fazer uma postagem de artigo para blog, por exemplo, é preciso:

  • Criar conteúdo relevante para o público;
  • Escrever de forma direta, clara e envolvente;
  • Ter uma linha de raciocínio para o que está sendo entregue;
  • Ficar atento às técnicas de otimização (SEO) ao longo do texto.

Investir em marketing de conteúdo é criar uma base sólida para a formação da estratégia de venda e autoridade da marca. Para receber conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, investimentos e educação financeira, assine a newsletter no WhatsApp!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle