Home Blog O que é marketing pessoal? Saiba como utilizá-lo para ter mais sucesso!

O que é marketing pessoal? Saiba como utilizá-lo para ter mais sucesso!

marketing pessoal 1

Com o passar dos anos, tem se falado mais sobre a necessidade de saber vender. Em um mundo com diversas possibilidades, é preciso ter um diferencial para se destacar, promovido pelo marketing pessoal

O marketing pessoal é importante para ressaltar os pontos positivos para as finalidades que se deseja atingir. Seja no convencimento assertivo do público, de um contratante ou de uma empresa colaboradora.

A ferramenta usada para promoção pessoal, cujo nome ganhou o título que explora as estratégias para se aproximar do público, é uma forma real de se evidenciar.

Por isso, ele é importante para quem não se contenta com o mínimo.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal e profissional é uma estratégia que reúne ações para melhorar a imagem de uma pessoa diante do público e ressaltar as habilidades profissionais no campo em que deseja atuar.

Essa forma de marketing não se resume a uma construção visual de quem se deseja ser e parecer para as outras pessoas. Para uma boa técnica é necessário reunir diversos fatores, alguns exemplos de marketing pessoal fazem uso adequado do:

Quais são os tipos?

Existem diversos tipos de marketing, no entanto, não existe uma divisão específica para o marketing pessoal. Mas é possível encontrar um composto de cinco ferramentas que ajudam na compreensão do que forma essa variação de marketing.

  1. Aparência física;
  2. Higiene pessoal;
  3. Comunicação;
  4. Fidelidade;
  5. Postura física.

Para entender qual a importância do marketing pessoal basta compreender que, somos seres humanos dotados de necessidade recíproca e representativa.

As pessoas buscam outras para admirarem e se inspirarem, é preciso ter uma composição correspondente ao que o público espera encontrar.

Um exemplo prático de marketing pessoal é de profissionais de educação física, um personal trainer que acompanha pessoas do fisiculturismo, provavelmente, terá características físicas similares, terá uma alimentação saudável e afins.

Dessa forma, é criada uma aproximação com os potenciais clientes. Que observarão o “resultado” antes mesmo de contratar o personal trainer. Dessa forma, o profissional é a sua logomarca e aprovação de que o seu método também pode dar certo para o aluno.

Dicas práticas

Além das cinco indicações que devem ser ferramentas utilizadas para construir um marketing pessoal que tenha uma grande presença, existem outras dicas que podem auxiliar na construção de uma imagem de autoridade.

1. Pratique a autoavaliação

Através de uma autoavaliação é possível entender quais são os pontos positivos que podem ser exaltados e os pontos negativos que precisam ser melhorados. Assim, fica mais fácil direcionar o trabalho de marketing pessoal.

2. A primeira impressão é a que fica

Ter uma postura e vestimenta condizente com o público que está se pretendendo atingir, é essencial para criar uma sintonia sustentável com o passar do tempo.

3. Trabalhe uma oratória persuasiva

Ter uma boa oratória é importante para se comunicar de forma positiva e convencer as pessoas que precisa desenvolver uma conexão.

4. Tenha um objetivo definido

O marketing pessoal deve ser estruturado com algum objetivo em mente. Por isso, é preciso conhecer quais são as razões de se desenvolver uma imagem pessoal positiva e admirável. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *