Home Blog Matriz RACI: entenda o que é e como funciona!

Matriz RACI: entenda o que é e como funciona!

matriz raci

A comunicação e a gestão de pessoas dentro de uma empresa são tópicos essenciais para que os processos sejam bem divididos. Para tornar a atuação mais clara dos profissionais dentro de um negócio, existe a implementação da matriz RACI.

O envolvimento da matriz RACI traz clareza para as atribuições de deveres. Implementar matriz RACI facilita o relacionamento dentro de um empreendimento e otimiza o rendimento da equipe.

A matriz RACI é uma ferramenta para gerenciar os processos, direcionando atividades específicas para os projetos que precisam ser realizados. De maneira geral, é a estruturação de uma matriz de responsabilidades.

Distribuição de responsabilidades: por que é importante?

matriz-raci

Uma boa gestão de projetos acontece a partir de uma série de fatores. Um deles é a distribuição de responsabilidades. Essa simples ação pode trazer mudanças significativas no desenvolvimento dos profissionais de um negócio.

Imagine uma empresa com nove funcionários, onde apenas cinco realizam as atividades para quais foram contratados. A sobrecarga na equipe que está atuando pode fazer com que o rendimento caia de forma considerável.

Trazendo também fatores como desagrado com o trabalho e falta de motivação. Por isso é importante realizar a distribuição de responsabilidades, bem como entender as características de cada pessoa que compõe o time da empresa.

A gestão de pessoas traz um maior controle das funcionalidades que precisam ser executadas no negócio e para o seu sucesso, é preciso seguir alguns pilares:

Algumas empresas não dão a devida atenção aos fatores humanos dentro de um empreendimento, ligando apenas para o lucro. Essas mesmas empresas esquecem que são pessoas que trazem resultados.

Ter essa percepção em mente é uma qualidade de um bom líder e de um bom empreendedor. Trabalhar através do exemplo e dar o suporte para os envolvidos são atitudes essenciais de um bom rendimento empresarial.

O que significa e quais as vantagens da matriz RACI?

O exemplo da matriz RACI no cotidiano de uma empresa auxilia no crescimento de potencialidades de execução dentro de uma organização.

Além disso,  a matriz pode ser utilizada dentro de projetos, serviços, processos ou departamentos das mais variadas áreas.

  • R (responsible): É o fator de responsabilidade, ou seja, a pessoa que executa a atividade;
  • A (accountable): Traz a percepção da autoridade. Isto é, quem direcionou a responsabilidade da tarefa para o profissional;
  • C (consulted): O fator do consultor está diretamente ligado a quem participa da execução da atividade. De forma geral, é alguém que pode indicar alterações, entre outras atividades que visem otimização no resultado;
  • I (informed): Sinaliza a pessoa que necessita ser informada sobre assuntos relacionados à atividade.

A dinamização do processo RACI traz vantagens relevantes na execução dos processos de atividades.

  • Facilita o levantamento de informações;
  • Traz maior clareza nos processos;
  • Possibilita a resolução de problemas de forma mais dinâmica;
  • Aumento no senso de responsabilidade por parte dos profissionais envolvidos;

Por isso, é válido estudar a aplicação da matriz RACI dentro do desenvolvimento de um negócio. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *