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Marketing para pequenas empresas: {4} dicas simples e práticas

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O marketing, para pequenas empresas especialmente, é uma ferramenta essencial para que a marca possa chegar a um público qualificado cada vez maior.

Entretanto, o marketing para pequenas empresas é considerado uma tarefa difícil no empreendedorismo, já que normalmente os recursos são mais limitados.

Importância do marketing para pequenas empresas

Ou seja, o marketing para pequenas empresas é um desafio de levar a marca para um público maior gastando o mínimo possível.

Mesmo que com poucos recursos disponíveis para investimento, um bom empreendedor sabe que o marketing é essencial para alavancar e escalar o seu negócio.

A importância do marketing, principalmente para pequenas empresas, não se resume a apenas um setor da empresa.

O marketing apresenta diversos benefícios para empresas, como:

  • Estuda o mercado e aprende a criar valor para a marca dentro dele;
  • Capta leads qualificados para mais tarde torna-los clientes satisfeitos;
  • O marketing cria a identidade da marca.

O desafio de alcançar todos esses benefícios através do marketing barato, pode parecer muito difícil para quem está começando agora.

Entretanto, existem diversas maneiras de fazer marketing de qualidade e sem gastar muito, principalmente com as facilidades do marketing digital e do marketing de conteúdo.

4 dicas de marketing para pequenas empresas

Para quem está liderando uma empresa pequena, e ainda não sabe como implementar um marketing de qualidade e barato, é recomendado, ficar de olho em algumas dicas de marketing que podem impactar positivamente o seu negócio.

1. Redes sociais

Praticamente, todos os seus possíveis consumidores estão nas redes sociais, então, a marca também deve ter forte presença nesse meio.

As redes sociais podem ser uma forma muito barata ou até mesmo de graça de aparecer para o público, criar conteúdo educativo e atrativo, entre outras práticas que podem tornar seu negócio mais rentável.

Existe a possibilidade de fazer anúncios pagos nas diversas redes sociais, e, se isso for feito de forma eficiente, a aquisição de leads e clientes pode se tornar barata.

2. Sites

Um site é um investimento essencial para o marketing para PMES (pequenas e médias empresas).

Inicialmente, o site pode ser básico, apresentando de forma clara o que a empresa é, que tipo de produtos e serviços vende e todas as informações necessárias para que o cliente possa comprar.

Além disso, vinculado a esse site, é interessante disponibilizar artigos de cunho educativo, usando a estratégia de SEO.

Aplicando a técnica do SEO, o seu site vai ser facilmente encontrado por ferramentas de busca, aumentando o seu alcance de forma orgânica e barata.

3. Parceria com empresas

Fazer parceria com outras empresas locais pode ser uma estratégica benéfica para todos os lados.

É interessante buscar atividades complementares para fazer parceria. Por exemplo, uma loja especializada em suplementos nutricionais fechar uma parceria com uma academia.

Essas parcerias podem ser exploradas de diversas formas, como:

  • Cupons de descontos para a compra na outra loja;
  • Divulgação no mailing da empresa parceira;
  • Sorteios conjuntos em redes sociais.

4. Marketing direcionado para clientes existentes

Mais rentável que adquiri novos clientes, é tornar antigos clientes em advogados da marca e consumidores fiéis.

Além de gerar recorrência de vendas para o seu negócio, quando há uma retenção e fidelização de clientes, a sua marca pode ser organicamente divulgada e conseguir resultados excelentes a custo baixo.

Para isso, você deve obter informações de clientes para nutri-los, enviar cupons, novidades e outras informações que possam o induzir a novas compras.

Você pode, por exemplo, iniciar um programa de indicação, que para cada “X” amigos que um cliente trouxer, ele ganha “Y” de bônus ou desconto.

Enfim, existem diversas formas de desenvolver o marketing para pequenas empresas de forma eficiente e acessível. Para isso, a empresa deve valorizar esse importante setor e buscar sempre soluções criativas e disruptivas.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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