Marketing de relacionamento: como ele pode melhorar suas vendas

marketing de relacionamento

Ter uma boa conexão com a audiência é essencial para que, além da ligação no ato da compra, os consumidores possam estabelecer o vínculo de fidelidade com a marca. O marketing de relacionamento é uma verdadeira construção de familiaridade com o cliente.

O marketing de relacionamento vai além de uma estratégia para conseguir mais compradores de um produto ou serviço oferecido pela empresa. As estratégias do marketing de relacionamento trazem experiências para quem é usuário da marca.

De forma geral, o marketing de relacionamento é uma estratégia que possibilita melhores caminhos de construção da marca, prospecção e criação de autoridade no mercado de atuação, por exemplo.

Para que servem as aplicações do marketing de relacionamento?

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O marketing de relacionamento direciona os esforços de projetos para os consumidores atuais, enquanto as vendas e comunicação se encaminham para atrair novos clientes. Mas, mesmo na aquisição de novos consumidores, é preciso utilizar os princípios do marketing de relacionamento.

A fidelização de clientes acontece através de três etapas cruciais. E o ideal é que sigam a ordem de atuação, dessa forma, o relacionamento com o cliente se torna uma troca duradoura.

  1. Atrair;
  2. Relacionar;
  3. Vender.

Para a empresa se destacar no mar de tantas outras empresas que também podem entregar um produto ou serviço de qualidade, estabelecer um diferencial de conexão é uma das formas de conseguir o sucesso e o crescimento do negócio.

Além de visualizar as vantagens do marketing de relacionamento, é preciso ter um processo bem nutrido e sustentável.

  • Personalizar o atendimento para o cliente;
  • Entender as necessidades;
  • Tirar dúvidas;
  • Resolver problemas da forma mais rápida e eficaz possível;
  • Ter bons canais de comunicação;
  • Conhecer o histórico de interação;
  • Fazer pesquisa de satisfação;
  • Ter uma cultura dentro do negócio;
  • Abrir as portas da empresa.

Como aplicar o marketing de relacionamento?

Existem várias formas de aplicar o marketing de relacionamento. O ideal é procurar encontrar a que melhor se aplica no modelo de negócio e na forma de atuação para que as metodologias tragam bons resultados.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade fazem com que o cliente seja estimulado a consumir a marca e ainda por cima, terá direito a um ganho extra.

E-mail marketing

O email marketing é uma das melhores ferramentas para manter contato com o cliente, pelo seu alto poder de personalização. Além disso, o email-marketing pode ser utilizado em diversas ações digitais.

Redes sociais

As redes sociais não são apenas uma forma das pessoas encontrarem a empresa no âmbito digital. Mas sim, ferramentas de aproximação e criação de um relacionamento sólido com clientes e potenciais consumidores.

Customer success

O customer success é basicamente a forma que as campanhas utilizam para ajudar o consumidor no processo de utilização da marca. Essas campanhas ajudam a identificar os conteúdos que melhor entregam qualidade para o público.

Atendimento personalizado

O cliente precisa saber que a relação dele com a empresa não é feita apenas através do fator monetário. O atendimento personalizado serve para o consumidor conhecer a sua importância no processo e se sentir parte efetiva do negócio.

O marketing de relacionamento é uma forma de conseguir ótimo resultados de vendas e ter sempre clientes satisfeitos. Além de atrair novos consumidores. Também porque, clientes satisfeitos trazem outros clientes para a empresa. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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