Como o marketing digital pode mudar seu negócio?

bigstock digital marketing technology c 2873148101559530148

O marketing sempre esteve presente no mundo do empreendedorismo e dos negócios. Mas com a popularização e democratização da internet e dos meios digitais, novas portas foram abertas, trazendo a nossa disposição a poderosa ferramenta chamada Marketing Digital.

Com isso, a maioria dos grandes negócios e dos empreendimentos prósperos já estão aplicando fortemente o marketing digital para crescer cada vez mais. A pergunta é: a sua empresa ficará para trás nessa corrida?

O que é o marketing digital?

marketing digital

O marketing digital abrange todo o trabalho do marketing que é veiculado através de dispositivos eletrônicos ou pela internet.

Assim, a empresa utiliza meios digitais como e-mail, ferramentas de busca, redes sociais, entre outros, para se conectar e interagir com atuais e potenciais clientes.

E por que o marketing online é tão importante? Porque você interage com as pessoas no lugar onde elas passam a maior parte do tempo: na internet.

Existem diversas formas de utilizar o meio digital para o marketing:

  • Marketing de conteúdo: pode postar uma série de conteúdos em um blog online para gerar leads;
  • Marketing de rede social: pode promover o mesmo blog ou algum outro conteúdo através de ferramentas pagas ou gratuitas nas redes sociais que a empresa e o público alvo estão presentes;
  • Email marketing: manda e-mails com o objetivo de apresentar a empresa para o público inscrito e fazê-los avançarem no funil de vendas.

Quais são as principais ferramentas do marketing digital?

Como você pode ter percebido, existem várias formas de aplicar o marketing digital no seu negócio.

Desta forma, é interessante conhecer os principais exemplos e ferramentas do marketing digital que podem trazer mais leads, oportunidades e clientes para o seu negócio.

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia de criação de conteúdos que visão provocar conhecimento da marca, aumento de tráfego e geração de leads.

Os conteúdos podem ser veiculados por vários canais, como:

  • Posts em Blog;
  • Infográficos;
  • Ebooks.

2. SEO

SEO são as iniciais de “Search Enginee Optimization”, que pode ser traduzido livremente como Otimização de Ferramentas de Busca.

Portanto, SEO é o processo de melhorar o posicionamento das suas páginas, inclusive o próprio site, em ferramentas de busca como o Google, por exemplo.

3. Marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais, também conhecido como social media marketing, é utilizado para promover a sua marca e os seus materiais produzidos.

Os canais que podem ser utilizados para o social media marketing, são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Linkedin;
  • Pinterest.

4. Mail Marketing

O mail marketing, ou e-mail marketing, é uma das formas mais eficientes de se comunicar diretamente com o lead, por isso, está é uma das principais ferramentas do marketing digital.

O e-mail é uma ótima forma de promover conteúdos, eventos e descontos em produtos.

Existem várias formas de utilizar o mail marketing para o seu negócio, como:

5. Marketing Inbound

Muitos até pensam que marketing inbound e marketing digital são necessariamente a mesma coisa.

Na verdade, o marketing inbound é uma metodologia onde você atrai e engaja o consumidor em qualquer momento de sua jornada.

Como o inbound funciona majoritariamente nos meios digitais, as pessoas acabam se confundindo e achando que é o próprio digital.

6. Marketing Outbound

Entretanto, o Outbound também pode ser enquadrado no marketing digital.

Ao contrário do Marketing Inbound onde a empresa atrai o consumidor, a empresa tenta aparecer para o máximo de pessoas possíveis utilizando a estratégia Outbound.

Quando você está visitando determinado site e vê um banner de algum produto ou empresa, está diante de um Marketing Outbound nos meios digitais.

Vantagens do Marketing Digital

Você agora entende o que é e como pode ser aplicado o digital marketing, é necessário discutir sobre a relevância e importância do marketing digital e as vantagens que seu negócio pode ter ao aplicá-lo.

Bom, a primeira e maior vantagem do marketing digital é que ele acontece em um ambiente com uma capacidade maior de alcance de pessoas.

Além disso, muitas vezes, também é onde o público desejado passa a maior parte do tempo.

Até mesmo hoje em dia, que a internet já é mais acessível para a maioria das pessoas, o número de usuários da internet ainda cresce constantemente.

Consequentemente, o efeito do marketing digital se torna cada vez mais poderoso.

Além disso, apresenta outras vantagens, como:

  • Custo: o marketing digital é muito mais barato que o marketing tradicional, possibilitando o início da produção de conteúdos e a colheita de resultados desembolsando quase nada;
  • ROI altíssimo: novamente comparando com o marketing tradicional, o ROI é muito alto. O Return on Investment é o retorno obtido pelo negócio a partir do investimento feito;
  • Facilidade: existem várias formas de, ao menos, iniciar sem muita complicação, como por exemplo criando uma conta nas redes sociais para a empresa e começando a produzir conteúdos simples;
  • Métricas: um ponto muito positivo é que não é difícil metrificar todas as ações que você faz. Com isso, você consegue avaliar quais estratégias dão certo e quais não performam bem.

Por fim, se você ainda não investiu no marketing digital para o seu negócio, é bom ficar atento e estudar melhor os grandes retornos que essa estratégia pode trazer. Mais conteúdos como este? Inscreva-se no nosso WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos