Home Blog Marketing promocional: entenda como aplicar esse tipo de ação

Marketing promocional: entenda como aplicar esse tipo de ação

marketing promocional

Diferente do que erroneamente se é creditado, o marketing promocional não é apenas um desconto. Ele se contextualiza dentro do conceito de comunicação de marca, é um diálogo com o público sobre um determinado produto ou marca, com o intuito de fortalecer e gerar vendas.

O marketing promocional funciona por meio de um conjunto de ações direcionadas a promoção (promover) um negócio e pode ser abordado por meio de táticas como. Por exemplo, divulgação direta para o público-alvo, incremento na percepção de valor, entre outras.

Então, o marketing promocional é o conjunto de táticas e estratégicas comunicacionais voltadas para um aumento de percepção de valor por meio de abordagens promocionais, pontos de venda e contato direto com o cliente. Isto é, uma ação relevante para o empreendedorismo!

Como funciona o marketing promocional?

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO) o marketing no ponto de venda ou o plano de marketing promocional é o conjunto de ações que visam agregar valor a marca e aprimorar a experiência em relação à compra, o uso e fidelização relativa a produtos e serviços.

Por meio da prática do marketing promocional um produto pode ser “ativado” em relação a sua venda.

No caso, uma campanha de lançamento se for um novo produto ou uma campanha de intensificação de vendas para um produto já existente.

Além disso, por meio do marketing promocional é possível melhorar a taxa de fidelização e a experiência do cliente em relação aos produtos e serviços consumidos.

Por exemplo, uma empresa que vende smartphones consegue melhorar a percepção de valor na hora de compra ao personalizar a embalagem que carrega os celulares e antes mesmo disso, o ponto de venda permite que os clientes testem cada modelo e veja qual é o ideal.

São ações de marketing promocional como essas, que permitem empresas e negócios gerirem um relacionamento positivo com o cliente.

Contudo, vale lembrar que esse esforço deve ser continuo, caso contrário, o cliente poderá optar por concorrentes com melhores condições.

Quais estratégias possíveis para o marketing promocional?

Quando a temática é o marketing promocional, se torna corriqueiro o pensamento em relação a lançar promoções no sentido de preços mais baixos e descontos.

Porém, o marketing com promoções está atrelado à propagação e divulgação de um estilo de comunicação voltado ao fortalecimento da marca.

Essa atitude gera: a divulgação da marca e produto, um aumento na percepção de valor e consequentemente o aumento de vendas.

Além disso, entre exemplos de ações de marketing promocional estão:

  • Degustação: é uma forma de captar novos consumidores através de uma amostra grátis do produto ou serviço. Por meio desse teste, o cliente tem a oportunidade de descobrir se aquele produto faz sentido para ele e assim, partir ou não para compra;
  • Brindes: é fortemente usado em empresas do ramo cosmético, mas na de gênero alimentício também é empregado. Por exemplo, uma marca de batatas fritas, criou itens colecionáveis que acompanhavam o saquinho de batatas;
  • Promoções e eventos: para realizar promoções é preciso observar tendências, por exemplo, uma marca de energético criou um evento próprio e ofereceu ingressos por meio de uma promoção, além de ser um evento de marca, ele incentivava o consumo;
  • Ofertas e descontos: é uma forma muito popular no varejo e permite que clientes percebam “melhores condições” na hora de realizar uma compra. Por vezes, o desconto ou oferta pode ser algo irresistível, ex: compre um colchão pela metade do preço;
  • Sorteios e concursos: é necessário entender do público-alvo e aproveitar oportunidades referentes a eventos pontuais, por exemplo, a copa do mundo no Brasil foi um forte influenciador de promoções com viagens e itens relacionados.

Quais são as vantagens do marketing promocional?

As estratégias de marketing promocional tendem naturalmente a uma segmentação, isso permite que o negócio cresça dentro daquele nicho, uma vez que seria impossível vender para todos sem um processo de curadoria prévia.

Sob essa perspectiva, chamar a atenção do público-alvo não é uma tarefa fácil.

Por vezes, é preciso um planejamento, a aplicação de diversas táticas do marketing promocional e uma análise profunda sobre a persona do cliente, para que assim, gere engajamento e retorno.

Além disso, entre as vantagens do marketing promocional estão:

  • Atrair de novos clientes;
  • Fidelizar clientes;
  • Promover a marca;
  • Diferenciar da concorrência, especialmente na percepção de valor;
  • Liquidar estoques, através do volume de vendas devido às ações;
  • Aumentar tráfego em ponto de venda

Por fim, o marketing promocional é uma forma de aproximar o público-alvo para a marca em questão, pode ser utilizado para divulgar e fomentar um produto ou serviço, mas também para instintivamente propiciar compras em pontos de venda, por isso, deve ser empregue de acordo com a realidade da empresa e com o objetivo que se deseja atingir.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *