Home Blog Meios de pagamento: quais os principais do mercado?

Meios de pagamento: quais os principais do mercado?

meios de pagamento 3

A experiência de compra do cliente deve ser uma das maiores preocupações para o vendedor. Por isso, existem os diversos meios de pagamento no mercado.

Com o objetivo de facilitar a vida do consumidor, os meios de pagamento vêm se modernizando cada vez.

Portanto, os meios de pagamento servem para oferecer ao cliente maneiras práticas e variadas de adquirir um produto ou serviço.

Quais os meios de pagamento mais usados?

Meios de pagamento

Uma das grandes dúvidas entre os consumidores é sobre as características e vantagens de cada um dos tipos de pagamento. Vale lembrar que cada um poderá impactar positiva ou negativamente nas suas finanças e isso deve ser bem planejado a fim de ter uma boa educação financeira.

Para resolver esse problema, é preciso entender como cada um deles funciona e decidir qual o mais adequado ao seu modo de pagamento.

Pagamento com cartão

O pagamento com cartão tem tomado conta do mercado cada vez mais. Isso acontece, pois ele oferece bastante praticidade e evita a necessidade de andar com altas quantias de dinheiro para fazer compras ou pagamentos.

Para as lojas, é extremamente importante a disponibilidade dessa forma de pagamento. As maquininhas de cartão que aceitam diversas bandeiras e enviam o comprovante por SMS são bastante indicadas.

São diversos os tipos de pagamento com cartão. Entretanto, as modalidades mais populares são o cartão de crédito e o cartão de débito.

Cartão de crédito

O pagamento com cartão de crédito é um método bastante utilizado, tanto para compras online quanto para presenciais.

Ele possibilita que o cliente parcele suas compras, o que impulsiona ainda mais o mercado.

Para isso, é preciso que ele esteja credenciado à uma bandeira de cartão. Elas fazem o intermédio entre a loja, o crédito disponível e a instituição financeira emissora.

Cartão de débito

O pagamento com cartão de débito funciona como o cheque, só que de uma forma mais segura. Seu diferencial é a segurança, já que ele é utilizado por meio de senha.

O cartão de débito é uma ordem de pagamento à vista, expedida de acordo com o fundo financeiro disponível do cliente.

Ou seja, para usar esse tipo de pagamento, o consumidor precisa ter alguma quantia a ser debitada em sua conta corrente.

A vantagem de pagar com o cartão está na segurança e no parcelamento, caso seja de crédito.

Com ele, caso ocorra um assalto, o consumidor não perde o valor obtido, só é preciso fazer o bloqueio e solicitar um novo ao banco.

Já a maior desvantagem de pagar com o cartão está no risco de desorganização financeira.

No caso do débito, não conseguimos perceber visivelmente o quanto de dinheiro é gasto. Já com o crédito, podemos acreditar que aquele limite faz parte da nossa renda.

Além disso, a ação de hackers com a clonagem de cartões pode trazer enormes dores de cabeça e prejuízos para os usuários.

Pagamento com dinheiro

O pagamento à vista com dinheiro é o mais popular mundialmente e também o mais simples. Ele é feito diariamente pela maioria das pessoas, seja nas pequenas compras ou em maiores transações.

A maior vantagem de pagar com dinheiro é a possibilidade de comprar em qualquer estabelecimento. Além disso, é possível:

Já entre suas desvantagens, a falta de segurança se destaca. Isso porque, dependendo da compra, pode ser preciso transportar grandes valores na bolsa.

Além disso, em lojas online ou físicas com boas promoções, quem paga com dinheiro não consegue se beneficiar.

Pagamento com cheque

Essa forma de pagamento tem caído em desuso atualmente. Ele funciona como um contrato de pagamento que dá o direito ao seu portador de receber uma quantia.

Para isso, é preciso sacar a quantia na agência do emitente ou depositá-lo em sua conta corrente.

A vantagem do pagamento com cheque é que ele pode ser uma boa maneira para parcelas compras somente com o dinheiro da conta corrente.

Já a desvantagem de pagar com cheque é que muitos estabelecimentos não o recebem mais, além da falta de segurança, se comparado ao cartão.

Pagamento com carnê

O carnê serve para comprovar uma compra ou a prestação contínua de um serviço sendo pago em parcelas

Quem deseja utilizar essa forma de pagamento deve passar por uma análise de crédito. Ela consiste em avaliar a capacidade de pagamento do consumidor, para que seja concedido o carnê.

A vantagem do carnê é que, mesmo atrasando o pagamento, a parcela continua com o mesmo valor por um período.

Já sua desvantagem, é que podem ser acrescidos juros e multas pelo atraso. Além disso, como qualquer crédito, pode influenciar na criação de dívidas.

Pagamento com boleto

O boleto é um título de cobrança que pode ser pago dentro de um determinado prazo de vencimento.

Ele é aceito por diversos estabelecimentos, como:

  • Bancos;
  • Farmácias;
  • Lotéricas;
  • Lojas;
  • Mercados.

A vantagem do pagamento com boleto é a praticidade e acessibilidade a qualquer compra. Com ele, é possível pagar contas, fazer compras na internet e em diversas lojas físicas.

Sua desvantagem está no prazo de validade que, se ultrapassado, às vezes causa a perda de uma oportunidade de compra.

Além disso, para fazer o seu pagamento, é preciso se deslocar para algum estabelecimento que o aceite.

Pagamento com débito automático

O débito automático é bastante utilizado por pessoas em busca de praticidade. Ele é um contrato autorizado pelo cliente entre o banco e alguma empresa prestadora de serviços.

Com ele, o pagamento de contas é feito retirando, se forma programada, o valor disponível na conta corrente do consumidor.

Entre as vantagens do pagamento com débito automático, estão:

  • Contas sempre pagas em dia;
  • Programação de conta gratuita;
  • Prevenção contra multas e juros;
  • Praticidade e conforto.

Já a desvantagem desse modo de pagamento pode estar nos riscos de uma cobrança indevida. Por isso, é sempre bom conferir o extrato da conta para evitar prejuízos.

Qual o melhor meio de pagamento?

Todos os tipos de pagamento oferecem diversos riscos e benefícios para o cliente. Por isso, sempre será preciso tomar cuidado na realização de compras e pagamentos.

Dessa forma, é preciso que cada um avalie a opção mais vantajosa tanto para o bolso quanto para a segurança financeira.

Assim, é possível encontrar, entre os diversos meios de pagamento, o mais adequado ao seu estilo de compra. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *